David Letterman

Apresentador e comediante norte-americano

Biografia de David Letterman

David Letterman (1947) é um apresentador, produtor de televisão e cinema e humorista norte-americano. Durante 33 anos esteve à frente do programa de entrevista Late Show.

David Michael Letterman (1947) nasceu em Indianápolis, Indiana, Estados Unidos, no dia 12 de abril de 1947. Filho do florista, descendente de ingleses, Harry Joseph Letterman e de Dorothy Letterman, secretária de uma igreja presbiteriana, descendente de alemães, passou sua infância na cidade natal, berço das 500 Milhas de Indianápolis – a corrida mais tradicional dos Estados Unidos.

Após a morte do pai, que não resistiu a um ataque cardíaco, com 57 anos, Letterman passou a trabalhar em um supermercado até ser aprovado na Ball State University. Em 1969 graduou-se em Rádio e Televisão. Iniciou sua carreira trabalhando na rádio da própria universidade.

Na televisão, trabalhou no canal WLWI quando foi âncora e homem do tempo Trabalhou também em um programa infantil, o Freeze-Dried Movis. Em 1971 foi repórter esportivo no canal ABC Sports e fez cobertura das 500 Milhas de Indianápolis.

Em 1975, David Letterman resolveu mudar para Los Angeles com o objetivo de se tornar um escritor de comédias. Seu primeiro trabalho foi escrever textos para o comediante Jimmie Walker. Depois, começou a apresentar seus próprios shows de stand up comedy. Em 1977, já era redator regular da CBS. Nesse mesmo ano gravou um programa piloto chamado The Riddlers que foi a o ar no ano seguinte e logo ganhou popularidade.

Com seu humor sarcástico, Davis foi convidado para se apresentar em diversos programas e começou a participar regularmente no programa The Tonight Show Starring Johnny Carson. O programa de Johnny Carson serviu de inspiração para a carreira de Letterman. Em 1980 começou a apresentar seu próprio programa de humor, chamado “The David Letterman Show”, que foi um sucesso de público e crítica.

Em 1982, David Letterman foi contratado pela NBC e criou um programa de entrevistas, inicialmente com o nome de Late Night with David Leterman, um Talk show, que logo ganhou fama e foi exibido até 1993. Nesse mesmo ano, o programa passou a ser apresentado pelo canal CBS com o nome de “Late Show”. O Talk show brilhou com entrevistas das principais personalidades do show business, da política e da música mundial.

Ao longo da carreira, Letterman ganhou dezesseis prêmios Emmy com seu Talk show – ao todo foram 112 indicações. O apresentador que serviu de inspiração para muitos comediantes, anunciou sua saída do programa em abril de 2014. No dia 20 de maio de 2015, David Letterman apresentou o último programa, de uma série de 6 028 e teve homenagens de Bill Clinton, Barack Obama, Bill Murray, Jim Carrey e Jerry Seinfeld, entre outros. Ao se despedir, Letterman declarou: “Obrigado e boa noite. Vocês me deram tudo”.

Veja também as biografias de:
  • Jerry Lewis (1926-1917) foi um ator, comediante, roteirista, produtor e diret...
  • Jerry Seinfeld (1954) é um comediante, ator, produtor, diretor e escritor nor...
  • Tim Allen (1953) é um ator, comediante, dublador, diretor e produtor norte-am...
  • Rowan Atkinson (1955) é um comediante inglês, o criador do Mr. Bean, personag...
  • Chico Anysio (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor bra...
  • PC Siqueira (1986) é um ex-apresentador e VJ brasileiro da MTV, um dos fenôme...
  • Pedro Bial (1958) é jornalista, escritor apresentador brasileiro. Ficou basta...
  • William Bonner (1963) é um jornalista e apresentador brasileiro. É o editor-...
  • Yudi Tamashiro (1992) é um apresentador de televisão, cantor e dançarino bras...
  • Cid Moreira (1927) é um jornalista, locutor e apresentador brasileiro, que fi...

Última atualização: 22/06/2016

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.