Tim Allen

Ator e comediante norte-americano

Biografia de Tim Allen

Tim Allen (1953) é um ator, comediante, dublador, diretor e produtor norte-americano. Tornou-se conhecido por seu papel na série de TV “Home Improvement” e por sua participação nos filmes: “The Santa Clause”, “Toy Story” (voz) e “Galaxy Quest”.

Tim Allen (1953), nome artístico de Timothy Allen Dick, nasceu em Denver, Colorado, Estados Unidos, no dia 13 de junho de 1953. Filho de Gerald Dick, um corretor imobiliário e de Martha Katherine, ficou órfão de pai que faleceu tragicamente em um acidente automobilístico. Dois anos depois, se mudou com a família para Birmingham, Michigan, um subúrbio de Detroit.

Tim Allen foi aluno da Seaholm Hight School, onde tinha aula de teatro e música. Ingressou na Central Michigan University, mas em 1974 transferiu-se para Western Michigan University, onde estagiou na estação de rádio da universidade e em 1976 recebeu o bacharelado em Ciências da Comunicação, se especializando em produção de rádio e televisão.

A carreira de comediante de Tim Allen começou em 1975, que depois de uma aposta com amigos, resolveu participar de uma comédia no Mark Ridley’s Comedy Castel em Royal Oak, um subúrbio de Detroit.  Nessa época, passou a ser reconhecido em Detroit por atuar em comerciais locais de TV e em shows de comédias em canais de TV a cabo.

Tim Allen mudou-se para Los Angeles e passou a se apresentar regularmente no The Comedy Store, fazendo apresentações de stand-up. Em 1978, Tim foi detido em um aeroporto de Michigan, por posse de cocaína. Por entregar o nome de outros traficantes, teve sua pena reduzida. Saiu em liberdade condicional em 12 de junho de 1981, depois de cumprir 2 anos e 4 meses de prisão.

Em 1991, Tim Allen passou a integrar o elenco da série “Home Improvement” produzida pela ABC, que ficou no ar até 1999. Tim Allen atuava como “Tim Taylor”. A série foi um dos maiores sucessos da TV americana na década de 90. Em novembro de 1994, atuou no filme da Disney “The Santa Clause” (Meu Papai é Noel), onde interpreta “Scott”, um pai divorciado que tem a custódia de seu filho. Nesse mesmo ano, lançou o livro “Don’t Stand Too Close to a Naked Man”, que entrou para a lista dos livros mais vendidos do New York Times.

Em 1995, Tim dublou a voz de “Buzz Lightyear”, personagem do desenho animado do filme “Toy Story”, um sucesso de bilheteria. Em 1997, atuou na comédia “Jungle 2 Jungle” (Meu filho das Selvas). Nesse mesmo ano, foi preso em Birmingham, por dirigir embriagado. Foi condenado a 1 ano de prisão, recebendo liberdade condicional, sendo obrigado a se tratar em uma clínica de reabilitação.

Em 1998, Tim voltou a dublar “Buzzy Lightyear” em “Toy Story 2”. Em 1999, atuou em “Galaxy Quest” (Heróis Fora de Órbita), um filme de ficção científica e comédia. Em 2002, voltou a atuar em “The Santa Clause 2”. Em 2004, foi a vez da comédia “Christmas With The Kanks” (Um Natal Muito, Muito Louco), no papel de “Luther Krank”. Em 2006, estrelou em “Zoom” (Zoom: Academia de Super-heróis). Nesse mesmo ano, atuou em “The Shaggy Dog” (Soltando os Cachorros) e em “Santa Clause 3”.

Em dezembro de 2009, Tim Allen iniciou uma turnê para divulgação do filme “Crazy on the Outside” (Enlouquecendo com a Liberdade), quando fez sua estreia como produtor e diretor, que foi lançado em 2010. No ano seguinte, começou sua atuação na série “Last Man Standing”, no papel de “Mike Baxter”, um pai conservador que luta por sua masculinidade em uma casa cheia de mulheres. O personagem teve como base a sua própria vida como pai de duas meninas.

Timm Allen foi casado com Laura Diebel entre 1984 e 1989. Dessa relação nasceu sua filha Katterine (1989). Seu segundo casamento foi em 2006, com a atriz Jane Hajduk com quem teve sua segunda filha Elizabeth, nascida em 2009.

Veja também as biografias de:
  • Jerry Lewis (1926-1917) foi um ator, comediante, roteirista, produtor e diret...
  • Jerry Seinfeld (1954) é um comediante, ator, produtor, diretor e escritor nor...
  • David Letterman (1947) é um apresentador, produtor de televisão e cinema e hu...
  • Chico Anysio (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor bra...
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...

Última atualização: 26/04/2017