Laurie Anderson

Artista norte-americana

Biografia de Laurie Anderson

Laurie Anderson (1947) é uma artista de vanguarda norte-americana, conhecida por cantar letras-cabeças, tocar violinos que ela mesma fabrica e realizar experimentação tecnológica.

Laurie Anderson (1947) nasceu em Glen Ellyn, Illinois, Estados Unidos, no dia 5 de junho de 1947. Graduada em História da Arte e Escultura, tornou-se popular com uma noção de arte como uma espécie de espetáculo circense em que o artista ocupa o centro do picadeiro.

Laurie despontou como estrela da vanguarda nova-iorquina nos anos 70. Seus trabalhos personificam a figura do “artista multimídia”, que faz performances, esculturas, pinta, cria instrumentos, compõe músicas experimentais, toca e filma.

A primeira performance de Laurie Anderson foi uma “sinfonia” de buzinas de automóveis apresentada no fim dos anos 60. Na década de 70, com ajuda de engenheiros, apresentou a “Mesa Fone de Ouvidos”, na qual o visitante apoia os cotovelos sobre a mesa e tapa os ouvidos com as mãos e consegue ouvir uma gravação da voz da artista transmitida por meio da vibração em seus ossos.

No auge de sua fama, em 1981 lançou a música “O Superman”, com uma letra minimalista (O o o o o o o o o... Superman) era tudo o que ela balbuciava. Em 1986 criou o filme-concerto “Home of the Brave”, em que ela vestia um macacão com sensores eletrônicos que lhe permitiam fazer percussão no próprio corpo, era a quintessência da modernidade.

Sua invenção de um papagaio-robô, versão em maior dimensão de uma ideia que ela apresentou pela primeira vez em 1996, “Parrot”, bate as asas, mexe o pescoço e fala ao ser interpelado. Para produzir seu papagaio, a artista contou com a colaboração de engenheiros. A escolha do vocabulário que ele emite mobiliza os neurônios, uma vez que a artista quer transmitir um conceito complexo: “o passarinho espelharia a desordem do pensamento humano”.

Em 2010, Laurie lançou o álbum “Homeland”, que tem entre seus “instrumentistas convidados” a Lolabelle, que é a cadela de Laurie e de seu marido o roqueiro Lou Reed, que garantem é uma exímia pianista. “Quando Lolabelle ficou cega, eu a coloquei nas aulas de piano. Ela se revelou muito centrada, toca no mínimo uma hora por dia”, disse Laurie.

A artista que mantem um ateliê em Nova Iorque, já realizou diversas turnês. Esteve no Brasil entre 2010 e 2011, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde entre outras obras apresentou seu papagaio-robô, obra que para ela pretende ser uma “via de comunicação virtual”.

Veja também as biografias de:
  • Keith Haring (1958-1990) foi um artista gráfico e ativista social norte-ameri...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...
  • Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, uma pioneira da...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...

Última atualização: 27/07/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.