Monsenhor Waldir Lopes de Castro

Padre brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Monsenhor Waldir Lopes de Castro

Monsenhor Waldir Lopes de Castro (1931-2001) foi um padre brasileiro.

Monsenhor Waldir Lopes de Castro (1931-2001) nasceu na cidade de Sobral, no Ceará, no dia 20 de fevereiro de 1931. Filho de Victor de Castro Cavalcante e Francisca Elisa Lopes de Castro Cavalcante. Neto, por parte de pai, de José Cavalcante Albuquerque e Maria Fausta de Castro Cavalcante, ambos de Santana do Acaraú, e de José Alcino Lopes Cavalcante e Maria Amélia de Albuquerque Lopes por parte de mãe. Foi batizado na igreja da Sé, em Sobral, no dia 08 de março pelo padre José Gerardo Ferreira Gomes. Recebeu o sacramento da crisma em 1944, sendo seu padrinho Monsenhor Olavo Passos.

Iniciou seus estudos primários com a professora Dona Maroca Paulo, e concluiu no Grupo Escolar Professor Arruda, em Sobral. Ingressou no Seminário Menor de Sobral a 08 de fevereiro de 1944. Concluiu o Seminário Menor no ano de 1950. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior da prainha, em Fortaleza, no percurso de seis anos. Tornou-se clérigo no dia 14 de julho de 1953. Recebeu as duas ordens menores do Leitorato e Acolitato no dia 20 de julho de 1954.

Recebeu o subdiaconato a 23 de outubro de 1955. Recebeu o diaconato no dia 08 de dezembro de 1956 pelo Bispo D. José Tupinabá da Frota, na igreja Catedral de Sobral. Começou a exercer seu ministério sacerdotal, como cooperador do vigário da Paróquia do Patrocínio, Mons. José Osmar Carneiro. Nesse cargo permaneceu, de janeiro de 1957 a março de 1964. No mesmo período foi professor de religião no Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José. No dia 08 de março de 1964 assumiu a paróquia de São Manuel, onde permaneceu até seu falecimento.

Na paróquia, seu trabalho pastoral era bem diversificado, mas demonstrou predileção pela implantação da Catequese Renovada, pelo apoio às Comunidades Eclesiais de Base e pela consciência prática do Dízimo. Sentindo a necessidade do seu apoio à educação escolar, com o apoio dos líderes da cidade, fundou o Centro Educacional São Manuel (CESM), com 1º e 2º graus, de onde foi professor e diretor. Prestou significativo serviço à Diocese no setor das Vocações Sacerdotais, quanto nos anos de 1980 e 1981, assumiu a Direção do Seminário Diocesano São José, de Sobral.

Com a ajuda espontânea de seus paroquianos, construiu a Igreja do Coração de Jesus e reformou o cemitério São Roque. Dedicou-se a reformar a Igreja Matriz e sem que viesse a contemplar o término da obra. Na manhã do dia 22 de dezembro de 2001, no momento em que estava fazendo caminhada na Avenida Deputado Rogério Aguiar, foi acidentado bruscamente, vindo a falecer na Santa Casa da Misericórdia de Sobral, quando se submetia a uma tomografia computadorizada.

Monsenhor Waldir Lopes de Castro faleceu em Sobral, Ceará, no dia 22 de dezembro de 2001.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
« Moisés« Molière«Monsenhor Waldir Lopes de Castro»Monteiro Lobato »Montesquieu »