José J. Veiga

Escritor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de José J. Veiga

José J. Veiga (1915-1999) foi um escritor brasileiro, um dos mais importantes romancista e contistas de ficção contemporânea.

José J. Veiga nasceu na Fazenda Morro Grande, em Corumbá, Estado de Goiás, no dia 2 de fevereiro de 1915. Em 1926 iniciou o curso ginasial no Liceu da cidade de Goiás. Em 1935 foi para o Rio de Janeiro, onde exerceu as mais diversas funções, trabalhando no comércio, no rádio (como locutor) e na área da propaganda.

Em 1937 matriculou-se na Faculdade Nacional de Direito. Em 1940 ingressou no serviço público federal. Em 1941 concluiu o curso de Direito.

José Veiga permaneceu por cinco anos no serviço público até pedir demissão após receber uma proposta para trabalhar na Inglaterra, como redator e tradutor de programas para o português, na BBC de Londres.

Em 1949, de volta ao Brasil, entrou para o jornalismo, trabalhando inicialmente no jornal O Globo, em seguida na Tribuna da Imprensa, entrando posteriormente na redação da revista Seleções do Reader’s Digest.

Em 1959 publicou contos no suplemento dominical do Jornal do Brasil. Nesse mesmo ano, estreou na literatura com o livro de contos “Os Cavalinhos do Platiplanto”, que recebeu os prêmios Fábio Prado de São Paulo, e o Prêmio Monteiro Lobato como o Melhor Livro do Ano.

A obra, que apresenta uma série de narrativas com personagens do mundo infantil, revelou um autor dos mais originais pela atmosfera mágica e a grande beleza poética com que condiciona suas histórias.

Em 1966 publicou o romance “A Hora dos Ruminantes”, no qual apresenta a história de uma pequena comunidade, que a certa altura se vê invadida por intrusos.

Seguiram-se “A Máquina Extraviada” (1967), “Os Pecados da Tribo” (1976), “À Sombra dos Reis Barbudos” (1972), “A Casa da Serpente” (1989), “O Risonho Cavalo do Príncipe” (1992), entre outros.

José J. Veiga traduziu diversas obras de grandes autores da literatura mundial, entre eles, Ernest Hemingway. Seus livros foram publicados em Portugal, Espanha, México, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra, Noruega e Dinamarca. Em 1997 recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

José J. Veiga faleceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de setembro de 1999.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: