Britney Spears

Cantora norte-americana
Por Dilva Frazão
Professora do ensino fundamental

Biografia de Britney Spears

Britney Spears (1981) é uma cantora, compositora, dançarina e atriz norte americana. Desde 2008, sob a tutela do pai, a diva pop perdeu o direito de decidir sobre sua vida e carreira.

Britney Jean Spears nasceu em McComb, Mississippi, no dia 2 de dezembro de 1981. É filha de Jamie Spears um ex-agente imobiliário e de Lynne Irene Bridges uma professora primária.

Com três anos, Britney começou a fazer aulas de dança e logo estava participando de competições de canto. Com cinco anos cantou na sua formatura no Jardim de infância.

Carreira artística

Britney iniciou sua carreira artística atuando em peças teatrais e programas de TV. Aos oito anos, viajou com sua mãe para Atlanta para participar da seleção do elenco da série The Mickey Mouse Club, da Disney Channel, mas foi rejeitada por ser muito nova.

A contratação só veio em 1992, quando conseguiu um papel. Por sugestão do diretor do elenco, Britney matriculou-se na Performing Arts School. Pouco tempo depois, Britney e sua mãe estavam instadas em Nova Iorque.

britney

As gravações do programa se prolongaram até 1995 quando foram encerradas. Britney voltou para Mississippi e se matriculou na Parklane Academy.

Em 1997, Britney assinou um contrato com a Jive Records. Inicialmente, a cantora se apresentava em pequenas turnês e abria os shows para as bandas mais conhecidas.

Com 16 anos, Britney lançou o clip de “...Baby One More Time”, no qual dançava ao som de uma batida sensual que logo se tornou um sucesso.

Em 1999, Britney lançou o primeiro disco, “...Baby One More Time”, que vendeu 26 milhões de cópias e tornou-se o álbum mais vendido por uma artista adolescente. As músicas que se destacaram foram: ...Baby One More Time, Sometimes e (You Drive Me) Crazy).

britney spears

O segundo disco, “Oops!...I Did It Again” foi lançado em 2000 e em apenas uma semana vendeu mais de um milhão de cópias. Além da faixa título, as músicas Lucky e Stronger levar Britney a se tornar um sucesso internacional.

Em setembro de 2000, Britney se apresentou no MTV Vídeo Music Awards. Na turnê do segundo disco, “Oopus!...I Did It Again Tour”, Britney esteve no Brasil no festival Rock In Rio 3, no Rio de Janeiro, em 2001.

Nesse mesmo ano, ela lançou seu terceiro álbum, “Britney”, passando a se apresentar com roupas mínimas e mais provocante. Os singles que se destacaram no álbum Britney, foram: I’m a Slave 4 U, I’m Not a Girl, Not Yet A Woman e I Love Rock “N” Roll.

britney spears

No seu quarto álbum, “In The Zone” (2003), Britney assumiu toda a parte criativa, escreveu e coproduziu a maior parte do material. Com o single “Toxic”, Britney recebeu seu primeiro Grammy, como Best Dance Recording.

Outro single de sucesso do disco foi “Me Against The Music”, que teve uma participação de Madona. Britney bateu o próprio recorde tornando-se a única artista feminina a conquistar o primeiro lugar, com quatro álbuns consecutivos, na parada Billboard.

Em 2005, Britney lançou seu primeiro álbum de remixes intitulado “B In The Mix: The Remix”. Em 2007, lançou o álbum “Blackout”, quando se destacaram as músicas Gimme More, Piece of Me e Break The Ice.

O clip Piece of Me levou todos os prêmios que concorreu no Vídeo Music Awards da MTV, entre eles o de Vídeo Clip do Ano.

britney spears

Em 2008, com 27 anos, Britney Spears lançou seu sexto álbum de estúdio, “Circus”, que chegou ao topo das paradas Billboard, se tornando a artista feminina mais jovem a ter cinco álbuns no número um, conquistando um lugar no Guinness World Records.

Seu próximo álbum, “Femme Fatale”, lançado em 2011, recebeu o certificado de platina pela RIAA. O single “Womanizer” tornou-se o número um na Billboard Hot 100, liderou as paradas de vários países e foi indicado ao Grammy na categoria Best Dance Recording.

