John Rockefeller

Empresário norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de John Rockefeller

John Rockefeller (1839-1937) foi um magnata norte-americano que deu início a uma célebre e poderosa dinastia de magnatas da família Rockefeller. Fundou em 1870 a indústria petrolífera Standard Oil Company, que dominou o mercado nos Estados Unidos por mais de um século.

John Davison Rockefeller nasceu em Richford, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de julho de 1839. Seu pai, Wilham Avery Rockefeller, foi lenhador e depois caixeiro viajante que se identificava como “médico botânico” vendendo elixir. Sua mãe, Elza Davison, era uma batista devota.

Em decorrência das constantes ausências do pai, John, o segundo filho do casal, foi criado pela mãe em meio a cinco irmãos: Lucy, William Jr., Mary e os gêmeos Franklin e Francis.

A família de John mudava de residência com frequência. Quando ainda era menino, John morou em Moravia e em 1851 em Owego, onde frequentou a Owego Academy. Em 1853, foi morar em Strongsville, Ohio, perto de Cleveland, onde frequentou a Central High School.

Depois de sair da Central High School, John fez um curso básico de contabilidade por semanas no Folsom Mercantile College. Em setembro de 1855 começou a trabalhar como auxiliar de escritório em uma firma de produtos agrícolas.

Em 1859, com 20 anos, John Rockefeller se associou a Maurice B. Clark e estabeleceu uma pequena empresa que negociava feno, grãos, carnes e outros produtos, época em que começou a ganhar muito dinheiro.

O início dos negócios

Em 1863, percebendo o potencial comercial na produção de petróleo no Oeste da Pensilvânia, Rockefeller e os irmãos Clark compraram uma refinaria de petróleo e criaram a “Clark & Rockefeller", na área industrial de Cleveland. Dois anos  depois ela já era a maior refinaria da região.

Em fevereiro de 1865, Rockefeller comprou as ações dos irmãos Clark e junto com o químico Samuel Andrews, estabeleceu a “Rockefeller & Andrews.”

Em 1866, seu irmão William Rockefeller comprou uma refinaria em Cleveland e John tornou-se seu parceiro.

Em 1867, Henry Flagler tornou-se sócio da indústria e a “Rockefeller, Andrews & Flagler” foi fundada. Em 1868, a empresa possuía duas refinarias e uma subsidiária de Marketing em Nova Iorque.

A Standard Oil Company e a fortuna

A Standard Oil Company começou em Ohio, em 1870, com a parceria de John e Willian Rockefeller, Flagler, Andrews e outros sócios.

A Standard Oil logo dominou o mercado de petróleo e começou a comprar as ações de seus concorrentes. Em 1872 controlava quase todas as refinarias em Cleveland.

A indústria desenvolveu cerca de 300 produtos à base de petróleo. No final da década de 70 a Standard refinava mais de 90% do petróleo dos Estados Unidos. John já era um milionário.

Nove pessoas, incluindo Rockefeller, comandavam 41 companhias. Seu vasto império contava com 20 mil poços, 4 mil quilômetros de gasodutos, 5 mil vagões tanque e mais de 100 mil funcionários.

Em 1882, Rockefeller fundou a Standard Oil Trust, a primeira empresa de Trust do mundo. A Standard Oil Company tornou-se um monopólio tão poderoso que em 1890, alguns estados industrializados adotaram a lei antitruste aprovada pelo Congresso dos EU.

Para fugir da justiça, Rockefeller foi obrigado a dissolver o Trust e transferir suas propriedades para empresas em outros estados, com diretorias interligadas, onde os nove diretores controlavam as operações das afiliadas, tudo sob sua presidência, como o maior acionista.

Em 1899, as empresas foram reunidas novamente em uma Holding, a Standard Oil Company de New Jersey, que existiu até 1911, quando a Suprema Corte dos EUA declarou que ela violava a lei Antitrust.

A empresa foi dividida em 34 novas empresas, entre elas a Standart de Indiana (atual parte da BP), a Standard da Califórnia (Chevron), a Standard de New Jersey (atual parte da ExxonMobil), Standard de Nova Iorque (ExxonMobil) e a Standard de Ohio (BP).

As empresas de Rockefeller se expandiram pelo mundo, no Brasil, era conhecida com o nome de “Esso Brasileira de Petróleo”. A empresa ficou conhecida por patrocinar um famoso telejornal o “Repórter Esso”, nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

As ações de cada empresa triplicaram de valor em seus primeiros anos e Rockefeller se tornou o primeiro bilionário do país, com uma fortuna que valia quase 2% da economia nacional.

Filantropia

Com uma grande fortuna acumulada, Rockefeller passou a se dedicar à filantropia, doando milhões de dólares com objetivos culturais e beneficentes tanto nos EUA como no exterior.

Junto com seu filho, John Davison Jr., ele fundou a Universidade de Chicago, o Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas (hoje Universidade Rockefeller de Nova Iorque), a Central Philippine University ,as Filipinas e a Fundação Rockefeller (1913).

Criou também o Memorial Laura Spelman Rockefeller (1918), absolvido posteriormente pela Fundação Rockefeller, em 1929.

Ao morrer, John deixou metade de sua fortuna de 150 milhões de dólares ao Rockefeller Brothers Fund, criado em 1940, ao qual dera anteriormente 58 milhões

Casamento e filhos

John Rockefeller casou-se com Laura Celestia Spelman Rockefeller. O casal teve 4 filhas e um filho, John Davison Rockefeller Jr.

John Rockefeller Jr. Casou-se duas vezes e teve cinco filhos, entre eles, John Davison III, o herdeiro da sociedade.

Nelson Alldrich Rockefeller, o segundo filho de Rockefeller Jr. Foi governador de Nova Iorque entre 1959 e 1973. Foi vice-presidente dos Estados Unidos entre 1974 e 1977, na gestão de Gerald Ford.

John Rockefeller, o líder do clã passou grande parte dos seus últimos 40 anos de sua vida, em Kykuit, sua propriedade no condado de Westchester, Nova Iorque.

Morte

John Rockefeller faleceu em Ormond Beach, Flórida, no dia 23 de maio de 1937, em decorrência da um ataque cardíaco. Foi sepultado no Lake View Cemetery, em Cleveland.

Frases de John Rockefeller

  • “Ganhe tudo que possa, economize tudo que possa e dê tudo que possa.”
  • “Uma amizade criada nos negócios é melhor do que negócios criados na amizade.”
  • “Sempre procurei transformar os desastres em oportunidades.”
  • “Eu acredito que cada direito implica em uma responsabilidade, cada oportunidade em uma obrigação; e cada posse, um tributo.”
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Donald Trump (1946) ) é um empresário norte-americano e 45º presidente dos Es...
  • Paul Allen (1953-2018) foi um empresário norte-americano, cofundador da Micro...
  • Marcus Lemonis (1973) é um empresário norte-americano, nascido no Líbano, don...
  • Henry Ford HenryFord (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford M...
  • Warren Buffett (1930) é um investidor e empresário norte-americano, um dos ma...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Cri...
  • João Doria Júnior (1957) é um empresário brasileiro. Presidente do Grupo Dori...