Sacha Baron Cohen

Ator inglês

Biografia de Sacha Baron Cohen

Sacha Baron Cohen (1971) é um ator e humorista inglês, conhecido por seus personagens Borat, Ali G, Brüno e Aladeen.

Sacha Noam Baron Cohen (1971) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 13 de outubro de 1971. Filho de Gerald Baron Cohen, natural de Londres e de Daniella Naomi, natural de Israel, foi criado na religião judaica. Estudou na St Columba’s College Prep School, em St Albans, Hertfordshire, em seguida ingressou na Haberdashers’ Ashe’s Boys’ School, em Elstree, Hertfordshire. Ingressou no curso de História do Christ’s College, na Cambridge University, concluído com a tese sobre a participação judia no movimento dos direitos civis.

Ainda estudante, fez parte do clube de teatro da universidade e do Habonim Dror, quando atuou em diversas peças. Depois de se graduar, trabalhou como modelo e começou a apresentar alguns programas para a televisão. Entre 1995 e 1996 apresentou o programa “Pump”. Em 1996 apresentou o programa para os jovens, F2F, na Granada Talk TV. Em seguida, frequentou a Ecole Philipe Gaulier, onde fez curso de formação de palhaço.

Em 1998, começou a trabalhar no programa da televisão britânica “The Eleven O’Clock Show”, quando criou o personagem cômico “Ali G”. Em 1999, por seu trabalho, Cohen recebeu o Prêmio British Comedy Award. Em 2000, teve início a série “Da Ali G Show”, um show de sátiras e entrevistas que permaneceu no ar durante três temporadas. Na série, Sacha Baron criou também os personagens “Borat”, um repórter do Cazaquistão e “Brüno”, um exuberante fashionista da Austrália que apresenta um programa de moda.

O trabalho de Cohen e a série foram aclamados pela crítica e pelo público do Reino Unido, recebendo dois prêmios como o Melhor Comediante, e um BAFTA em 2001. Também recebeu o prêmio Royal Television Society Award como o Melhor Comediante, e um Golden Rose de Montreaux.

Em 2002, Sacha Baron Cohen protagonizou o personagem ficcional Ali G, um jovem alienado e barulhento, no filme Ali G Indahouse, uma comédia, que trata da eleição de Ali G para o Parlamento Britânico. Em 2003, o seu programa de televisão foi levado para os Estados Unidos, quando foram filmados episódios exclusivos para o país e exibidos pelo canal HBO. Nesse mesmo ano, a série obteve quatro nomeações para o Prêmio Emmy.

Os personagens “Borat” e “Brüno”, criados por Cohen, também viraram filmes.  Em “Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América” (2006), Cohen protagoniza Borat, um repórter de televisão do Cazaquistão que viaja pelos Estados Unidos, fazendo um suposto “documentário” e demolindo barreiras com piadas antissemitas, raciais e chauvinistas que se sucedem. Em “Brüno” (2009), protagonizou o austríaco ligado à moda, que causa escândalos em cenas de rua ao entrevistar celebridades desavisadas, sempre em busca do estrelato.

Em 2002, protagonizou o tirano Aladeen, no filme “o Ditador”, que ameaçado de morte na República de Wadiya, na África, vai para os Estados Unidos e se apaixona pela ativista Zoey (Anna Faris) ao vê-la disparar impropérios politizados contra um policial de Nova Iorque. Entre ouros filmes, Sacha Baron Cohen atuou em: “Os Miseráveis” (2012), “Tudo por um Furo” (2013) e “Alice Através do Espelho” (2016). 

Veja também as biografias de:
  • Daniel Radcliffe (1989) é um ator inglês que ganhou fama como o bruxo Harry P...
  • Alan Rickman (1946-2016) foi um ator inglês, celebrizado no papel de Severo S...
  • Roger Moore (1927-2017) foi um ator inglês que interpretou o agente secreto 0...
  • Charles Chaplin (1889-1977) foi ator, dançarino, diretor e produtor inglês. F...
  • Robert Pattinson (1986) é ator, modelo e músico inglês. Sua atuação mais conh...
  • David Bowie (1947-2016) é o nome artístico de David Robert Jones, músico, pro...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do empirismo...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Foi gr...

Última atualização: 05/04/2017