Moura Cavalcanti

Político brasileiro

Biografia de Moura Cavalcanti

Moura Cavalcanti (1925-1994) foi um político, advogado e administrador brasileiro. Exerceu diversos cargos públicos. Foi Ministro da Agricultura, no governo do presidente Médici. Foi Governador de Pernambuco entre os anos de 1975 e 1979.

José Francisco de Moura Cavalcanti (1925-1994), conhecido como Moura Cavalcanti, nasceu no engenho Cipó Branco, no município de Macaparana, Pernambuco, no dia 20 de outubro de 1925. Filho do coronel João Francisco de Melo Cavalcanti, influente chefe político da região, e de Aurea Moura Cavalcanti, filha de proprietários de terras, ao ficar órfão de pai e mãe, passou a morar com os avós maternos.

Fez seus estudos primários em sua cidade natal e com 10 anos foi levado para o Recife, onde estudou no Colégio Osvaldo Cruz e no Colégio Nóbrega. Ingressou em seguida na Faculdade de Direito do Recife e no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Manuel da Nóbrega. Depois de um ano, abandonou os estudos e voltou para sua propriedade em Macaparana.

Nessa época, conheceu Maria Margarida Krause Gonçalves, apelidada de Suçu, que se tornou sua esposa, indo morar na Fazenda Porteira da Pedra, na Paraíba. Em 1946, ainda com vinte anos, candidatou-se ao cargo de prefeito de Macaparana, pelo partido Social Democrático (PSD). Venceu as eleições para o mandato de 1946 a 1950. No início de 1950, retomou o curso de Direito, formando-se em 1954.

Foi Procurador de Justiça Militar de Pernambuco e Procurador Geral do Instituto da Previdência Social do Estado de Pernambuco (IPSEP) Em 1961, por indicação do general Cordeiro de Farias, o presidente Jânio Quadros, fez Moura Cavalcanti governador do Amapá, para onde foi com uma equipe jovem, pensando criar raízes políticas no território, tratou de combater a família Nunes, que por intermédio dos irmãos Janari e Coraci, coronéis, que controlavam o território. Permaneceu no cargo até a renúncia de Jânio, em agosto do mesmo ano.

Retornando a Pernambuco, engajou-se na ala política que se opunha a Cid Sampaio e em seguida a Miguel Arraes. No primeiro governo após o Golpe de 1964, na administração de Paulo Guerra, exerceu o cargo de Secretário de Administração da Coordenação Política. No governo seguinte, de Nilo Coelho, exerceu a presidência da Comissão do Desenvolvimento do Vale do Siriji.

A partir do governo do general Garrastazu Médici, passou a exercer funções no plano federal. Foi presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre 1970 e 1973. Ocupou o cargo de Ministro da Agricultura e nessa época, criou a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA). Por indicação do presidente Médici, foi nomeado governador de Pernambuco (1975-1979). No governo do Estado, tomou posições muito conservadoras quando se opôs à legalização do Partido Comunista, à abertura democrática com a realização de eleições diretas e à execução de uma reforma agrária mais participativa.

Durante seu governo, destacam-se a construção das barragens de Carpina e do Goitá, a drenagem da calha do rio Capibaribe, a construção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), a criação do Complexo Portuário de Suape e da Ferrovia Transnordestina.

Moura Cavalcanti faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 28 de novembro de 1994.

Veja também as biografias de:
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi político brasileiro. Eleito presidente do Bras...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político brasileiro. Candidato à vice-presiden...
  • Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro. Governador do Estado d...
  • Aécio Neves (1960) é político e economista brasileiro. Foi deputado federal,...
  • Fernando Collor (1949) é um político brasileiro. Foi o primeiro presidente el...

Última atualização: 05/02/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.