Walt Disney

Empresário norte-americano

Biografia de Walt Disney

Walt Disney (1901-1966) foi um empresário norte-americano. Fundou junto com o irmão Roy Disney, a Walt Disney Company. Criou o maior estúdio de animação de Hollywood, e os parques temáticos da Disney, na Califórnia, na Flórida, na França, no Japão e em Hong Kong.

Walt Disney (1901-1966) nasceu em Chicago, Estados Unidos, no dia 5 de dezembro de 1901. Filho do empreiteiro Elias Disney e da professora Flora Call Disney. Com 7 anos já revelava talento para o desenho. Com 14 anos ingressou no Kansas City Art Institute. Com 16 anos, entrou para a Cruz Vermelha, onde era motorista de ambulância. Com 18 anos retornou para Kansas City e iniciou a carreira de cartunista de propaganda e depois passou a produzir filmes publicitários.

Em 1923, deixou Kansas City e partiu para Hollywood, levando um filme feito com a técnica de desenho animado e atores reais. Seu filme já era exibido nos cinemas, antes do filme principal. Junto com o irmão montou uma produtora e ofereceu seus filmes à distribuidora M. J. Winkler. Produziu "Alice" e em seguida "O Coelho Oswald".

Em 1925, casou-se com Lillian Bounds, uma de suas primeiras funcionárias. Em 1927 criou o ratinho, que foi batizado por sua esposa, com o nome de "Mickey Mouse", que se tornaria um dos maiores sucessos de sua produtora. Nessa época surgia o filme sonoro e anos depois o filme colorido. Em 1928, lançou Steamboat Willie, seu primeiro desenho com som.

Em 1929, Walt Disney criou os personagens "Pato Donald", o "Pateta" e o "Pluto", para contracenar com o "Mickey Mouse". Em 1932, recebeu seu primeiro Oscar, com o filme "Flowers and Trees". Em 1939, lançou o primeiro longa-metragem animado, "Branca de Neve e os Sete Anões", que foi sucesso de bilheteria e deu a seu autor o segundo Oscar. Outros longas foram criados, entre eles, "Pinóquio", "Fantasia" e "Bambi".

Durante a II Guerra Mundial, Walt Disney colaborou com as Forças Armadas, produzindo desenhos animados para treinamento dos soldados. Com o fim da guerra, sem recursos, resolveu prosseguir e criou "Cinderela", que lhe rendeu uma fortuna. Seus estúdios produziram vários filmes, incluindo longas e filmes para televisão.

Em 1955, Walt Disney inaugurou o parque da Disneylândia, na Califórnia. Em 1961, fundou o Instituto de Artes da Califórnia, escola profissionalizante de nível universitário, localizada em Valência, a noroeste do centro de Los Angeles.

Walt Elias Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, Califórnia. Seu corpo foi cremado e suas cinzas estão no Forest Lawn Memorial Park, Glendale. Morreu antes da inauguração do parque Walt Disney World, na Flórida, que foi inaugurado em 1971.

Veja também as biografias de:
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Donald Trump (1946) ) é um empresário norte-americano e o atual presidente do...
  • Paul Allen (1953) é um empresário norte-americano, cofundador da Microsoft, j...
  • Henry Ford HenryFord (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford M...
  • Warren Buffett (1930) é um investidor e empresário norte-americano, um dos ma...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Cri...
  • João Doria Júnior (1957) é um empresário brasileiro. Presidente do Grupo Dori...
  • Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) foi um empresário, industrial e engenhe...
  • Eike Batista (1956) é um empresário brasileiro. Foi o homem mais rico do Bras...

Última atualização: 26/12/2014