Príncipe Harry

Duque de Sussex
Por Dilva Frazão

Biografia de Príncipe Harry

Príncipe Harry (1984), Duque de Sussex, é o filho mais novo do Príncipe Charles e neto da rainha Elizabeth II da Inglaterra. É irmão do príncipe William. Em janeiro de 2020, Harry e sua esposa Meghan Markle decidiram abdicar dos privilégios que tinham como membros reais e, não mais usar seus títulos de Sua Alteza Real.

Henry Charles Albert David, conhecido como príncipe Harry, nasceu em Paddington, Londres, no dia 15 de setembro de 1984. É o segundo filho do príncipe Charles e da princesa Diana (1961-1997). É irmão do príncipe William e neto da Rainha Elizabeth I e de Philip Mauntbatten, Duque de Edimburgo.

Quando criança residia com seus pais no Palácio de Kensington e costumava passar os finais de semana em Highgrove House, a propriedade da família em Gloucestershire.

Formação

O príncipe Harry frequentou a escola maternal a Mrs. Mynor’s Mursey Scoll, no bairro de Notting Hill em Londres. Em 1989 ingressou na Wetherby School, em Kensington, Londres, onde seu irmão já estudava.

Harry

Em 1992 ele foi matriculado na Ludgrove School, uma escola preparatória, em Berkshire. Depois de aprovado no exame de admissão, em 1998, ele ingressou no Elton College, uma das mais prestigiosas escolas da Inglaterra.

Depois de se formar, em 2003, o príncipe Harry passou algum tempo viajando pela Austrália, onde trabalhou em uma fazenda de gado, esteve na Argentina e trabalhou em um orfanato em Losoto na África.

Em vez de ir para uma universidade, em maio de 2005, o príncipe Harry ingressou na Royal Military Academy Sandhurst. Em abril de 2006, ingressou no Blues and Royals, um segmento da Household Cavalry do Exército Britânico.

Em 2007, Harry começou a cumprir uma missão secreta de dois meses na província de Lelmond no Afeganistão.  Em maio de 2008 foi promovido segundo-tenente.

Ainda em 2008, o segundo-tenente Wales recebeu junto com outros 159 militares de seu regimento uma medalha por sua missão na Guerra do Afeganistão.

Entre 2012 e 2013, Harry esteve novamente no Afeganistão onde serviu como piloto de helicóptero. Em 2015 Harry, que já havia alcançado o posto de capitão, deixou o serviço militar.

Separação de seus pais - Charles e Diana

No dia 9 de dezembro de 1992 foi confirmada a separação de seus pais, o Príncipe Charles e a Princesa Diana. O divórcio só foi oficializado em 28 de agosto de 1996. 

Com a separação, Diana perdeu o tratamento de Alteza Real e passou a ser a “Princesa de Gales”. Continuou morando no Palácio de Kensington e dividia a guarda dos filhos, William e Harry com o ex-marido.

Morte de Diana

Na noite de 31 de Agosto de 1997, quando Diana viajava de carro com o seu namorado, Dodi Al Fayed, foi perseguida por paparazzis vindo a sofrer um grave acidente automobilístico em Paris, que tirou a vida de ambos.

O corpo da princesa foi sepultado em uma ilha, no meio de um lago artificial, denominado de lago Oval, situado na região das terras de Althorp, conhecida também como Os Jardins dos Prazeres.

Namoro e noivado de Harry

Em 2016 o príncipe Harry conheceu a atriz americana, Meghan Markle em um clube privado no Canadá. Um mês depois os dois viajaram para Botsuana, na África, onde ficaram por três semanas.

Meghan, que nasceu em Los Angeles, é filha de Thomas Wayne Markle, diretor de fotografia e de iluminação, aposentado, e de Doria Loyce Regland, terapeuta e assistente social, de ascendência africana.

Meghan, que viu a mãe ser vítima de preconceito racial, por diversas vezes, desde 2014, trabalhava com a ONU levantando a bandeira da igualdade racial.

A primeira aparição pública, na condição de casal, foi em setembro de 2017, em um estádio em Toronto, Canadá, para assistirem a semifinal de tênis em cadeira de rodas, da Competição Mundial Invictus.

Harry e meghan

Desde que seu namoro se tornou público, o casal virou alvo dos tabloides ingleses.

O noivado de Harry e Meghan foi anunciado no dia 27 de novembro de 2017. O anel do noivado foi criado pela joalharia preferida da Rainha Elizabeth, a Cleave and Company, e apresenta uma pedra principal, originária de Botsuana, cercada de diamantes da coleção de joias pessoais da falecida princesa Diana.

Casamento

No dia 15 de dezembro de 2017, o Palácio de Kensington anunciou o casamento de Harry e Meghan marcado para o dia 19 de maio de 2018.

Meghan, divorciada e três anos mais velha que Harry, apesar de católica, em março de 2018, foi batizada e confirmada na fé anglicana pelo arcebispo da Catuária Justin Welby.

No dia 19 de maio de 2018, a cerimônia do casamento foi realizada na Capela São Jorge no Castelo de Windson reunindo 600 convidados.

Harry

Após o casamento, Meghan recebeu o título de Duquesa de Sussex. O casal passou a residir no Palácio de Kensington, em Nottingham Cottage.

Filho

No dia 15 de outubro de 2018, o Palácio de Kensigton anunciou que Meghan estava grávida e que a criança nasceria na primavera de 2019.

Harry

No dia 6 de maio de 2019 nasceu "Archie Harrison Mountbatten-Windsor", o primeiro filho de Harry e Maghan

Em setembro de 2019, Harry, Meghan e o filho Archie, de quase cinco meses, viajaram para a África do Sul para uma visita de dez dias.

Enquanto Meghan permaneceu na África do Sul, Harry fez uma rápida viagem por Botsuana, Angols e Malawi. Em Angola visitou o mesmo campo minado que sua mãe, Diana, atravessou de colete protetor, em 1997.

Renúncia

No dia 18 de janeiro de 2020, um documento assinado pela avó, rainha Elizabeth, O Palácio de Buckinghan informou que os “Duques de Sussex” não mais usarão seus títulos de Sua Alteza Real, pois resolveram abdicar de seus direitos.

Harry e Meghan, os Duques de Sussex anunciaram que decidiram abrir mão dos privilégios que tinham como membros reais e viver nos Estados Unidos e se tornar financeiramente independentes.

Última atualização: 15/10/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.