Charles Manson

Líder da seita Família Manson

Biografia de Charles Manson

Charles Manson (1934-2017) foi o fundador da seita de fanáticos, a “Família Manson”, e mandante de uma série de assassinatos nos Estados Unidos no fim dos anos 60, entre eles, o da atriz Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski.

Charles Manson nasceu em Cincinnati, nos Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 1934. Filho de uma alcoólatra e prostituta que engravidou aos 15 anos de idade, não conheceu seu pai e passou a maior parte da infância com sua avó. Seu sobrenome foi herdado de um novo companheiro de sua mãe. Chegou a morar com seu tio, mas era espancado e abusado.

Quando começou a cometer pequenos delitos foi mandado para um reformatório, mas ao sair continuava roubando. Muitas vezes chegou a fugir do reformatório. Com 17 anos foi mandado para uma instituição mais rígida. Passou por avaliação psiquiátrica e a conclusão foi que por trás das mentiras e da frieza estava uma criança carente. Em um teste de QI, foi comprovado que seu quociente de inteligência era acima da média. Nessa época mudou seu comportamento, foi alfabetizado, e aos 19 anos foi posto em liberdade.

Com 20 anos, casou e foi pai de um menino. Fazia serviços temporários e passou a roubar carros. Mais uma vez estava na prisão. Três anos depois foi solto e se tornou cafetão. Acusado de dar um golpe financeiro e estuprar uma mulher, voltou para a cadeia. Nessa época começou a falar em budismo e cientologia. Obcecado pelos Beatles, tinha um violão e passava o tempo escrevendo músicas.

Em 1966, com 32 anos, Charles Manson foi solto e se juntou com alguns hippies no Spahn Ranch perto de Los Angeles. Iniciou um novo modo de vida, baseado nos ocultistas do satanismo e xamanismo. Usando LSD e outras drogas se sentia conectado com o cosmo. Transformou-se em um guru místico, deu à sua seita o nome de "Família Manson" e seus seguidores diziam ser ele a reencarnação de Cristo. Os fanáticos idolatravam as ideias de Manson. Em seus devaneios, acreditava que logo aconteceria uma guerra entre os brancos e negros, sendo que os negros venceriam.

No dia 9 de agosto de 1969 Manson foi preso, acusado de mandante da morte da atriz Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski, assassinada pelo grupo da Família Manson, que invadiu a casa do casal. Sharon que estava grávida de oito meses foi espancada, torturada e esfaqueada até a morte. Com o sangue da vítima, o grupo escreveu nas paredes: “porcos”, “morte aos porcos”. Era o começo da guerra racial prevista por Manson, que se chamaria “Helter Skelter”, nome de uma música dos Beatles que estava repleta de mensagens sobre o tema.

Em 1972, ele foi condenado à prisão perpétua como mandante de uma série de assassinatos cometidos pelos fanáticos seguidores da seita que ele criou. Manson, que cumpriu pena em una cadeia na Califórnia, gravou uma suástica na sua testa. No dia 11 de abril de 2012, teve negado pela 12ª vez o seu pedido de liberdade condicional.

Charles Manson faleceu em Bakersfield, Califórnia, no dia 19 de novembro de 2017

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. A figura central do Cristianismo...
  • Moisés Foi um líder religioso e profeta, a quem Deus revela as leis que formariam o...
  • Yasser Arafat (1929-2004) foi o presidente da OLP-Organização para a Libertaç...
  • Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da...
  • Luiz Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poe...
  • José de Paiva Netto (1941) é um líder religioso, escritor, jornalista e radia...
  • Mahatma Gandhi Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personal...
  • Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que lu...
  • Zumbi dos Palmares foi o líder da resistência negra do Quilombo dos Palmares...
  • Buda , que em hindu quer dizer "Iluminado", foi o nome dado a Siddhartha Gauta...

Última atualização: 20/11/2017

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.