11 curiosidades sobre Isaac Newton que você provavelmente não sabe

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

Isaac Newton (1643-1727) é um dos nomes mais importantes na história da ciência mundial. O cientista foi um estudioso em vários campos do conhecimento.

Reconhecido pelas suas grandes contribuições, principalmente na área de exatas, é normalmente associado à "descoberta" da lei da gravidade. 

Selecionamos 11 fatos curiosos sobre o gênio para te ajudar a imaginar como era esse grande homem.

Ilustração retratando Isaac Newton. Crédito: shutterstock
Ilustração retratando Isaac Newton. Crédito: shutterstock

1. Isaac Newton cabia dentro de uma caneca de cerveja

Isaac Newton nasceu prematuro em 4 de janeiro de 1643 em um vilarejo na Inglaterra. Ele nasceu tão pequeno que sua mãe, Hannah Ayscough, chegou a dizer que o bebê cabia dentro de uma caneca de cerveja.

2. Seu nome é uma homenagem

O pequeno Isaac recebeu o mesmo nome de seu pai, que morreu três meses antes de seu nascimento. Foi criado pela mãe até os 3 anos e depois entregue à avó materna.

3. Ele pensou em incendiar a casa

Sua mãe se casou com o reverendo Barnabas Smith quando ele era pequeno. Mas Isaac não gostava do padrasto e tinha mágoa da mãe por abandoná-lo aos cuidados da avó.

Assim, certa vez ameaçou botar fogo na casa da mãe com ela e o padrasto dentro. Essa informação foi encontrada em uma lista de pecados cometidos por ele até os 19 anos.

4. Protagonizou uma famosa disputa e tinha inimizades

Uma das disputas mais conhecidas da ciência foi protagonizada por Isaac Newton e Gottfried Leibniz. Os dois estudiosos entraram em um sério conflito, pois ambos afirmavam serem os descobridores do cálculo infinitesimal.

Muitos anos mais tarde foi confirmado que eles chegaram ao mesmo cálculo de maneiras distintas mais ou menos na mesma época.

5. Newton quase seguiu outra carreira

A mãe de Isaac Newton queria que o filho fosse fazendeiro e tocasse os negócios da família. Mas o jovem não gostava das ocupações na fazenda e preferia estudar.

Assim, com o apoio de outras pessoas da família, pode dar continuidade ao estudo formal e seguir a carreira de cientista.

6. Isaac Newton era virgem?

Com uma personalidade introspectiva e temperamento forte, o cientista nunca se casou ou se envolveu amorosamente. Ele também não demonstrava interesse em se relacionar. Assim, fica a pergunta se Newton teria morrido virgem.

7. A história da maçã: verdade ou mito

É de conhecimento geral que Newton chegou a um momento "eureca" sobre a lei da gravidade depois que uma maça caiu em sua cabeça enquanto descansava embaixo de uma árvore.

Entretanto, a história não aconteceu exatamente dessa forma. Para o estudioso chegasse a essa conclusão foi necessário muito estudo. A história da maça trata-se de um mito, talvez inventado pelo próprio Newton.

8. Ele não era só estudioso de matemática e física

Isaac Newton foi um polímata, ou seja, uma pessoa que se dedicou a muitas áreas do conhecimento.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele também foi teólogo, se debruçando intensamente nos estudos da religião cristã, interpretando profecias e investigando textos bíblicos.

9. Newton e as alucinações

A saúde mental de Newton era bem delicada. O cientista sofria de sérias crises e colapsos mentais e também de alucinações.

Provavelmente o problema era agravado pelo trabalho árduo e isolamento social que se impunha e pelo contato com fortes substâncias químicas como o mercúrio.

Ilustração de Isaac Newton. Crédito: shutterstock
Ilustração de Isaac Newton. Crédito: shutterstock

10. Se envolveu com a política

Entre 1687 a 1690 Newton integrou o parlamento inglês. Entretanto, não era um político ativo, pois se dedicava mesmo aos seus estudos. 

11. Faleceu idoso e seu funeral foi surpreendente

Isaac Newton teve uma vida longa, principalmente pensando na época em que viveu, no final do século XVII e início do XVIII.

Faleceu aos 84 anos em 20 de março de 1727. Seu funeral foi grandioso. Ele foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres, um local reservado para figuras importantes na época. 

Para saber mais sobre o gênio, leia:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.