Adriana Esteves
Biografia de Adriana Esteves
Adriana Esteves (1969) é uma atriz brasileira conhecida por sua atuação em diversas novelas para a televisão. Possui um grande currículo em trabalhos em minisséries e também no cinema.
Em 1996, Adriana recebeu, no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia, o Prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no filme "As Meninas".
Adriana Esteves nasceu no Méier, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1969. Ainda criança, estudou balé e teatro. Com 15 anos iniciou a carreira de modelo. Estudou publicidade na Universidade Gama Filho.
Adriana Esteves estreou na TV apresentando Evidências, um programa de variedades da TV Bandeirantes. Em seguida, ela foi levada para a TV Globo onde apresentou um quadro no programa Domingão do Faustão.
Carreira de atriz
Adriana Esteves iniciou sua carreira de atriz com uma participação especial na novela Vale Tudo, exibida entre 1988 e 1989, quando interpretou Maria Lúcia. Na novela, teve destaque a atriz Beatriz Segall no papel de Odete Roitman.
Em 1989, Adriana participou da novela Top Model onde interpretou Cristina:
Em 1990 atuou em Meu Bem Meu Mal, quando interpretou Patrícia, uma jovem rica e vingativa. Sua atuação foi bastante elogiada pelo público e pela crítica.
Ainda em 1990, a atriz fez uma participação especial, interpretando Manu, no episódio O Aborto do seriado Delegacia de Mulheres.
Adriana Esteves interpretou sua primeira protagonista Marina Batista, na novela Pedra Sobre Pedra em 1992, que teve no elenco Lima Duarte, Maurício Mattar, Fábio Júnior, Renata Sorrah, entre outros atores.
Em seguida, atuou em Renascer (1993), como a fogosa Mariana. Nessa época, a atriz passou por uma crise depressiva, quando ela ficou quase dois anos fora da TV.
Em 1995 protagonizou Carla, na minissérie Decadência. Em 1996, Adriana Esteves passou a trabalhar no SBT, onde protagonizou a estilista Zilda, na novela Razão de Viver.
No ano seguinte, retornou para a TV Globo, onde nesse mesmo ano, protagonizou a personagem Eulália, na primeira fase da novela A Indomada e depois, Helena, a filha de Eulália, na segunda fase da novela. Sua atuação foi bastante elogiada.
Em 1998 se destacou interpretando a vilã Sandra em Torre de Babel". Em 2000 interpretou a feminista Catarina na novela O Cravo e a Rosa, um sucesso de audiência, onde contracenou com Eduardo Moscovis.
Em seguida vieram: Coração de Estudante (Amelinha, 2002), Kubanacan (Lola, 2003), Senhora do Destino (Nazaré, 2004), A Lua Me Disse (Heloísa, 2005) e Belíssima (Stella, 2005).
Ainda em 2005, Adriana Esteves interpretou Celinha no especial de fim de ano Toma Lá Dá Cá. Em 2007, o programa se transformou em um seriado, sendo apresentado todas as semanas. A série permaneceu no ar até 2009.
Em 2010, foi ao ar a minissérie Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor, quando Adriana interpretou a cantora Dalva de Oliveira.
Com essa interpretação, Adriana foi indicada ao Prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz, em 2011.
Ainda em 2010, atuou no episódio A Vingativa do Méier, da série As Cariocas. No ano seguinte, interpretou Júlia em Morde e Assopra.
Em 2012, Adriana Esteves brilhou no papel da vilã Carminha na novela Avenida Brasil. Foi eleita a Melhor Atriz de 2012. Recebeu o Prêmio Troféu Imprensa. Foi eleita pela Revista Época Uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil.
Em 2014, atuou em Babilônia, no papel da vilã Inês. Nesse mesmo ano, atuou na minissérie, Felizes Para Sempre? onde interpretou a cirurgiã plástica Tânia.
Em 2015, fez a dublagem da personagem Scarlett Overkill do longa Minions. No ano seguinte, atuou na minissérie Justiça, interpretando Fátima. Foi mais uma vez, indicada ao Rêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz.
Em 2018 interpretou a vilã Laureta em Segundo Sol. Recebeu o Troféu Melhores do Ano, o Troféu Imprensa e o Kikito do Festival de Gramado.
Em novembro de 2019 teve início a novela Amor de Mãe, onde Adriana interpreta Telma.
Filmes
Em 1995, Adriana atuou no filme As Meninas, baseado no romance de Lygia Fagundes Telles.
Adriana Esteves atuou no cinema, com destaque para os filmes "O Trapalhão e a Luz Azul (1999) com o humorista Renato Aragão. Atuou também em Trair e Coçar é Só Começar (2006) entre outros.
Vida Pessoal
Adriana Esteves foi casada com Totila Jordan entre 1988 e 1993. Após a separação, ainda em 1993 começou a namorar o ator Marco Ricca.
No ano 2000, nasceu o primeiro filho do casal, Felipe Esteves Ricca.
Em 2004 o casal separou-se. Nesse mesmo ano, começou a namorar o ator Vladimir Brichta:
Em 2006 nasceu o filho do casal, Vicente Esteves Brichta.
Junto com ele, atuou na novela Kubanacan, época em que começaram a namorar. Também atuaram juntos em Segundo Sol e Amor de Mãe (2019-2020).
- Leila Diniz (1945-1972) foi uma atriz brasileira. Estrela do cinema, artista...
- Juliana Paes (1979) é uma atriz e modelo brasileira. Ficou conhecida nacionalm...
- Fernanda Montenegro é uma notável atriz brasileira, a única a concorrer ao co...
- Regina Duarte (1947) é atriz brasileira, considerada uma das mais bem sucedid...
- Cacilda Becker (1921-1969) foi atriz brasileira. Teve grande destaque no teat...
- Isis Valverde (1987) é uma atriz brasileira, conhecida por sua atuação em vár...
- Regina Casé (1954) é atriz, comediante e apresentadora brasileira. Recebeu o...
- Susana Vieira (1939) é uma atriz brasileira conhecida por papéis de destaque...
- Bruna Marquezine (1995) é uma atriz brasileira...
- Patrícia Pillar (1964) é uma atriz brasileira. Recebeu 15 premiações de melho...