Ramón Valdés

Ator mexicano
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Ramón Valdés

Ramón Valdés (1923-1988) foi um ator mexicano que fez muito sucesso interpretando Seu Madruga, o icônico personagem de Chaves. Além disso, atuou em outros programas humorísticos, como Chapolin e Chesperito.

Ficou famoso também no Brasil, despertando o interesse de muitos fãs que cresceram assistindo os programas.

Ramón faleceu em 1988 em decorrência de um câncer no estômago, aos 63 anos.

Início da carreira

Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo nasceu na Cidade do México em 2 de setembro de 1924. Ainda bem pequeno se muda com a família para Ciudad Juárez, em Chihuahua.

Seus irmãos Germán Valdés (conhecido como Tin Tán) e Manuel Valdés também foram atores conhecidos. Por isso, Ramón iniciou a carreira artística no cinema ao lado dos irmãos em pequenos papéis.

Na Era de Ouro do Cinema Mexicano, ele trabalhou em inúmeros filmes. Foi no fim dos anos 60 que conheceu Roberto Gómez Bolaños, o idealizador do Chaves.

Foi convidado para participar de Supergenios de La Mesa Quadrada, programa de comédia que trazia esquetes diversificadas, dentre elas Chaves, criada em 1972 e Chapolin, de 1970. Participavam do programa também Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha), e Ruben Aguirre (Professor Girafales).

Chaves, Chapolin e outros programas

Os quadros Chaves e Chapolin em Supergenios de La Mesa Quadrada fizeram muito sucesso e ganharam programas individuais em 1973.

Em seu país de origem os nomes dos programas eram El Chavo del Otcho e El Chapulín Colorado. Na trama, Seu Madruga tinha o mesmo nome do ator, sendo chamado de Don Ramón. Isso porque o personagem tinha um perfil parecido com o de seu intérprete, que podia criar e improvisar cenas com liberdade.

Ramón trabalhou no seriado de 1973 até 1979, período de maior sucesso dos programas. O ator resolveu sair do elenco devido à sua insatisfação com a forma que os seriados passaram a ser conduzidos. Depois que Roberto Bolaños se envolveu com Florinda Meza (a Dona Florinda), ela passou a interferir na direção. Ramón perdeu parte de sua liberdade criativa, optando por deixar o grupo.

Dois anos depois ele voltou a participar pontualmente dos programas.

Em 1982 trabalha no seriado venezuelano Federrico junto a Carlos Villagrán (o Kiko), atração que durou apenas dois anos.

Seis anos depois, em 1988, atua novamente com Carlos Villagrán em ¡Ah qué Kiko!, traduzido como Kiko e sua turma, e exibido pela TV Bandeirantes no Brasil. Foi seu último trabalho.

Vida pessoal e morte

Ramón Valdés teve três casamentos e dez filhos. Foi diagnosticado com câncer no estômago em meados da década de 80. Provavelmente a doença foi consequência de seu vício em cigarro.

Faleceu em 9 de agosto de 1988 na Cidade do México, aos 63 anos. Uma de suas grandes amigas foi Angelines Fernández, a intérprete de Dona Clotilde, que ficou muito abalada com a morte do ator.

(Foto do card: Reprodução/Instagram @estebitanvaldes)

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) foi um humorista mexicano, escritor, ator p...
  • Diego Rivera (1886-1957) foi um artista plástico mexicano, um dos mais import...
  • Carlos Fuentes (1928-2012) foi um escritor mexicano, considerado um dos maior...
  • Pancho Villa (1878-1923) foi um revolucionário mexicano, um dos mais destacad...
  • Octávio Paz (1914-1998) foi poeta e pensador mexicano. Ganhou o Prêmio Nobel...
  • Tom Holland , conhecido por atuar na saga do super-herói Homem Aranha, é um at...
  • Keanu Reeves é um ator e cineasta nascido no Líbano e naturalizado canadense...
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
  • Grande Otelo (1915-1993) foi um dos mais destacados atores brasileiros do séc...
  • Pedro Cardoso (1961) é um ator, redator, roteirista e humorista brasileiro, q...