Padre Maurício

Compositor brasileiro

Biografia de Padre Maurício

Padre Maurício (1767-1830) foi compositor brasileiro de música sacra.

Padre Maurício (1767-1830) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1767. Músico ainda jovem, demonstrou grande vocação e dedicação pelos estudos, especialmente pela música, aprendendo teoria musical com o maestro Salvador José. Cantava em festas, tocava diversos tipos de instrumentos. Foi compositor de diversas canções sacras.

Foi nomeado Mestre de Capela da antiga Catedral da Sé. A instalação da Corte de D. João VI no Rio de Janeiro cooperou para que novos compositores brasileiros se manifestassem, graças a predileção que o rei tinha por essa arte. José Maurício foi nomeado Mestre da Capela Real pelo monarca que admirava suas canções. Tendo chegado ao Brasil, o compositor português, Marcos Portugal, entusiasmou-se com a obra do músico brasileiro porém, Marcos Portugal viu em José Maurício um forte competidor, inspirando-lhe uma tenaz perseguição. José Maurício não tinha nenhuma vaidade pela vida na Corte. Dedicou-se exclusivamente à música. Marcos Portugal e Padre Maurício, compunham em campos completamente diferentes. Assim o lusitano ficou responsável pela música profana, ao qual foi confiada a direção do Teatro de São João, enquanto Padre Maurício, compositor brasileiro ficou responsável pela música sacra, na Capela Real.

Sua obra quase toda constituída de peças sacras, é impregnada de grande serenidade, revelando influência dos compositores alemães. Suas obras: "Missa em Si Bemol", "Missa de Defuntos", "Magnificat", e a "Missa de Réquiem".

José Maurício Nunes Garcia faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril de 1830.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 17/01/2013