Romero Britto

Pintor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Romero Britto

Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro, Radicado em Miami, nos EUA, ficou famoso por sua arte pop de estilo alegre e colorida. É um dos artistas brasileiros mais bem sucedidos e prestigiados no exterior. 

Infância e juventude

Romero Francisco da Silva Britto nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Começou a pintar com oito anos e seus cadernos escolares estavam sempre repletos de pinturas.

Desde criança ele colecionava selos e se encantava com o colorido das estampas. Desejava viajar e conhecer o mundo. Estava sempre lendo, pintando e copiando obras de grandes artistas.

Na adolescência, Romero Britto fez amizade com os filhos de um diplomata que era Consul em Londres, o que lhe despertou a vontade de seguir carreira no Itamaraty e conhecer o mundo..

Aos 14 anos, ele realizou sua primeira exposição e vendeu um quadro para a Organização dos Estados Americanos.

Com 17 anos foi aprovado no vestibular e ingressou no curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Antes de completar o segundo ano, trancou o curso e decidiu viajar.

Romero Britto foi para a Europa, onde ficou na casa de famílias conhecidas e lá permaneceu durante um ano. Nesse período, Romero visitou museus, pintou e exibiu seus trabalhos nas cidades de Londres, Madri e Berlim.

Quando voltou ao Brasil o artista retomou os estudos, mas percebeu que, para ele, a pintura era mais importante do que a carreira diplomática.

Início da carreira

Depois de abandonar a faculdade de Direito, Romero Brito resolveu viajar para Miami, Estados Unidos, onde trabalhou em lanchonete, foi ajudante de jardineiro e caixa de loja. 

Romero Britto fez muitas amizades em Miami e depois de três anos casou-se com a americana Cheryl Ann, com quem teve um filho, Brendan Brito.

Romero se estabeleceu definitivamente em Miami e enquanto procurava uma galeria para expor sua obra, passou a mostrar seus quadros nas calçadas de Coconut Grove, bairro sofisticado de Miami.

As obras de Romero chamaram a atenção de Berenice Steiner, marchand que convidou o artista para expor seus trabalhos na Gallery Steiner. Esse foi o ponto de partida para sua carreira de sucesso.

Em 1989, Romero Britto foi convidado para fazer a campanha publicitária da Absolut Vodca que procurava um artista menos conhecido do que a bebida, uma vez que a empresa já tinha investido em artistas famosos como Andy Warhol, Kenny Schart, entre outros.

A obra que Romero Britto produziu para a publicidade da Absolut Vodca fez grande sucesso e chamou a atenção da mídia internacional:

Romero Britto
Absolut Vodka

Para expor seus trabalhos, Romero Britto passou a dividir um espaço com uma loja de móveis. Em seguida, abriu seu primeiro estúdio no Mayfair Shops, em Coconut Grove, onde permaneceu por 6 anos.

Com o sucesso da propaganda da Absolut, Romero foi convidado para fazer a campanha publicitária de grandes empresas, como a Pepsi Cola, IBM, Disney, entre outras.

Romero Britto
Disney

A fama do artista plástico foi muito rápida e em menos de cinco anos já tinha obras expostas em várias galerias ao redor do mundo.

Em 2005, Romero Brito foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida. Em 2006, foi homenageado com a Medalha Joaquim Nabuco pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em 2007, Romero elaborou e pintou uma pirâmide com a altura similar a um prédio de quatro andares que foi instalada no Hyde Park, em Londres, para a abertura da Exposição Tutankamon e a Era Dourada dos Faraós.

Romero Britto
Pirâmide

Em 2009, o artista foi o contratado para elaborar os desenhos das fantasias e adereços dos componentes do Cirque du Soleil para a abertura do Super Bowl, o maior evento esportivo dos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira, Romero Britto retratou diversas personalidades, entre elas, Michael Jackson, Shakira, Elton John, Hillary Clinton, Obama e Michelle e a princesa Diana.

Romero Britto
Diana

As telas e esculturas de Romero Britto estão presentes em diversas galerias espalhadas por vários países, em aeroportos, museus etc. Sua arte também figura em inúmeros produtos licenciados, como roupa, móveis, malas, relógios etc.

A Fundação Romero Britto arrecada fundos para diversas entidades filantrópicas. O artista possui duas galerias, uma em Miami e outra em São Paulo.

Características da obra de Romero Britto

A obra de Romero Britto recebeu influência da Pop Art sendo representada por cores fortes e vibrantes, marcadas por linhas pretas que demarcam seus desenhos.

 As formas geométricas de seus quadros refletem o estilo do movimento cubista, onde as figuras se misturam em um só plano.

Obras de Romero Britto

Romero Britto
Mona Cat
Romero Britto
I Love Paris
Romero Britto
Carmem Miranda

Romero Britto
Happy Cat
Romero Britto
Garden
Romero Britto
Bear - Berlim

Quer saber mais sobre o artista? Confira os artigos

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: