Heinrich Moser

Pintor e ilustrador alemão

Biografia de Heinrich Moser

Heinrich Moser (1886-1947) foi um pintor, ilustrador e arquiteto alemão, naturalizado brasileiro. É o autor de diversos vitrais que decoram prédios históricos da cidade do Recife.

Heinrich Moser (1886-1947) nasceu em Munique, Alemanha, no ano de 1886. Formado em Instituições na Alemanha, em 1910, com 24 anos, veio para a cidade do Recife, Pernambuco, para reformar um espaço comercial de sua tia que morava na cidade. O envolvimento com a arte e a paixão pela cidade fez com que permanecesse no Recife, onde foi radicado.

Durante os trinta e sete anos que o artista permaneceu na cidade do Recife, ele realizou diversos trabalhos de bico de pena, desenhos gráficos e introduziu a apurada técnica de pintura sobre vitrais, arte pela qual se tornou conhecido. Entre os anos de 1924 e 1926, o artista ilustrou 24 capas do periódico “Revista de Pernambuco”, com ilustrações em diversos estilos, com destaque para o desenvolvimento urbano da cidade, como o registro da reforma do Porto do Recife e do Tribunal de Justiça do Estado, quando da transferência para a atual sede, no Bairro de Santo Antônio.

Entre 1930 e 1940, Moser ilustrou 12 capas para o “Jornal do Comércio”, quando utilizou um conjunto de traços e pontos pretos em cima de papel branco onde conseguia expressar muito bem a noção de luz, sombra, volume e textura. Entre seus trabalhos está a capa da partitura do compositor e pianista de música popular, Alfredo Gama. A capa mostra a influência do estilo ArtNoveau, com temas florais e formas sinuosas. Outras obras notáveis de sua arte gráfica realizadas em jornais, livros e revistas são as figuras de mulheres retratadas em primeiro plano.

A arte de usar peças de vidro como tela rendeu ao artista a fama de mestre. Ligada à tradição da arquitetura gótica, à técnica dominada a princípio pelos europeus, foi trazida ao Brasil no fim do século XIX por Conrado Sorgenicht. Coube a Moser o feito de torna-la popular na capital pernambucana, levando para as residências os vitrais antes restritos às catedrais e basílicas. Em 1930, concluiu seu primeiro vitral feito no Recife. A obra foi produzida para ornar as escadarias da entrada principal do Palácio da Justiça, na área central da cidade. Como tema, o vitral destaca a instalação, por Maurício de Nassau da Primeira Assembleia Legislativa em terras americanas.

Em 1932, Heinrich Moser, junto com Murillo La Greca, Balthazar Câmara entre outros, participou da fundação da Escola de Belas-Artes, onde montou seu primeiro atelier de vitral do estado. Com suas cores fortes, como vermelho, roxo e laranja, o artista assinou diversos vitrais em Igrejas e prédios de órgãos públicos que foram preservados, como os vitrais da Igreja da Madre Deus, da Basílica Nossa Senhora do Carmo e da Igreja das Graças.  

É de sua autoria também o vitral colorido, instalado no alto da escada do hall de entrada do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual localizado na Praça da República no Bairro de Santo Antônio, que lembra a Revolução Pernambucana de 1817. O vitral apresenta importantes elementos da história de Pernambuco, como a figura feminina, que retrata a República e o leão usado desde o século 19 como símbolo da bravura do povo pernambucano. Nota-se que o animal está com sua pata sobre a coroa portuguesa.

Ao longo de 2016, um projeto de extensão do Campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco (IFPR) tenta resgatar as obras elaboradas pelo artista alemão. A pesquisa contou com o apoio do Programa de Preservação Cultural do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Heinrich Moser faleceu no Recife, Pernambuco, no ano de 1947.

Veja também as biografias de:
  • Max Ernst (1891-1976) foi um pintor, escultor e artista gráfico alemão. Foi u...
  • Renato Canini (1936-2013) foi um ilustrador brasileiro que deu ao Zé Carioca,...
  • Angelo Agostini (1843-1910) foi um ilustrador, caricaturista, desenhista e pi...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor alemão. A "9.ª Sinfonia" f...
  • Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialis...

Última atualização: 23/05/2017

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.