Jerry Seinfeld

Comediante norte-americano

Biografia de Jerry Seinfeld

Jerry Seinfeld (1954) é um comediante, ator, produtor, diretor e escritor norte-americano. Ficou conhecido por protagonizar ele mesmo na série “Seinfeld”, exibida por nove temporadas.

Jerry Seinfeld (1954), nome artístico de Jerome Allen Seinfeld, nasceu no Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 29 de abril de 1954. Com oito anos passava seu tempo livre em frente da televisão assistindo comédias. Frequentou a Universidade Estadual de Nova Iorque, em Oswego e no segundo ano transferiu-se para o Queens College na City University de Nova Iorque, onde concluiu a licenciatura em Comunicação e Teatro.

Em 1976, após a formatura, começou sua carreira fazendo comédia stand up em clubes de Nova Iorque apresentando textos de sua autoria. Em 1980 com 26 anos estreou na série “Benson”, interpretando Frankie, mas após o segundo episódio Seinfeld foi demitido e jurou: “Nunca mais participo de uma série, a não ser que eu esteja no controle”.

Em 1981, Jerry Seinfeld fez uma participação especial em The Tonight Show estrelado por Johny Carson. Com o sucesso, participou em diversos shows, entre eles em Late Night com David Letterman. Em 1988, junto com o comediante Larry David, criou a série Seinfeld para a NBC, que estreou no ano seguinte. A série retrata os absurdos do cotidiano de Seinfeld e mais três amigos: Elaine Benes, Cosmo Kramer e George Costanza.

Sempre tratando de temas simples, mas com histórias complexas, Seinfeld mostrou que era tudo menos uma “série sobre nada”, como ele costumava defini-la. Em sua quarta temporada tornou-se o mais popular e bem sucedido sitcom da televisão norte-americana. Depois de dez temporadas a série chegou ao fim em 1998. Em 2002 foi eleito o melhor programa da televisão pela revista americana TV Guide.

Ainda em 1998 Seinfeld fez o show “I’m Telling You For The Last Time”, onde conta todo o material de sua carreira, que foi gravado em DVD pela HBO. Em 2001 voltou a se apresentar em clubes de comédia e após reunir materiais para um show inédito, em 2002, Christian Charles gravou o documentário, “Comedian” que contou com a participação de Orny Adams e foi dirigido por Christian Charles. O filme foi lançado no Brasil com o título “Comedian: Nos Bastidores da Comédia”.

Em 2007 Seinfeld lançou a comédia “Bee Movis”, em animação computadorizada, onde além de roteirista, empresta a voz e a personalidade para o protagonista “Barry B. Benson”, uma abelha que não quer produzir mel. Em outubro desse mesmo ano, retornou para a NBC, estrelando como ele mesmo, no episódio “30 Rock”, na 2ª temporada, episódio 1. Em 2008 se apresentou em um show beneficente no Hammerstein Ballrom, em Nova Iorque, em prol do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Em 2011, foi o convidado surpresa do programa The Daily Show, apresentado na época por John Stewart. Em 2015 fez uma aparição especial como apresentador do “SNL 40”, na comemoração do 40º aniversário do Saturday Night Live. Em janeiro de 2017, Jerry Seinfeld assinou um contrato para a produção de diversas atrações exclusivamente para a Netflix, entre elas, dois especiais de stand um comedy e novos episódios da série “Comedians in Cars Getting Coffee”.

Veja também as biografias de:
  • Jerry Lewis (1926) é um ator, comediante, roteirista, produtor e diretor nort...
  • David Letterman (1947) é um apresentador, produtor de televisão e cinema e hu...
  • Tim Allen (1953) é um ator, comediante, dublador, diretor e produtor norte-am...
  • Rowan Atkinson (1955) é um comediante inglês, o criador do Mr. Bean, personag...
  • Chico Anysio (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor bra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...

Última atualização: 18/04/2017