Dom Gabriel Paulino Bueno Couto

Bispo católico brasileiro

Biografia de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1910-1982) foi um bispo católico brasileiro. Poliglota, conferencista, teólogo e escritor, era considerado santo e místico

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1910-1982) nasceu na cidade de Itu, no dia 22 de junho de 1910. Fez os seus estudos secundários no então Seminário Arquidiocesano e Provincial de São Paulo, dirigido pelos Cônegos Premonstratenses, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Entrou no Convento do Carmo, de Itu. Seguiu para Roma, onde terminou a sua formação carmelita, tendo sido ordenado presbítero em 9 de julho de ano de 1933. Permaneceu em Roma até a sua nomeação e sagração como Bispo, o que se deu em 15 de dezembro de 1946.

Em Roma, foi o Reitor do Colégio Internacional "Santo Alberto", da Ordem do Carmo. Durante a II Grande Guerra, de 1939 a 1945, sentiu as consequências de uma alimentação insuficiente contraiu tuberculose. De volta ao Brasil foi, seguidamente, Bispo Auxiliar em Jaboticabal, Curitiba, Taubaté e São Paulo.

Em 1966, foi eleito primeiro Bispo de Jundiaí. Trabalhou incansavelmente, deixou poucos escritos, entre eles: "O Homem e Sua Realização: Roteiro de Felicidade" e "O Sacerdote, o Matrimônio e a Família no Magistério da Igreja de Cristo". Em 06 de janeiro de 1980 inaugurou o Seminário Maior da Diocese. Preparando o início do processo de sua beatificação, os escritos de Dom Gabriel Paulino foram examinados por dois renomados teólogos brasileiros.

Em seus Pareceres declaram não só a ortodoxia dos escritos e pregação do Bispo mas, também, a originalidade de seu pensamento cristológico e eclesiológico. Constituído o Tribunal Eclesiástico Diocesano, para o processo de sua beatificação, foi enviado à Congregação da Causa dos Santos em outubro do ano 2000, aguardando a palavra definitiva da Sé Apostólica Romana. Seus restos mortais repousam na acolhedora Cripta da Igreja Catedral de Nossa Senhora do Desterro.

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto faleceu em Jundiaí, no dia 11 de março de 1982.

Última atualização: 14/10/2013