Juan Guaidó
Biografia de Juan Guaidó
Juan Guaidó (1983) é um político que se autodeclarou presidente interino da Venezuela no dia 23 de janeiro de 2019. Ele é um dos maiores opositores do regime de Nicolás Maduro.
Infância
Juan Guaidó nasceu em La Guaira, uma pequena cidade portuária, no berço de uma família de classe média católica.
O pai do político era piloto comercial e a mãe professora. Os pais se divorciaram quando ele ainda era criança.
Formação
O político formou-se em 2007 em engenharia industrial pela Universidade Católica Andrés Bello.
Foi no ambiente universitário que começou a carreira política no movimento estudantil militando especialmente pela liberdade de imprensa. Juan Guaidó foi membro fundador e secretário executivo da Youth for Social Democracy.
O político também cursou um programa de pós graduação em Gestão Pública na mesma instituição, além de ter estudado Administração Pública no Instituto de Estudos Superiores de Administração de Caracas.
Carreira política de Juan Guaidó
Guaidó se aproximou do líder de oposição do regime, Leopoldo López, que acabou por ser condenado em 2015 a 13 anos de prisão por estar a frente de protestos contra o regime de Nicolás Maduro.
Em 2011, Guaidó assumiu o cargo de representante suplente na Assembleia Nacional. Em 2015, ele realizou uma greve de fome com outros opositores do governo.
Ajudou a organizar referendos para a destituição de Maduro, que tomou posse em 2013, após a morte de Hugo Chávez. Todos os referendos foram impedidos de seguir em frente por apoiadores de Maduro.
Em 2017, durante um protesto contra o governo, Guaidó foi atingido por balas de borracha e teve a mão quebrada em confrontos com as forças policiais.
Nas eleições de maio de 2018, só 46% dos eleitores votaram. Maduro foi eleito com 68% dos votos em uma eleição questionada internacionalmente.
O autoproclamado presidente da Venezuela
Em dezembro de 2018, a Assembleia Nacional elegeu Guaidó como líder. No dia 5 de janeiro de 2019, o político assumiu o cargo de presidente da Assembleia Nacional.
No dia 13 de janeiro, Guaidó foi preso por membros do serviço de inteligência, embora tenha sido liberado após uma hora.
Dez dias mais tarde, em 23 de janeiro, Juan Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela. Confira o vídeo abaixo sobre esse momento:
Seu objetivo era implantar um governo de transição para instituir eleições legítimas livres. Após a declaração, mais de cinquenta países legitimaram a fala de Guaidó e o reconheceram como presidente.
O presidente em exercício, Nicolás Maduro, no entanto, acusou seu opositor de cometer um golpe de Estado em parceria com os Estados Unidos.
Vida pessoal
Juan Guaidó é casado com a jornalista Fabiana Rosales desde 2013.

O casal tem uma única filha chamada Miranda, nascida em 2017.
- Nicolás Maduro (1962) é um político venezuelano que preside o país desde 2012...
- Simón Bolívar (1783-1830) foi um líder político e militar venezuelano, chefe...
- Boris Johnson (1964) é um político britânico, atual Primeiro-ministro do Rein...
- Emmanuel Macron (1977) é o presidente da França desde 2017. Eleito com apenas...
- Olaf Scholz Olaf Scholz é um político alemão que atualmente ocupa do cargo de Chanceler d...
- Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro...
- Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
- Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
- Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
- Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...