Gaby Amarantos

Cantora brasileira

Biografia de Gaby Amarantos

Gaby Amarantos (1978) é o nome artístico de Gabriela Amaral dos Santos, cantora brasileira, que se destacou com os hits musicais “Hoje eu tô Solteira”, “Xirley” e “Ex-Mai Love”, essa última, fez parte da trilha sonora da novela “Cheia de Charme”, exibida em 2012.

Gaby Amarantos (1979) nasceu em Belém, no Pará, no dia 1 de agosto de 1978. Criada no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, foi nas missas de domingo, ainda garota, que descobriu que sabia cantar. Iniciou sua carreira aos 15 anos no coral de igreja. Influenciou-se por músicos diversos, como Clara Nunes, Billie Holliday e Reginaldo Rossi.

Em 2002, formou a banda Tecno Show e praticamente adotou o Tecnobrega, surgido na cena musical paraense na década passada, é o encontro da música brega com a música eletrônica, sobretudo a fusão de ritmos locais como o carimbo, o siriá e o samba tocado com baquetas, com os sintetizadores e a guitarra, que é a leitura paraense do rock pesado.

Em 2003, fez sucesso com as músicas “Gemendo” e “Não Vou te Deixar”. Em 2004, a banda lançou o segundo álbum, o “Reacendendo a Chama”. O DVD ao vivo lançado em 2005 vendeu mais de 100 mil cópias.
Em 2009, resolveu seguir a carreira solo. Em 2010, lançou o hit “Hoje eu Tô Solteira”, uma versão da música Single Ladies de Beyoncé, que a tornou conhecida nacionalmente, sendo chamada a Beyoncé do Pará.

Em 2012, Gaby Amarantos lançou seu primeiro álbum solo, “Treme”. Gaby descreve o disco como uma amostra da variedade de sons produzidos em Belém: “Tem tecnobrega, carimbo, reggaeton e até um calipso psicodélico”. O segundo sucesso, “Xirley”, alcançou mais de um milhão de acessos na YouTube.

Com seu figurino extravagante, com sapatos altíssimos, roupas coloridas, maquiagem e acessórios exagerados, chamava atenção em suas apresentações. Além da abertura da novela Cheia de Charme e do CD, Gaby foi tema de um documentário francês e de uma reportagem da BBC. Fez ainda colaborações com o grupo Pato Fu e com veteranos como Inezita Barroso, expoente do sertanejo de raízes.

Gaby Amarantos foi indicada a diversos prêmios da música, o Grammy Latino, o MTV Vídeo Music Brasil, quando venceu as categorias de “Artista Feminina” e “Artista do Ano”, em 2012, entre outros. Em 2013 se apresentou no Festival de Cinema de Cannes.

Veja também as biografias de:
  • Elis Regina (1945-1982)foi uma cantora brasileira. Por sua performance versát...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • Pitty (1977) é uma cantora brasileira de rock, considerada uma das maiores do...
  • Claudia Leitte (1980) é uma cantora e compositora brasileira de música Pop e...
  • Paula Fernandes (1984) é uma cantora e compositora, brasileira...
  • Elba Ramalho (1951) é uma cantora e atriz paraibana, uma das principais intér...
  • Maria Bethânia Viana Teles Veloso (1946), conhecida como , é um...
  • Bruna Viola Bruna Viola (1993) é uma cantora, compositora e violeira brasileira, que conq...
  • Dalva de Oliveira (1917-1972) foi uma cantora brasileira que fez sucesso nos...
  • Larissa Manoela (2000) é uma atriz, cantora, modelo e dubladora brasileira.Pr...

Última atualização: 02/08/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.