Julie Andrews

Atriz inglesa

Biografia de Julie Andrews

Julie Andrews (1935) é uma atriz inglesa. Brilhou no cinema no filme A Noviça Rebelde, que recebeu cinco prêmios do Oscar.

Julie Andrews (1935) nasceu Julia Elizabeth Wells, em Walton-on-Thames, Inglaterra, no dia 01 de outubro de 1935. Filha de um professor de trabalhos manuais, Ted Wells, e de uma pianista, Barbara Wells. Aos dois anos começou a estudar dança com a tia, Joan. Quando Julia tinha apenas 4 anos, seus pais se divorciaram e a menina foi morar com a mãe e o padrasto, Ted Andrews, cantor e artista de Vandeville.

Foi Ted Andrews quem descobriu que Julie possuía uma voz que, devidamente trabalhada, iria torná-la famosa em toda Inglaterra. Sendo verificado que sua laringe era completamente desenvolvida já aos sete anos, começou a ter aulas de canto com Madame Lilian Stiles-Allen. Aos nove já integrava, de vez em quando, o número formado por sua mãe e seu padrasto. Deste herdou o sobrenome, Andrews, adotado legalmente, tendo mudado também o prenome para Julie.

Em 23 de outubro de 1947 Julie começou sua carreira profissional cantando árias como "Polonaise" da ópera Mignon. Fez sucesso, sendo convidada para cantar para a família real em 1948. Fez um teste de cinema para a MGM, sendo rejeitada por ser muito magrinha e meio desajeitada. Mas logo Julie seria conhecida como "a mais jovem soprano da Inglaterra", participando de programas de rádio e televisão, assim como em pantomimas (show de variedades inglês com canto, dança e brincadeiras). Ao interpretar Cinderela numa das pantomimas de Natal, em 1953, chamou a atenção da diretora Vida Hope que a achou ideal para interpretar Polly Brown na versão americana do musical "The Boy Friend".

A princípio Julie recusou deixar a Inglaterra por tanto tempo, mas depois acabou aceitando e foi para Nova Iorque estrelar a peça. O musical foi um sucesso e Julie começou a ser convidada a fazer testes para vários musicais, entre eles "My Fair Lady". Conquistou de vez a América ao eternizar o papel de Eliza Doolittle, no ano de 1956. Julie interpretou a florista que se transforma em dama durante dois anos na Broadway e um ano e quatro meses em West End, em Londres, com enorme sucesso.

Em 1960 estrelou "Camelot", ao lado de Richard Burton, ficando um ano e cinco meses na peça. Pouco tempo depois dava à luz a Emma Kate, sua única filha com Tony Walton, seu primeiro marido. Ao vê-la em cena interpretando a rainha Guenevere, em Camelot, Walt Disney encantou-se com Julie. Chamou-a, então, para protagonizar o que seria o seu primeiro filme: "Mary Poppins", pelo qual ganhou o Oscar de melhor atriz do ano de 1964.

Sua interpretação da babá feiticeira ainda é lembrada por muitos, mas seu maior sucesso, com o qual é até hoje identificada foi "A Noviça Rebelde", um grande sucesso de bilheteria na época, quebrando recordes, e conquistando cinco prêmios do Oscar. Julie atuou em alguns filmes entre musicais "Positivamente Millie, A Estrela", dramas "Não Podes Comprar o Meu Amor" e "Hawaii" e suspense "Cortina Rasgada".

Após filmar Darling "Lili, Minha Adorável Espiã", em 1969, casou-se com o diretor, produtor e escritor Blake Edwards, casamento esse que dura até hoje e rendeu vários frutos, entre eles "Semente de Tamarindo", "Mulher Nota Dez", "Vítor ou Vitória?" e "Assim é a Vida". Por sua atuação em Vitor ou Vitoria? Julie recebeu sua terceira indicação ao Oscar e ganhou seu quarto Globo de Ouro. Também foi indicada ao Globo de Ouro como atriz dramática em "Sede de Amar", um de seus melhores desempenhos no cinema.

Em 1995, Julie Andrews fez um retorno triunfal à Broadway com a versão teatral de "Victor/Victoria". Dois anos antes, participou da versão off-Broadway do musical "Putting it Together". Julie é mãe de cinco filhos, sendo dois adotados.

Com o nome de Julie Edwards, escreveu três livros infanto juvenis, "Mandy" (1971), "The Last of the Really Great Wangdoodles" (1974) e "Little Bo" (1999). Quando foi anunciado que Julie Andrews havia perdido a voz, resultado de uma operação mal sucedida, fãs do mundo inteiro ficaram chocados e tristes com a notícia, mas na entrega dos Tony Awards, junto com Carol Burnett, sua grande amiga há quase quarenta anos, Julie mostrou a todos que estava se recuperando.

Após nove anos, desde "Fine Romance", ela filmou seu novo longa-metragem, "Relative Values", ao lado de Colin Firth e de Stephen Fry, entre outros. Baseado na peça de Noel Coward. E outro filme "One Special Night", desta vez para a televisão, onde mais uma vez Julie contracena com James Garner, foi transmitido no final de 1999, nos EUA.

Veja também as biografias de:
  • Princesa Diana (1961-1997) foi Princesa de Gales. Casada com o príncipe Charl...
  • Adele (1988) é uma cantora e compositora inglesa. Seu estilo é a soul-music,...
  • Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou...
  • Kate Middleton (1982) princesa inglesa, esposa do príncipe William da Inglate...
  • Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. Hercule Poirot é um de...
  • Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa, autora do romance Franken...
  • Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiore...
  • Doris Lessing (1919-2013) foi uma escritora inglesa, autora da obra-prima O C...
  • Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70...
  • Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira...

Última atualização: 28/09/2015