João Gilberto

Músico brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de João Gilberto

João Gilberto (1931-2019) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro, considerado o criador da Bossa Nova, o novo movimento da Música Popular Brasileira que surgiu no fim dos anos 50.

Infância e juventude

João Gilberto de Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. De família de músicos, ainda adolescente formou o grupo musical "Enamorados do Ritmo".

Em 1947 deixou sua cidade natal e mudou-se para Salvador onde deveria completar os estudos, mas dois anos depois deixou os estudos e entrou para o cast da Rádio Sociedade da Bahia.

Início da carreira

Em 1950, João Gilberto mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez parte do conjunto "Garotos da Lua", que se apresentava na Rádio Tupi. Com o grupo gravou dois discos, mas por indisciplina foi expulso da banda.

Passou alguns anos se dedicando ao estudo do violão. Em 1958 fez participação, como violonista, no disco "Canção de Amor Demais" de Elisete Cardoso, com canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Em março de 1959 a gravadora Odeon lançou o compacto Chega de Saudade, o futuro clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 

Gravado ao vivo, sem playback, João Gilberto exigiu dois microfones: um para a voz e outro para o violão. A gravação era interrompida take após take, corrigindo erros dos músicos e obrigando a orquestra inteira a tocar de novo. Nascia ali a fama de perfeccionista do músico. 

Com "Chega de Saudade" João Gilberto abriu um novo caminho para a música popular - era a "Bossa Nova", estilo de música em que o acompanhamento do violão possuía uma batida e uma harmonia diferentes.

A faixa título composta por Tom Jobim lançou não só a carreira de João Gilberto, mas um novo estilo musical e principalmente toda uma geração de novos compositores, letristas e instrumentistas.

Em 1960, João lançou O Amor, o Sorriso e a Flor, com destaque para a música Samba de Uma Nota Só. Nesse mesmo ano, nasceu seu filho João Marcelo, de seu casamento com a cantora Astrud Gilberto.

A carreira internacional

Em 1961, o cantor lançou o disco João Gilberto, no qual se destacou a música O Barquinho. Nesse mesmo ano, foi lançado no mercado norte-americano o disco Brazil’s Brilliant João Gilberto.

Em 1962, no show O Encontro, João Gilberto dividiu o palco com Vinicius de Morais, Tom Jobim e o grupo vocal Os Cariocas. Apresentou-se nos Estados Unidos no Festival de Bossa Nova, no Carnegie Hall de Nova York. Fixou residência na cidade e lançou o álbum The Boss of the Bossa Nova.

Em 1963, João Gilberto gravou com o músico Stan Getz o disco Getz/Gilberto, lançado no ano seguinte e que se tornou um marco, consagrado com a música Garota de Ipanema. Nessa época, realizou apresentações na Itália e no Canadá.

Em 1965 o artista recebeu o Grammy (Best Álbum) pelo disco Getz/Gilberto.

João Gilberto chegou a receber um Grammy em 1965 na categoria Melhor Álbum
João Gilberto chegou a receber um Grammy em 1965 na categoria Melhor Álbum

Nesse mesmo ano, separado de Astrud, casou-se com a cantora Miúcha, e se apresentou no programa O Fino da Bossa, da TV Record. No ano seguinte, nasceu sua filha Bebel Gilberto.

Em 1969 viajou para o México, onde residiu durante dois anos. Participou de festivais de jazz em Guadalajara, Cidade do México e Puebla. Fez vários shows e recebeu o troféu Chimal. No ano seguinte, lançou o LP João Gilberto em México.

Em 1971 participou do especial realizado pela TV Tupi, ao lado de Caetano Veloso e Gal Costa. De volta à Nova York, realizou com Stan Getz, uma temporada no Rainbow Grill.

O regresso ao Brasil

Depois de várias apresentações e gravações, em 1980, voltou a residir no Brasil, fixando-se no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano gravou o especial João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que contou com a participação de Bebel Gilberto e Rita Lee.

Em 1986 se apresentou no Festival de Montreux, na Suíça. Sua participação foi gravada e lançada no CD duplo Live at the Montreux Festival. Em 1987 recebeu do governo brasileiro a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

João Gilberto continuou com suas apresentações no Brasil e fora do país. Em 1994 se apresentou no Palace de São Paulo, tendo como convidada a sua filha Bebel Gilberto, gravando ao vivo para o CD Eu Sei Que Vou Te Amar.

Os últimos lançamentos de João Gilberto foram: João, Voz e Violão (2000), que recebeu o Grammy na categoria Best World Music Álbum, e o CD João Gilberto in Tokyo (2004). Depois de longo período fora dos palcos, em 2008 se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, celebrando 50 anos da Bossa Nova.

João Gilberto viveu seus últimos anos em um apartamento no Leblon, Rio de Janeiro. Sua filha mais nova é Luísa Carolina Gilberto, filha de sua empresária Cláudia Faissol.

João Gilberto faleceu no Leblon, Rio de Janeiro, no dia 6 de julho de 2019.

Interessante a biografia de João Gilberto, não acha? Agora experimente ler também o artigo: Desvende as biografias dos grandes nomes da Bossa Nova

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Pepeu Gomes Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o , é um guitarrista brasileiro qu...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Raul Seixas (1945-1989) foi um cantor, compositor, guitarrista e produtor bra...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Dominguinhos (1941-2013) foi músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e composit...
  • Tim Maia (1942-1998) foi um cantor e compositor brasileiro que fez sucesso co...