J Balvin

Cantor colombiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de J Balvin

J Balvin (1985) é um cantor e compositor colombiano, um importante representante da música latina, criador da fusão da música urbana e dos ritmos colombianos com o reggaeton de Porto Rico.

J Balvin, nome artístico de José Álvaro Osório Balvin, nasceu em Medellín, Colômbia, no dia 5 de maio de 1985. Desde jovem mostrou interesse pela música urbana. Fez parte de várias bandas de rock.

Em 2004, formou um grupo de rap e lançou sua primeira música solo, intitulada “Panas”. Em seguida, lançou outras canções. Em 2009 foi reconhecido como cantor revelação.

Álbuns

Em 2010, J Balvin assinou com a EMI Music e nesse mesmo ano lançou seu “primeiro álbum”, intitulado “Real”. “Ella me Cautivo” foi a música escolhida para divulgação e teve boa acolhida nacional

J Balvin recebeu o disco de ouro na Colômbia. Conquistou os Estados Unidos, entrando pela primeira vez na parada internacional alcançando a posição 36 na Tropical Song da Billboard.

Em 2011 lançou seu “segundo álbum” “El Negócio”, que fez sucesso com as músicas: “Me Gustas Tu”, “Sin Compromiso” e “Em lo Oscuro”, que alcançou a primeira posição na National Report da Colômbia. Nesse mesmo ano, começou uma turnê pela Europa.

Em 2012 lançou o videoclipe com a música “Yo Te lo Dije” para divulgação do próximo álbum. A música conquistou a 13.ª posição no Hot Latin Songs e a 9.ª posição no Latin Pop Songs da Billboard.

Em seguida, lançou “Tranquila”. Os dois sucessos receberam o certificado de platina. Em 2013 lançou “Sola”, que conquistou o n.º 1 nas paradas da Colômbia, e recebeu o certificado de ouro nos Estados Unidos.

Nesse mesmo ano, lançou o “terceiro álbum” “La Família”, conquistando mais sucessos como “6 AM” e “Ay Vamos”, que tiveram mais de 450 milhões de visitas na internet. “Ay Vamos” se manteve como um dos vídeos mais vistos no país. Em 2014 conquistou seu primeiro Grammy Latino.

Em 2015, J Balvin lançou o videoclipe com a música “Ginza”, o primeiro sucesso do “quarto álbum” “Energia”. A Música chegou ao n.º 1 nas paradas, nos Estados Unidos, México, Espanha, Itália, entre outros países.

Entrou para a lista Billboard Hot 100, na posição 84. Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos. Em 2016 se tornou o primeiro colombiano a participar do Festival da Canção de Sanremo, na Itália.

Em 2016, J Balvin, considerado o maior artista latino da atualidade, lançou o clip remix de “Ginza”, especialmente para o público brasileiro, com a participação da cantora Anitta.

O disco “Energia” (Brazil Edition) inclui as músicas “Ginza” com Anitta e “Tranquila” com a participação do cantor Projota. O primeiro single do álbum “Bobo” estreou em 1.º lugar em vários países do mundo e o videoclipe chegou a mais de 100 milhões de visualizações. O disco recebeu o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música Latina” (2016).

Em junho de 2017, J Balvin lançou o single “Mi Gente” com Willy William. No mês seguinte, a música liderou o Top 50 Global no Spotify e logo alcançou um bilhão de visualizações no YouTube.

Em setembro, a música foi remixada com a cantora americana Beyoncé. O remix alcançou o top 10 nos Estados Unidos, dando a J Balvin o seu primeiro single top 10 nos Estados Unidos.

Em 2017, J Balvin gravou com Anitta a música “Downtown”, gravada em espanhol apesar do título ser em inglês. A música foi lançada como single como parte do projeto de Anitta intitulado “Check Mate”.

J Balvin

Em janeiro de 2018 J Balvin lançou o hit “Machika”, com Jeon e Anitta. A primeira apresentação da música foi no festival Calibash em Los Angeles, sem a participação de Anita, que mais tarde performou a música no Festival Planeta Atlântida no Brasil.

Em maio de 2018, J Balvin lançou o “quinto álbum” “Vibras” quando se destacou os singles “Machika” e “Ahora”. O cantor deu início a sua turnê “Vibras” para apresentação em 27 cidades.

No show de J Balvin no Vibras Tour, em Miame, Florida, o cantor recebeu a cantora Anitta, que sensualizou na apresentação da música “Downtown.

Em novembro de 2019, J Balvin lançou a canção “Blanco” em todas as plataformas digitais para divulgação de seu próximo álbum.

Em março de 2020, J Balvin lançou seu “sexto álbum de estúdio”, “Colores”, onde cada faixa tem o nome de uma das cores do arco-íris: Amarillo, Azul, Rojo, Rosa, Morado, verde Negro, Gris e Blanco.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Gabriel García Márquez (1927-2014) foi um escritor colombiano. Autor do livro...
  • Fernando Botero (1932) é um artista plástico colombiano de estilo figurativo...
  • Pablo Escobar (1949-1993) foi um narcotraficante colombiano, chefe do Cartel...
  • Juan Manuel Santos (1951) é um político colombiano, presidente da Colômbia de...
  • James Rodríguez (1991) é um jogador de futebol colombiano...
  • Luan Santana (1991) é um cantor e compositor brasileiro de música romântica,...
  • Milton Nascimento (1942) é um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores...
  • Paul McCartney (1942) é um cantor e compositor inglês, ex-integrante da banda...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Tony Carreira (1963) é um cantor português que faz grande sucesso em Portugal...