Arthur Aguiar

Ator brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Arthur Aguiar

Arthur Aguiar (1989) é um ator, cantor e compositor brasileiro. Interpretou Diego Maldonado na novela Rebelde. Com a banda Rebeldes recebeu disco de ouro e de platina.

Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro, no dia 03 de março de 1989. Filho da professora de Educação Física Kátia Aguiar começou a nadar na infância e participou de várias competições conquistando diversas medalhas.

Com 14 anos, Arthur aprendeu sozinho a tocar violão. Com 18 anos fez diversos cursos de teatro e de canto, até abandonar as competições.

Em 2008, Arthur fez seu primeiro trabalho no teatro, na peça Caminhando Pelo Passado, logo após atuou no musical Segredos de Um Show Bar. No mesmo ano atuou em A pena e a Lei, de Ariano Suassuna.

Em 2009 atuou na peça Os Melhores Anos de Nossas Vidas, de Domingos de Oliveira, quando interpretou um personagem com o seu nome. Nesse mesmo ano fez uma participação especial na novela Malhação e em seguida na Malhação ID.

Arthur fez também uma participação na novela Cama de Gato. Em 2010, atuou na novela Tempos Modernos e em Bicicleta com Pimenta.

Novela Rebelde

Em 2011, depois de participar da oficina de preparação para a novela Rebelde na TV Record, onde enfrentou uma maratona de aulas de interpretação, de expressão corporal e de canto, protagonizou Diego Maldonado.

arthur aguiar
Arthur Aguiar e Lua Blanco - novela Rebelde

A novela contava a típica história do cotidiano de jovens que viviam em uma escola em regime de semi-internato e enfrentavam dramas típicos de suas idades. Arthur se tornou ídolo da geração adolescente e teve seu nome reconhecido.

A novela que teve início em março de 2011 e apresentou duas temporadas com o total de 410 capítulos chegou ao fim em outubro de 2012.

Banda Rebeldes

A novela rendeu frutos para a carreira musical de Arthur Aguiar, pois a banda “Rebeldes” formada junto com Chay Suede, Lua Blanco, Mel Fronckowian, Micael Borges e Sophia Abrahão passou a atuar como uma banda real.

arthur aguiar

A banda de estilo Pop gravou dois álbuns de estúdio, recebeu disco de ouro e fez shows pelo país. Em 2012, a novela teve seu último capítulo anunciado. A banda lançou o primeiro álbum ao vivo, “Rebeldes Para Sempre”, marcando a sua última turnê.

Especiais

Logo após o término da novela Rebelde, Arthur foi convidado para participar dos especiais de fim de ano da TV Record, A Tragédia da Rua das Flores, baseado no romance de Eça de Queiroz, e do documentário Rebeldes Para Sempre, onde mostraram os bastidores da novela e da banda durante os dois anos que fizeram sucesso.

Banda F.U.S.C.A.

Em 2012, juto com o cantor e ator Guga Sabetiê, a cantora Taty Cirelli e o músico Digão Lopes, Arthur Aguiar iniciou um projeto para formação de uma banda que posteriormente recebeu o nome de F.U.S.C.A., cujo significado era as iniciais da frase Fazendo Um Som Só Com Amigos.

arthur aguiar

A banda lançou o single Para Todo Mundo Ouvir, que chegou a quase 30 mil visualizações nas primeiras 11 horas no canal oficial do grupo. A banda conseguiu seu espaço, gravou várias músicas e realizou diversas turnês pelo país.

Em agosto de 2013, a banda F.U.S.C.A. foi uma das atrações nacionais do Z Festival, um importante festival de música destinado ao público jovem, onde se apresentaram Demi Lovato e Justin Bieber.

Em setembro de 2013 a banda chegou ao fim, quando os integrantes resolveram seguir individualmente as suas carreiras.

Carreira solo

Durante o carnaval de 2014, Arthur Aguiar iniciou sua carreira solo quando participou do carnaval de Salvador abrindo o show de Cláudia Leite.

arthur aguiar

Ainda em fevereiro, se apresentou no programa Jovens Tardes, da Globo, onde lançou sua música de trabalho, Vou Te Dizer, além de outras músicas que iriam compor seu EP.

Em outubro de 2015, foi convidado para cantar no programa Altas Horas, em um especial de Jovem Guarda, onde cantou É Proibido Fumar, sucesso de Roberto Carlos.

Cinema

No cinema, Arthur Aguiar fez uma pequena participação em High School Musical: O Desafio (2009). Atuou também Ponto final (2010)

Em 2013 estreou como dublador quando emprestou sua voz para o pequeno Antônio Perez no filme Meu Malvado Favorito 2. Em 2018 atuou em Pluftt, o fantasma.

A volta às novelas

Ainda em 2013, Arthur Aguiar interpretou o estudante “Édson”, em “Dona Xepa”. A novela da TV Record foi ao ar até o mês de setembro, totalizando 96 capítulos.

Nesse mesmo ano, Arthur retorna para a TV Globo e integra o elenco da novela do horário nobre, Em Família, que estreou em 3 de fevereiro de 2014.

Ainda em 2014, ele passou a atuar no elenco da 22.ª temporada da novela “Malhação”, onde protagonizou “Duca”. Em 2016, Arthur atuou na novela Êta Mundo Bom! Em 2017 atuou em O Outro Lado do Paraíso, onde viveu o personagem Diego.

Em 2020, ele foi convidado para voltar para a TV Record para atuar na novela bíblica Gênesis, onde interpretaria José do Egito. Em janeiro de 2021 quando as gravações já haviam começado e faltavam poucos dias para o início da exibição, o contrato de Arthur foi rescindido.

Vida pessoal

Entre 2011 e 2013, Arthur Aguiar namorou a atriz Lua Blanco, seu par romântico na novela Rebeldes.

Ainda em 2013 namorou a atriz Alice Wegmann e em seguida a atriz Giovanna Lancellotti e permaneceram um ano juntos.

Entre 2015 e 2016 se relacionou com a atriz Camila Mayrink.

Em julho de 2017 iniciou o relacionamento com a coach Mayra Cardi. Em dezembro de 2017 se casaram e em outubro de 2018 nasceu a primeira filha do casal.

O relacionamento com Mayra chegou ao fim em maio de 2020 envolvendo uma grande polêmica sobre traição.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
  • Grande Otelo (1915-1993) foi um dos mais destacados atores brasileiros do séc...
  • Pedro Cardoso (1961) é um ator, redator, roteirista e humorista brasileiro, q...
  • Antônio Fagundes (1949) é um ator brasileiro de televisão, teatro e cinema. É...
  • Matheus Nachtergaele (1969) é um ator brasileiro. Participou de importantes f...
  • Jardel Filho (1927-1983) foi ator brasileiro. Atuou em filmes, minisséries e...
  • Lima Duarte (1930) é um célebre ator brasileiro com passagens importantes pel...
  • Rodrigo Santoro (1975) é ator brasileiro reconhecido internacionalmente e con...
  • Oscarito (1906-1970) foi um ator brasileiro considerado um dos artistas mais...
  • Gabriel Gracindo (1977) é um ator brasileiro. Filho do também ator Gracindo J...