Em setembro de 2013 foi lançado o primeiro single “Work Bitch”, de seu oitavo álbum de estúdio “Britney Jean”, A canção atingiu o número doze na Billboard Hot 100. O segundo single “Perfume”, lançado em novembro, alcançou o número trinta e seis na Billboard Pop Songs.

O álbum “Britney Jean” foi lançado no dia 3 de dezembro e estreou na quarta colocação da Billboard 200 e tornou-se o álbum menos vendido nos Estados Unidos.

Em 15 de julho de 2016, Britney lançou o single “Make Me” gravado com a participação do rapper G-Eazy. O single chegou ao número 17 na Biççboard Hot 100. O segundo single, “Slumber Party” chegou ao número 86 na mesma plataforma.

No dia 3 de agosto lançou seu nono álbum de estúdio, “Glory”, que foi divulgado com aparições na televisão e no MYV Vídeo Music Awards de 2016. O álbum conquistou o número três na Billboard 200.

Relacionamentos e filhos

Em 2000, diante das especulações da imprensa, Britney anunciou que estava namorando o cantor Justin Timberlake. A relação que começou em 1998, terminou em 2002, com a suspeita de que ela teria traído o namorado.

No dia 3 de janeiro de 2004, Britney se casou com o amigo de infância Jason Allen Alexander, em Las Vegas, Nevada. Depois de 55 horas, a cantora entrou com um pediu a anulação do casamento. Obedecendo a uma petição do tribunal declarou que a cantora “carecia de compreensão de suas atitudes”.

Ainda em 2004, Britney conheceu o rapper Kevin Federline e cinco meses depois estavam casados. Em 2005 nasceu seu primeiro filho, Sean Preston. Em 2006 nasceu o segundo filho do casal, Jayden James.

Dois meses depois do nascimento de Jayden, Britney entrou com um pedido de divórcio. Em 2007, a justiça norte-americana concedeu a guarda dos filhos a Kevin e obrigou Britney a se submeter a testes para comprovar o uso de drogas.

Em 2008, após seu ex-marido a impedi-la de ver os dois filhos, Britney raspou o cabelo e atacou com um guarda-chuvas o carro do paparazzi que a perseguia. Britney foi então internada numa clínica psiquiátrica.

Em 2009, começou a namorar o seu agente, Jason Trawick. O relacionamento passou por várias crises. Em 2010, a cantora lançou um clip da música “Criminal”, em que aparece em cenas bem picantes.

Em 2011, Britney fez um acordo amigável com Kevin e ganhou a guarda dos filhos.

Tutoria do pai

Em 2008, após ser internada em uma clínica psiquiátrica, seu pai, Jamie Spears, ganhou na justiça o direito de ser tutor, alegando que a filha era incapaz de cuidar de si.

Todas as decisões sobre a cantora passaram a ser dele, incluindo desde as pessoas com quem a filha pode ter contato até a administração da fortuna de 60 milhões de dólares.

britney spears

Britney perdeu até o direito de expressão. Na última entrevista em que teve liberdade para dizer o que pensava, desabafou: “É um excesso de controle”.

É a primeira estrela pop sob tutela a longo prazo. Nesse período, a cantora já gravou quatro discos, fez turnês e foi jurada de TV. Em 2020, quando a justiça negou o pedido para que seu pai deixasse de ser tutor, Britney declarou que não iria trabalhar até ter a autonomia de volta.

Em fevereiro de 2021, uma juíza manteve um acordo feito em 2020 em que se decidiu que Jamie dividiria a tutela dos bens da filha com um fundo de gestão de patrimônios.

Dilva Frazão
Professora do ensino fundamental
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...
  • Billie Holiday (1915-1959) foi uma cantora e compositora norte-americana que...
  • Aretha Franklin (1942-2018) foi uma cantora norte-americana, considerada a ra...
  • Karen Carpenter (1950-1983) foi uma cantora norte-americana e baterista, que...
  • Roberta Flack (1937) é uma cantora, compositora e pianista norte-americana. É...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Madonna (1958) é uma cantora, atriz, dançarina e produtora musical norte-amer...