Edgar Degas

Pintor francês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Edgar Degas

Edgar Degas (1834-1917) foi um pintor impressionista francês, consagrado por suas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e também pelo efeito de movimento retratado em suas obras.

Edgar Degas, nome artístico de Hilaire-Germain-Edgar Degas, nasceu em Paris, França, no dia 19 de julho de 1834. Filho e neto de banqueiros, Degas ficou órfão de mãe com 13 anos de idade.

Revelou uma inclinação precoce para as artes plásticas. Ainda menino acompanhava o pai aos salões do Louvre e visitava as coleções particulares de pintura da classe alta parisiense.

Formação

Em 1845, Degas foi matriculado no Liceu Louis-le-Grand, onde completou o colegial. Dedicado ao desenho e à pintura abriu um estúdio na residência da família.

Apesar do gosto pelas artes, em 1852, ingressou no curso de Direito, seguindo a tradição das famílias burguesas, mas dois anos depois, com permissão do seu pai, abandonou o curso para se dedicar exclusivamente à pintura.

Frequentou o ateliê de Felix Joseph Barrias. Estudou com Louis Lamothe, discípulo de Ingres, e em 1855 conheceu pessoalmente o pintor Jean Auguste Ingres, que o aconselhou a explorar as linhas em suas telas.

Edgar Degas realizou três viagens à Itália, se empenhando no estudo do Renascimento italiano, quando esteve em Roma, Nápoles, Assis e Florença, quando visitou seus tios e primos, os Bellelli, em 1858.

Nesse mesmo ano, ele iniciou a tela A Família Bellelli, quando retratou suas primas, sua tia Laura e seu tio Genaro. A obra só foi concluída em 1867.

Edgar Degas
A Família Bellelli (1867)

Em 1862, Degas retornou à Paris, ano em que conheceu Édouard Manet que o aproximou do grupo de artistas que mais tarde seria conhecido como “Impressionistas”, com quem viria a expor em diversas ocasiões.

Ainda na década de 60, Degas iniciou uma série de retratos, principalmente de músicos que se apresentavam na casa de seu pai. Em uma visita à casa de amigos, na Normandia, começou a se interessar pela pintura de cavalos e passava horas no hipódromo de Longchamp.

Em 1870, quando a França entrou em guerra com a Prússia, Degas alistou-se na Guarda Nacional. Nessa época seus problemas de visão se agravaram, o que o atormentou pelo resto da vida.

De volta à Paris, em 1872, passou a frequentar as apresentações do balé da Ópera de Paris, inclusive os ensaios, época em que iniciou a pintura da série de bailarinas.

Interessado, sobretudo, pelo traço e pelo sentido de movimento, suas imagens são sempre cortadas nas bordas dos quadros, como se fosse uma foto mal enquadrada. São desse período:

Degas
Os Bastidores da Dança (1872)

Degas
Ensaio de Balé (1873)

Em 1874, Degas participou da exposição dos Impressionistas, que embora não tivessem metas declaradas ou manifesto, suas obras compartilhavam algumas técnicas e certos temas, que foram rejeitadas pelo Salão Oficial, mas precisando de sucesso comercial realizaram sua primeira exposição:

Edgar Degas
Aula de Dança (1874)

Degas, diferente dos outros artistas, não era adepto da pintura ao ar livre, preferia produzir no estúdio. Entre os 39 expositores estavam Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne e Camille Pissarro. Degas participou de sete das oito exposições do grupo.

Edgar Degas era um homem tímido o que dificultava sua vida social. Com uma língua ferina recebeu o apelido de urso, animal cuja aproximação era perigosa.

Em 1876 sua obra assumiu um caráter marcadamente social pela influência dos escritos de Émile Zola e Octave Mirbeau. É dessa época O Absinto.

Degas
O Absinto (1876)

Em seu estúdio, mesmo em desordem, poucos tinham permissão para entrar, além dos modelos e marchands. Na década de 80, com a visão bastante comprometida, sua pintura passou a ter menos detalhes e trabalhava mais com o tom pastel.

Em 1881 expôs sua primeira escultura, representando uma pequena bailarina. Produziu uma série de 73 bailarinas em bronze. Produziu também os 10 famosos pastéis da série de nus femininos, que foram expostos o 8.º Salão dos Independentes em 1886.

Em 1912, quase cego e com a saúde debilitada, viu seu estúdio, que ocupou durante 23 anos, ser expropriado. Apesar de suas telas terem atingido altos preços em um leilão, Degas se ressentia pela falta de dinheiro. Depressivo, passou seus últimos dias na solidão, ou na companhia de poucos amigos.

Edgar Degas faleceu em Paris, França, no dia 27 de setembro de 1917.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês, considerado um dos mais impor...
  • Henri Matisse (1869-1954) foi um pintor desenhista, gravurista e escultor fra...
  • Paul Gauguin (1848-1903) foi um importante pintor francês, um dos maiores rep...
  • Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra r...
  • Auguste Renoir (1841-1919) foi um dos mais importantes pintores do Impression...
  • Georges Braque (1882-1963) foi um pintor francês. Junto com Pablo Picasso deu...
  • Édouard Manet (1832-1883) foi um pintor francês do século XIX. Muitas vezes r...
  • Gustave Courbet (1819-1877) foi um pintor francês, um dos pioneiros da pintur...
  • Toulouse-Lautrec (1864-1901) foi um pintor pós-impressionista e desenhista fr...
  • Eugéne Delacroix Eugène Delacroix (1798-1863) foi um dos maiores pintores românticos franceses...