Heráclito

Filósofo grego
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Heráclito

Heráclito (540-470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor. Escreveu com extrema complexidade a respeito da ciência, da teologia e das relações humanas. Foi considerado o precursor da dialética e um dos fundadores da metafísica.

Heráclito de Éfeso ridicularizava os cultos e ritos de seu povo e, por ter um estilo de difícil compreensão, foi cognominado “o obscuro”.

Heráclito nasceu em Éfeso, antiga colônia grega, na Ásia Menor (atual Turquia), por volta de 540 a.C. Filho de tradicional família de origem aristocrática, provavelmente de família real, renunciou seus direitos de que era herdeiro, em favor do irmão.

Autodidata, não teria sido discípulo de nenhum filosofo, dedicou-se ao estudo e reflexões em busca da explicação natural do universo.

Heráclito tentava encontrar o “physis” – o princípio gerador e regulador de todas as coisas da natureza sem recorrer às divindades.

Apesar de ter recebido influência de seus antecessores, fazia críticas ao pensamento vigente e chamava os poetas épicos de “tolos” e dizia que Pitágoras era um impostor.

Teoria filosófica de Heráclito

Heráclito considerava que a natureza estava em constante “devir” (transformação), e o fogo, definido como mobilidade e inquietação, era a substância original, ou seja, o primeiro elemento na composição da matéria.

Para Heráclito, o “fogo” era a matéria fundamental, o substrato de todas as metáforas e conexão universal. Para ele, tudo está em constante movimento, o mundo passa por criações e destruições perpétuas, porque tudo flui, tudo muda.

Em uma de suas famosas frases, Heráclito diz:

“Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, porque tanto a água quanto o homem mudam incessantemente.”

Tais mudanças, porém, não se fazem ao acaso. A marcha e a ordem dos acontecimentos são guiadas pelo “logos”, essência racional do Universo, expressa pelo fogo.

O logos de Heráclito não é apenas a razão das coisas, mas o fogo que as ilumina e permite vê-las, não apenas o sentido do real, mas o pensamento, a sabedoria, pois "Ser sábio consiste em saber que o pensamento governa todas as coisas".

Conforme Heráclito, uma incessante luta de contrários guia o fluxo das coisas. Tudo aquilo que parece estático, por pouco ou muito tempo, está na verdade em equilíbrio, pela ação recíproca de forças contrárias equivalentes. Em busca das causas primeiras, e dos primeiros princípios, foi considerado o precursor da metafísica.

Todas as coisas constituem o um, que, submetido a uma tensão dialética interna, desabrocha por sua vez no múltiplo, que se reduz à unidade. Calor e frio, bem e mal, noite e dia são simultaneamente múltiplos e unos, pois constituem metades indissociáveis de uma mesma realidade.

Fragmentos de sua obra

Em meados de 490 a.C. Heráclito escreveu a obra “Peri Physeos” (Da Natureza), da qual restam mais de cem fragmentos. Complexa e enigmática rendeu ao filósofo o codinome de “Obscuro”.

Seus escritos, de extrema complexidade e, redigido em linguagem obscura para que só os iniciados o pudessem entender, estão divididos em três partes: o universo, a política e a teologia.

Heráclitos
Heráclito - Tela de Johannes Moreelse (1630)

Os historiadores do pensamento grego reconheceram em Heráclito o mais remoto ancestral da visão dialética do mundo. Em vários de seus fragmentos, o filósofo afirma a estrutura movediça e contraditória da realidade e do logos, “de acordo com o qual todas as coisas se produzem”.

Morte

Segundo os pesquisadores, Heráclito se decepcionou com seus conterrâneos, depositou seus manuscritos no Templo de Artemis e em seguida se retirou para uma montanha para viver solitário.

Aos setenta anos, enfraquecido por se alimentar de erva e raízes, deixou-se morrer de fome. Segundo a lenda, Heráclito morreu coberto de lama e foi devorado pelos cães.

Heráclito faleceu em Éfeso, por volta de 480 a.C.

Frases de Heráclito

  • “Se não sabe escutar, não sabe falar”.
  • “Nada existe de permanente a não ser a mudança”
  • "Ser sábio consiste em saber que o pensamento governa todas as coisas".
  • “A oposição produz a concórdia. Da discórdia surge a mais bela harmonia”.
  • “A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres”. 
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Demócrito (460-370 a.C.) foi um filósofo grego do período pré-socrático e agr...
  • Anaxímenes (585 a.C-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático...
  • Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro...
  • Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acred...
  • Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Afirmava q...
  • Anaxágoras (500 a.C.-428 a.C.) foi um filósofo do período pré-socrático da Ás...