James Patterson

Escritor norte-americano

Biografia de James Patterson

James Patterson (1947) é um escritor norte-americano, autor de suspenses e policiais. Seu maior sucesso é a série protagonizada pelo detetive Alex Cross.

James Brendan Patterson (1947) nasceu em Newburgh, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 22 de março de 1947. Filho de um corretor de seguros de classe média e de uma professora. Em 1969 bacharelou-se em Artes no Manhattan College. Em 1970 concluiu o mestrado em Artes pela Universidade Vanderbilt. Em 1976 publicou seu primeiro livro intitulado “The Thomas Berryman Number”, que recebeu o Prêmio de Melhor Romance de Estreia, da Edgar Ward.

James Patterson foi CEO de uma grande empresa de publicidade, a J. Walter Thompson, mas nessa época já escrevia. Após a morte de sua namorada largou a literatura e mergulhou no trabalho para esquecer e assim acabou ascendendo na carreira. Dois anos depois voltou a escrever. Ouviu “não” de vários editores, mas insistiu e resolveu se aposentar da publicidade.

Em 2009, ele fechou um contrato com a editora Hachette para escrever dezenove livros que lhe garantiriam um bom dinheiro. Patterson passou a escrevee em ritmo industrial, em termos de quantidade e método. Em 2010, teve mais livros comercializados que Dan Brown, Stephen King e John Grisham somados.

James Patterson terceiriza sua escrita. Trabalha com seis profissionais colaboradores que transformam seus argumentos em livros propriamente ditos. Com base em um apanhado de cenas desenvolvidas por ele, com uma média de quinze páginas, os colaboradores criam um primeiro rascunho do livro, que depois é revisado ou reescrito várias vezes por ele.

Patterson é campeão de vendas e seu maior sucesso é a série protagonizada pelo detetive Alex Cross, psicólogo negro que se divide em criar um filho sozinho e auxiliar a polícia de Washington na investigação de crimes escabrosos. Desde que começou em 1976, já foram mais de 130 livros publicados. Seus livros já ocuparam mais de quarenta vezes o topo da lista de best-sellers do jornal americano The New York Times.

A série de livros do detetive Alex Cross teve início em 1993, com “Along Came a Spider” e já atingiu a marca de 23 obras, com a publicação de “Cross Kill: An Alex Cross Story” (2016). Entre eles estão: “Beijos que Matam” (1997) e “Na Teia da Aranha” (2001), que foram adaptados para o cinema, onde Alex Cross foi protagonizado pelo ator Morgan Freeman.

Outra de suas séries mais conhecidas é “Clube das Mulheres Contra o Crime”, que em 2011 teve o livro “4 de Julho” (2005), relançado no Brasil, com o objetivo de fazê-lo alcançar a relevância que ele tem nos Estados Unidos. Na obra, uma policial, uma promotora, uma repórter e uma médica-legista de São Francisco se veem às voltas com assassinatos sórdidos.

Veja também as biografias de:
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...
  • Henry Miller (1891-1980) foi um escritor norte-americano, autor de obras cons...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...

Última atualização: 28/06/2016