Camille Pissarro

Pintor francês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Camille Pissarro

Camille Pissarro (1830-1903) foi um pintor francês um dos líderes do Movimento Impressionista, o único pintor a participar das oito exposições independentes realizadas pelo grupo em Paris.

Pissarro professava opiniões socialistas e se interessava pelo destino do povo. Pintou, junto com suas célebres paisagens de Paris, cenas de camponeses.

Jacob Abraham Camille Pissarro nasceu em St. Thomas, nas Ilhas Virgens, antiga colônia dinamarquesa no Caribe, no dia 10 de julho de 1830. Era filho de Abraham Gabriel Pissarro, um judeu português e de Rachel Manzano Pomie, natural da República Dominicana.

Com 12 anos, Pissarro foi estudar em um internato em Paris. De volta à terra natal passou a cuidar do comércio da família e no tempo livre se dedicava à pintura.

Em 1849 conheceu o pintor dinamarquês Fritz Melbye, que foi nomeado para realizar um estudo da fauna e da flora da Venezuela. Convidado por Melbye, passou dois anos viajando em uma expedição que atravessou o país. Retornou à capital francesa com vários esboços, em 1852.

Encorajado pelo pintor Corot, Pissarro dedicou-se à pintura de paisagens. Estudou na Escola de Belas Artes e na Academia Suíça. Tornou-se amigo de Claude Monet, Guillaumin e Paul Cézanne. É dessa época a obra Duas Mulheres à Beira do Lago:

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Duas Mulheres à Beira do Lago (1856)

Como aluno de Jean-Baptiste-Corot, Pissarro foi classificado no catálogo para as exposições do Salão de Paris, em 1859, com a obra Paisagem em Montmorency:

Camille Pissarro
Paisagem em Montmorency (1859)

Camile Pissarro aderiu ao Impressionismo e em 1863 participou do Salão dos Recusados. Em busca de novas paisagens mudou-se para Pontoise, na região rural do norte da França. É dessa época a tela:

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L' Hermitage at Pontoise (1867)

Em 1869, Pissarro foi morar em Louveciennes, na margem do rio Sena. Em 1870, durante a guerra franco-prussiana, se refugiou em Londres. Doze pinturas a óleo datam desse período em Londres, entre elas, Landscape Near Louveci e Lower Norwood:

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Landscape Near Louveci (1870)

Camillo Pissarro
Lower Norwood (1871)

Ao voltar para a França, Pissarro instalou-se me Pontoise. Participou de um grupo de artistas sem definição que passou a produzir quadros acabados ao ar livre, resultando em telas menores e pessoais. Por essa época, trabalhou junto com Cézanne.

Para representar a luz do Sol na água, usavam pinceladas rápidas e “interrompidas”, em vez de serem modeladas suavemente. As cores dos objetos eram modificadas pelo ambiente e foram introduzidos reflexos coloridos nas sombras. São dessa época as telas:

Camille Pissarro
Bank of the Oise Nera Pontoise (1873)
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The River Oise Near Pontoise (1873)

Em 1874, rejeitados pelo Salão e precisando de sucesso comercial, o grupo formado por cerca de 30 artistas, entre eles, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley e Pissarro realizou sua primeira exposição independente.

O entusiasmo de Pissarro o levou a ser um dos principais incentivadores da exposição realizada no estúdio do fotógrafo Nadar. Alguns dias depois, o crítico Louis Leroy falou de “impressionistas” se referindo ao quadro de Monet - Impressões, Nascer do Sol, que segundo ele, retratavam a impressão de uma cena e não a realidade.

Camile Pissarro
Impressões, Nascer do Sol (1872)

A expressão, acabou dando nome ao movimento. Camille Pissarro e Degas foram os únicos pintores a participar das oito exposições do grupo. Entre as obras desse período destacam-se:

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Study at Pontoise (1778)
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Reaping the Reward (1881)

Na época da última exposição, em 1886, o gênero havia mudado profundamente com a inclusão de artistas como Paul Gauguin, Georges Seurat e Paul Signac, cujas contribuições nem sempre eram admiradas por alguns artistas mais antigos.

Pissarro exibiu telas usando a mais nova técnica “pontilhista”, com o uso de cores puras aplicadas em pontos tão pequenos que se fundiam e formavam um tom intermediário quando vistos a uma distância apropriada. O uso dessa técnica levou os artistas a serem chamados de “Neo-Impressionistas”.

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Le Récolte des Foins, Éragny (1887)

A partir de 1890, Pissarro abandonou gradualmente o “Neo-Impressionismo”, passando a captar melhor as sensações da natureza explorando os efeitos da luz

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Por do Sol em Éragny (1890)

Desde 1895, uma doença ocular obrigou Pissarro a trabalhar em ambientes fechados. Suas últimas obras foram paisagens urbanas de Paris e Rouen, realizadas através de janelas:

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The Boulevard Montmartre at Night (1897)

Camille Pissarro
The Boulevard Montmartre (1897)

Camille Pissarro realizou seu trabalho usando as mais diversas técnicas, desde o óleo, a aquarela, a litografia e a água-forte. Suas telas formam um brilhante conjunto de paisagens tanto rural quanto urbana. Sua obra se caracterizou por uma paleta de cores suaves e pela firmeza com que consegue captar a natureza e os efeitos de luz e sombra embora não se veja os detalhes daquilo que está sendo retratado.

Camille Pissarro faleceu em Paris, França, no dia 13 de novembro de 1903.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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