Atena

Deusa grega

Biografia de Atena

Atena - deusa grega da sabedoria, protetora das artes, das invenções, da bravura e da eloquência, era cultuada na Grécia Antiga, nas colônias gregas da Ásia Menor e do Norte da África. Na mitologia romana a deusa da sabedoria recebeu o nome de Minerva.

O Nascimento de Atena

Atena, a deusa grega, era filha de Zeus, o supremo mandatário dos deuses que habitavam o Monte Olímpo. Segundo a mitologia grega, para evitar o cumprimento da profecia que dizia que seu filho poderia nascer mais forte que ele, Zeus então engoliu sua amante grávida, Métis.

Depois de certo tempo, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para seu filho Hefesto, que lhe abrisse a cabeça com um golpe de machado e dela nasceu “Atena”, já revestida de armadura.

Mitos na Velha Grécia

O mito teve um caráter social desde sua origem e exprime a concepção do mundo compartilhada pelos membros de uma comunidade. O mito contribui para reforçar a coesão do grupo, além de fornecer a explicação de um mistério. Com o tempo, em meio aos mitos tribais foram surgindo deuses, como tentativa de explicar os fenômenos naturais ou como garantia de vitória nas guerras, na boa colheita, na sorte, no amor etc.

O Partenon

Atena, conhecida como Palas Atena, era a deusa da sabedoria, a protetora das artes, das invenções, da bravura e da eloquência. Para se obter as boas graças dessa criatura poderosa, os gregos a homenageavam com ritos, festas e oferendas que eram realizadas pelo próprio indivíduo que solicitava as graças, em um santuário adequado.

partenon

No principal templo de Atenas, o “Partenon”, construído no século V a. C. pelo imperador Péricles, era realizada uma festividade anual, as “Panatenéias” em honra a Atena.

Lendas da Deusa Atena

Atenas era a protetora de dos heróis gregos e aparece em vários episódios, entre eles, a aventura de Belerofonte na morte de Quimera, terrível monstro que tinha corpo de cabra, cabeça de leão e cauda de serpente, expelia fogo pelas narinas, matando animais e homens. Simbolizava as erupções vulcânicas, a tempestade e o trovão.  Atena deu-lhe uma rédea de ouro, com a qual Belerofonte apanhou Pégaso, o cavalo voador, que o conduziu pelos céus até o covil da Quimera.

Com a ajuda de Atena, seu meio irmão, o herói Perseu matou a Medusa, terrível criatura com uma cabeleira formada por serpentes e cujo olhar transformava em estátuas de pedra todos aqueles que a encarassem. Atena emprestou-lhe seu escudo e Hércules também o ajudou emprestando-lhe suas sandálias aladas.

 Estátua da Deusa Atena

atena

A deusa Atena era representada como uma bela jovem guerreira, que portava um escudo mágico, usava um capacete e uma lança e vestia uma couraça. Sua estátua foi erguida em frente à Academia de Atenas, na Grécia.

Quando a Grécia passou a fazer parte do Império Romano, os romanos assimilaram a mitologia grega. Atena, a sábia e corajosa deusa das artes, da inteligência, protetora das cidades, dos arquitetos, dos tecelões e dos ourives, passou a ser identificada como “Minerva”.

Veja também as biografias de:
  • Afrodite , na mitologia grega, era a deusa da beleza e do amor. A ela os grego...

Última atualização: 04/02/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.