Matt Damon

Ator norte-americano

Biografia de Matt Damon

Matt Damon (1970) é um ator, roteirista e produtor norte-americano. Entre seus filmes destacam-se: “Gênio Indomável”, "O Resgate do Soldado Ryan", "Os Infiltrados" e "Perdidos em Marte".

Mattew Paige Damon (1970) nasceu em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 8 de outubro de 1970. Filho de um corretor e de uma professora começou a atuar ainda criança. Com 10 anos se tornou amigo de Bem Affleck, hoje também ator. Durante o ensino médio na Rindge and Latin School participou de várias produções teatrais sob a supervisão de Gerry Spreca, professor de teatro.

Matt Damon iniciou sua carreira artística com 18 anos no filme “Três Mulheres, Três Amores”. Nessa época, ingressou no curso de Letras na Universidade de Harvard, mas não concluiu o curso, levado por uma série de projetos que estaria desenvolvendo em paralelo com o amigo Bem, entre eles, “Código de Honra” (1992), e também o roteiro de “Gênio Indomável” (1997), filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1998 e uma indicação de Melhor Ator.

Em 1999, Matt foi convidado por Steven Spielberg para participar do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, contracenando com Tom Hanks e Vin Diesel, onde interpretou o soldado James Ryan, um paraquedista que atua em um resgate dentro das linhas de combate na França na Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo ano, atuou em “Cartas na Mesa”, ao lado de Edward Norton e John Malkovich, e em “O Talentoso Ripley”, contracenando com a atriz Gwyneth Paltrow.

O talento do ator foi confirmado por sua atuação em diversos filmes de sucesso, entre eles: “Espírito Selvagem” (200), ao lado de Penélope Cruz, “Lendas da Vida” (2000) ao lado de Will Smith e Charlize Theron, “Onze Homens e Um Segredo” (2001), o primeiro da série “Ocean’s Trilogy”. Depois vieram: “Doze Homens e Outro Segredo” (2004) e “Treze Homens e um Novo Segredo” (2007). Em “Identidade Bourne” (2002), o primeiro filme da trilogia, o ator interpretou um assassino com amnésia. Em sequência vieram: “A Supremacia Bourne” (2004) e “O Ultimato Baurne” (2007).

Em meio às gravações das séries, Matt Damon atuou em “Os Irmãos Grimm” (2005) e “Os Infiltrados” (2006), em que atua ao lado de Jack Nicholson, Leonardo Di Caprio, Mark Wahlberg e Martin Sheen. Em 2007, o filme recebeu o Oscar de “Melhor Filme”, “Melhor Diretor” (Martin Scorsese), “Melhor Roteiro Adaptado” e “Melhor Edição”.

Ainda em 2006, Matt Damon atuou em “O Bom Pastor”, com direção de Robert De Niro, que recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Direção de Arte. Em “Zona Verde” (2010), Matt Damon atua e trabalha em parceria com o diretor Paul Greengrans (Os dois já trabalharam juntos em A Supremacia Bourne e em o Ultimato Bourne).

Os mais recentes trabalhos de Matt Damon foram: “Interestelar” (2014), “Perdidos em Marte” (2015), quando interpreta o astronauta Mark Watney. O filme recebeu sete indicações ao Oscar, entre elas, o de Melhor Filme e de Melhor Ator. Por sua atuação, Matt recebeu o “Globo de Ouro de Melhor Ator”, e “Janson Boune” (2016), mais um filme da série Borne.

Veja também as biografias de:
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • James Dean (1931-1955) foi um ator norte-americano. Com três filmes, em pouco...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...
  • Tyrone Power (1914-1958) foi um ator de cinema e teatro, norte-americano...
  • Denzel Washington (1954) é um ator, diretor e produtor norte-americano, um do...

Última atualização: 29/11/2016

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.