Marquês do Paraná

Estadista e político brasileiro

Biografia de Marquês do Paraná

Marquês do Paraná (1801-1856) foi um estadista e destacado político brasileiro. Foi o primeiro ministro imperial, recebeu os  títulos de Visconde e de Marquês.

Honório Hermeto Carneiro Leão (Marquês do Paraná)  nasceu em Jacuí, em Minas Gerais, no dia 11 de janeiro de 1801. Filho do militar Nicolau Antônio Neto Carneiro Leão e de Joana Severina Augusta, que com a ajuda dos parentes viajou para Coimbra onde se diplomou em Direito em 1825, mesmo ano que retornou ao Brasil.

Em 1826 Honório Hermeto é nomeado juiz de direito em São Sebastião, no litoral paulista. Nesse mesmo ano casa-se com sua prima Maria Helena, com quem viria a ter quatro filhos. Logo depois, estava de volta a corte sendo nomeado pelo imperador Pedro I para o cargo de ouvidor no Rio de Janeiro. Em 1829 foi promovido a desembargador.

Em 1830, Honório Hermeto elegeu-se deputado por Minas Gerais. Aliou-se aos moderados, mas logo rompeu com eles. Em 1832 elaborou um plano em favor de uma constituição mais autoritária. Depois que o padre Antônio Feijó renunciou o cargo de regente, Honório Hermeto foi nomeado Ministro da Justiça, sob o governo da Regência Trina, em 13 de setembro de 1832.

Líder Conservador

Em 1837, aliado a Bernardo Pereira de Vasconcelos, fundou o Partido Conservador e assumiu a função de líder da maioria na Câmara dos Deputados. Lutou para obter por meios constitucionais a maioridade de D. Pedro II. Com esse intuito, em 1840, apresentou um projeto para que na legislatura seguinte fossem autorizados a reformar a carta constitucional, mas logo retirou o projeto, em mais uma de suas atitudes desconcertantes. Pouco depois era decretada a maioridade do imperador de 15 anos.

Primeiro Gabinete

Em 1843, Honório Hermeto foi chamado pelo imperador D. Pedro II para compor o gabinete. Além da presidência ocupou as pastas da Justiça e, interinamente a de Negócios Estrangeiros. Formou um grupo político chamado “partido da Imperatriz”, por ter tido êxito em conseguir unir o imperador com a princesa Teresa Cristina, do reino das Duas Sicílias. Um ano depois, entrou em atrito com o jovem imperador e intempestivamente pediu demissão.

Presidência de Pernambuco

Em 1849, Honório Hermeto foi chamado para ocupar o cargo de presidente da província de Pernambuco com a incumbência de pacificá-la depois de vencida a Revolução Praieira. Para isso, restabeleceu a liberdade de imprensa, transferiu presos de navios para a terra, fez cessar as prisões preventivas e fez voltar os desterrados que estavam em Fernando de Noronha.  Não conseguiu impedir que prosseguissem as guerrilhas nos sertões, e pôs a prêmio a cabeça do líder guerrilheiro Pedro Ivo.

Missão no Rio da Prata

Em 1851, Honório Hermeto cumpriu uma importante missão no rio da Prata para a qual levou como secretário José Maria da Silva Paranhos, futuro Visconde do Rio Branco. Nessa missão, estrutura a política do império contra Rosas. Em julho de 1852 recebeu o título de Visconde.

No ano seguinte, o visconde foi convidado a organizar o gabinete que, formado por liberais e conservadores, foi chamado de “Ministério da Conciliação” (1853-1856), cercado de homens importantes como Caxias, Nabuco de Araújo, Cotegipe e Limpo de Abreu. No plano administrativo, criou as províncias do Amazonas e do Paraná. Em dezembro de 1854 recebeu o título de Marquês do Paraná. Encontrava-se em plena atividade política quando morreu.

Marquês do Paraná faleceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de setembro de 1856.

Veja também as biografias de:
  • Saddam Hussein (1937-2006) foi presidente do Iraque. Governou de 16 de julho...
  • Marquês de Pombal (1699-1782) foi um político e diplomata português. Foi Emba...
  • Alexis de Tocqueville (1805-1859) foi um pensador político e estadista francê...
  • Marquês de La Fayette (1757-1834) foi um general e estadista francês. Ficou...
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi político brasileiro. Eleito presidente do Bras...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político e advogado brasileiro, cuja morte por...

Última atualização: 06/11/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.