Paris Hilton

Atriz e empresária norte-americana
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Paris Hilton

Paris Hilton (1981) é uma empresária, modelo, atriz, compositora e cantora norte-americana. Atuou em vários vídeos publicitários e protagonizou várias polêmicas, entre elas, a briga com a atriz Lindsay Lohan.

Paris Whitney Hilton nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 17 de fevereiro de 1981. Filha do empresário Richard Howard e da socialite e ex-atriz Kathy Hilton, é bisneta de Conrad Hilton, criador da cadeia de hotéis Hilton.

Paris Hilton estudou na Escola Marywood-Palm, na Dwight School em Nova Iorque e na Canterbury em New Milford, Connecticul, de onde foi expulsa, em 1999, por violar as normas da escola.

Carreira de modelo

Paris começou sua carreira como modelo e desfilou, quando ainda era criança, em eventos de caridade. Na adolescência, assinou importante contrato com a agência de Donald Trump. Posteriormente, apareceu em várias campanhas publicitárias como a da Iceberg Vodk e Guess.

Paris Hilton protagonizou polêmicas quando realizou publicidade para alguns produtos. Uma delas foi quando mostrou sua imagem junto ao Champagne Rich Processo e apareceu nua no anúncio.

A outra foi quando lançou, no Brasil, a cerveja Devassa. O comercial foi suspenso sob a alegação de transmitir conteúdo desrespeitoso às mulheres.

Carreira de atriz

Como atriz, Paris fez a série de Reality Shows da Fox “The Simple Life”, em 2003, juntamente com a atriz Nicole Richie e saiu do programa depois de três meses após brigar com Richie.

Envolveu-se em outra polêmica quando também brigou com a atriz Lindsay Lohan, do filme “Confissões de uma Adolescente em Crise”.

Fez aparições em episódios de “Las Vegas” e “American Dreams”. Atuou também nos filmes, “Wonderland" e “Cat in ihe Hat” (2003).

Carreira de cantora

No mundo musical, Paris criou seu próprio selo de música, a Heireless Records. Através dele, gravou o álbum “Paris” (2006), o que alcançou 4º lugar nas paradas do Canadá e a 6º da Bilboard 200. O single “Stars are Blind” fez grande sucesso, vendendo mais de 02 milhões de cópias.

Em 2013 lançou o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio “Good Time, com a participação do rapper Lil Wayne.

Escritora

Como escritora, Paris Hilton foi destaque com o livro “Confessions of an Heiress: A Tongue-in-Chic Peek behind the Pose” (2004), um livro autobiográfico de aconselhamento, escrito em parceria com Ginsberg. Embora criticado, rendeu-lhe US$100.000.

Em 2005 lançou um diário personalizado, também em parceria com Ginsberg, “Your Heiress Diary: Confess It All To Me”.

Empresária

Paris Hilton é presidente da Paris Hilton Entertainment e Paris Hilton Enterprises, ambas fundadas em 2006 e localizadas em Beverly Hills. As empresas funcionam com o objetivo de administrar a carreira como atriz, cantora e modelo e autora, administrar licenças de produtos e marcas que envolvem seu nome.

Prisão

Em setembro de 2006, Paris Hilton foi presa por dirigir embriagada. Em janeiro, após julgamento, recebeu a sentença de 36 meses em liberdade vigiada, pagou multa de 1 500 dólares e teria que passar por um programa de educação sobre o consumo de álcool.

Nesse período foi detida, pela polícia, dirigindo sem permissão e condenada a cumprir pena em regime fechado na penitenciária de Los Angeles.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Kim Kardashian (1980) é uma socialite, produtora e empresária norte-americana...
  • Kylie Jenner (1997) é uma estrela de reality shows e empresária norte-america...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Grace Kelly (1929-1982) foi uma atriz norte-americana. Recebeu o Globo de Our...
  • Ava Gardner (1922-1990) foi atriz norte-americana. Uma das atrizes mais bonit...
  • Doris Day (1924) foi uma atriz norte-americana que se destacou na fase áurea...
  • Judy Garland (1922-1969) foi atriz norte-americana. Se destacou no personagem...
  • Shirley Temple , (1928-2014) foi uma atriz norte-americana. A mais jovem atriz...
  • Rita Hayworth (1918-1987) foi atriz norte-americana. Brilhou no cinema com o...
  • Glenn Close (1947) é atriz norte-americana. Em 1987 destacou-se no filme Atra...