João Doria Júnior

Empresário brasileiro

Biografia de João Doria Júnior

João Doria Júnior (1957) é empresário brasileiro. Presidente do Grupo Doria. É membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. É jornalista e Publicitário. Foi eleito uma das personagens mais influentes do Brasil e do mundo, pela revista Isto É. Em 2018, foi eleito governador do Estado de São Paulo para os próximos 4 anos.

João Agripino da Costa Doria Júnior nasceu em São Paulo, no dia 16 de dezembro de 1957. Filho do deputado federal João Doria, cassado pelo Ato Institucional nº. 1, e da empresária Maria Silvia Vieira de Morais Doria, começou a trabalhar aos 13 anos em uma agência de publicidade.

Carreira Profissional

Ainda estudante do curso de comunicação social, João Doria foi nomeado diretor de comunicação a TV Tupi São Paulo. Foi também diretor de comunicação da Rede Bandeirantes e da Agência de Publicidade MPM. Com 21 anos formou-se em jornalismo e publicidade na FAAP. Fez também vários cursos de gestão empresarial. Entre 1981 e 1983 foi diretor de comunicação da FAAP.

Empresário

A partir de 1992, João Doria fundou e presidiu o Grupo Doria - um grupo de comunicação e marketing formado por cinco empresas que atuam em diversas plataformas: Doria Eventos, Doria Editora, LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, Programa de TV Show Business, Face a Face, TV LIDE (digital) e Campos do Jordão Convention Center.

O Grupo LIDE  formado de Líderes Empresariais, fundado em 1996, é uma espécie de clube que reúne um grande grupo de empresários e dirigentes, para os mais diversos eventos.

João Doria foi membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Seus membros são nomeados pelo Governador do Estado e prestam serviços não remunerados que são considerados serviços públicos, sob a presidência da esposa do Governador.

Carreira Política

João Doria envolveu-se com a política e tornou-se uma espécie de afilhado do peemedebista Franco Montoro. Foi secretário municipal de Turismo e entre 1983 e 1986 presidiu a Paulistur, na gestão de Mário Covas na prefeitura de São Paulo. Entre 1986 e 1988 presidiu a Embratur, durante o governo do presidente José Sarney.

Prefeitura de São Paulo

Para entrar de vez na política, João Doria se afastou do comando das suas empresas e do programa televisivo que apresentava. No dia 20 de março de 2016, foi eleito pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, com o apoio do governador Geraldo Alckmin.

Com uma série de propostas, entre elas, a de melhorar a gestão e reduziu o tamanho da máquina pública com privatizações e concessões como forma de arrecadar recursos, João Doria foi eleito no dia 2 de outubro de 2016, com 53,29% dos votos, tornando-se o primeiro candidato a vencer no primeiro turno em São Paulo, desde 1992. O vice de João Doria foi o deputado federal Bruno Covas.

Governador de São Paulo

No dia 12 de março de 2018, João Doria informou publicamente que estava renunciando ao cargo de prefeito de São Paulo para se candidatar ao governo do Estado, quebrando uma promessa de campanha. No dia 18 de março de 2018, Doria venceu a eleição internas do PSDB com 80% dos votos.

Nas eleições do dia 7 de outubro de 2018, para o governo de São Paulo,João Doria ficou em primeiro lugar com 31,77% dos votos, passando para o segundo turno concorrendo com Márcio França do PSB - o vice-governador de Geraldo Alckmin que assumiu o governo após a renúncia do governador que concorreu à Presidência da República.  

No dia 28 de outubro de 2018, João Doria foi eleito Governador do Estado de São Paulo, derrotando Márcio França com 51% dos votos.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 02/11/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.