O pintor Romero Britto é um dos artistas mais prestigiados do mundo, principalmente nos Estados Unidos, onde radicou-se há 30 anos. 

Sua história começa em Recife, no Pernambuco, onde nasceu. Desde criança se interessava por arte, copiando livros de mestres como Toulouse-Lautrec para desenvolver seu talento. Neste artigo, selecionamos os fatos e obras mais marcantes de sua vida. 

A vida de Romero Britto antes da fama 

Romero Britto

O primeiro quadro vendido pelo pintor foi ainda na adolescência, por volta dos 15 anos, em uma exposição realizada na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Brasília. Até então, ele não seguia uma carreira profissional.

De origem humilde, estudou em escolas públicas e, através de uma bolsa de curso pré-vestibular, conseguiu ingressar no curso de direito da Universidade Católica de Pernambuco, que não chegou a concluir.  

O primeiro contato com o cânone artístico 

Quando tinha 23 anos e ainda estudava Direito, Romero Britto teve a chance de viajar à Europa, tendo contato pela primeira vez com mestres da pintura como Matisse e Picasso, que viriam a influenciar o seu estilo. 

Ao voltar para o Brasil, estava mais decidido a seguir a carreira artística e, depois de uma visita a um amigo em Miami, nos EUA, decidiu imigrar para o país. 

O primeiro sucesso de Romero Britto no EUA: Abolut Britto 

Em 1988, Britto tinha 25 anos, era recém-chegado no EUA e estava encantado com a cena artística de Miami. Foi quando conheceu o pop art de Andy Warhol e Keith Haring, também muito marcantes para a sua carreira. 

Romero trabalhou por um tempo como atendente, caixa e outros serviços secundários, até que conseguiu parcerias com lojas de móveis para expor suas artes, e assim montou o seu primeiro estúdio, no famoso Mayfair Shops, em Coconut Grove.

Um ano depois, foi descoberto pelo presidente da empresa de vodca sueca Absolut, que o convidou para assinar ilustrações para uma campanha publicitária da marca ao lado de seus ídolos, Warhol, Haring e outros. 

Quadros Absolut Vodka
Artes de Romero Britto para a Absolut Vodka
Embalagem de vodka ilustrada por Romero Britto
Embalagem de Absolut Vodka ilustrada por Romero Britto 

Romero Britto e a publicidade 

A partir dessa primeira campanha, a carreira do pintor deslanchou. A linguagem colorida, cores vivas, formas geométricas de fácil entendimento e traços descontraídos conquistaram outras empresas, que passaram a contratá-lo para projetos especiais. Foi o caso da Audi, Disney, Pepsi Cola, Grand Manier, IBM, entre outras. 

'Mickeys Day' arte por Romero Britto
Personagens da Disney ilustrados por Romero Britto
arte da pepsi romero britto
Arte desenvolvida para a Pepsi, por Romero Britto 

Romero Britto e suas obras prestigiadas por celebridades 

Com o tempo Romero Britto, agora já casado e com um filho, foi fazendo amizades no mundo das celebridades americanas, e passou a criar sob encomenda para nomes de peso como Madonna, Gisele Bündchen, e líderes de estado como Bill Clinton, o Príncipe Charles e a ex-presidente Dilma Rousseff. 

Madonna por Romero Britto
Madonna, por Romero Britto 
Em visita à ex-presidente Dilma Rousseff, para entrega do quadro
Em visita à ex-presidente Dilma Rousseff, para entrega do quadro personalizado 

Abaixo, em 2002, quando foi convidado para produzir a capa de um single What More Can I Give, de Michael Jackson, criado em benefício das famílias das vítimas do atentado de 11 de Setembro aos Estados Unidos. 

Romero Britto com Michael Jackson no lançamento da capa de um single beneficiente
Romero Britto com Michael Jackson no lançamento da capa de um single beneficente (2002) 

A pirâmide de sucessos das obras de Romero Brito 

Nomeado em 2005 embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush, a trajetória de Romero passou a acumular sucessos. 

Em 2007, como parte da exposição "Tutankhamon e a Era de Ouro dos Faraós", ele inaugurou uma pirâmide de treze metros de altura no Hyde Park, em Londres, a maior obra de arte já instalada no Parque Real.

Romero Britto e a pirâmide no Hyde Park
Romero Britto e a pirâmide no Hyde Park

No ano de 2008, criou uma série limitada de selos postais intitulados "Esportes para a paz", a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU),  em comemoração às Olimpíadas de Pequim.

Em 2009, produziu em conjunto com o Cirque du Soleil a abertura do Super Bowl XLI, principal campeonato esportístico americano, televisionado para milhões de pessoas no mundo.

Romero Britto assina produção da abertura do Super Bowl
Romero Britto assina produção da abertura do Super Bowl XLI

Romero Britto: as obras mais famosas do artista 

Com exposições em galerias e museus em mais de 100 países diferentes, presente em vários aeroportos internacionais, como o de Berlim e John F. Kennedy, em Miami, não resta dúvida sobre o sucesso de Britto. 

Não há exatamente uma peça que seja reconhecida como a obra-prima do pintor, pois seu estilo é realmente aplicado repetidamente em diferentes suportes. O que, inclusive, é uma característica marcante da sua arte. 

As cores vibrantes, traços geométricos, as formas assimétricas e chapadas, o tom lúdico das suas pinturas são algumas das características recorrentes nas obras de Romero Britto. Os gatos e pessoas sempre sorridentes são, segundo o próprio, uma forma de transmitir alegria por meio de seu trabalho. 

Monacat, por Romero Britto
Monacat, por Romero Britto
'Garden' (2000), por Romero Britto
"Garden" (2000), por Romero Britto

A consagração da carreira de Romero Britto 

Não é possível separar as obras de Romero Britto em fases, pois seu estilo é impresso em suas criações desde o começo da mesma forma, mas o que é possível afirmar, sem dúvida, é que, apesar das críticas às suas características repetitivas, o pintor é muito prestigiado, principalmente no exterior. 

Ele foi o artista oficial da Copa do Mundo de 2010, embaixador na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e carregou uma tocha olímpica honorária para os jogos do Rio 2016. Em 2012, foi tema do desfile da Escola de Samba do Rio de Janeiro Renascer de Jacarepaguá. Possui galeria em Miami e em São Paulo, onde expõe e vende quadros, mobiliários e outra porção de objetos personalizados com a sua arte. 

Romero Britto e seu painel criado para a Copa do Mundo de 2014 (Brasil)
Romero Britto e seu painel criado para a Copa do Mundo de 2014 (Brasil) 

Chamado de "Pop Art Brasileiro", Romero Britto continua em plena atuação, sendo um dos artistas plásticos brasileiros mais bem sucedidos da história. 

Quer saber mais sobre o artista? Não deixe de ler a sua biografia completa

Achamos que você também pode gostar de: