Péricles

Político ateniense

Biografia de Péricles

Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. O "Partenon", sobre a colina de Acrópole, foi construído durante sua administração. O desenvolvimento econômico, político, intelectual e artístico que Atenas alcançou na época de Péricles, levou o período a ser conhecido como "O Século de Péricles".

Péricles nasceu em Atenas, Grécia, no ano 490 a. C. Filho de rica e aristocrática família ateniense, seu pai, Xantipo foi um dos líderes gregos que derrotou os persas em Micale, sua mãe, Agarista, era sobrinha de Clístenes um dos mais importantes legisladores de Atenas, que instituiu o ostracismo (exílio).

Péricles estudou com vários mestres importantes. Tornou-se culto, austero e brilhante orador. Escolheu a carreira das armas, onde demonstrou grande bravura.

Chefe Democrata

Péricles ingressou na vida política como auxiliar de Efialtes, chefe dos democratas em Atenas. Com a morte deste, assassinado em 462 a. C., Péricles conquistou a maioria dos votos do Bulé, ou conselho de 500 membros, encarregados de eleger os dez “estrategos” ou generais, para chefiar a cidade grega.

Subindo ao poder, Péricles iniciou uma árdua defesa da democracia em seu tempo. Realizou uma série de reformas. Reduziu a autoridade do Areópago (Assembleia de Juízes). Construiu muralhas de proteção da cidade, transformando Atenas em uma cidade armada, para garantir a privilegiada posição geográfica, política e econômica.

Como a economia ateniense era baseada no comércio pelo porto de Pireu, manteve alianças com outras cidades, para assegurar a expansão de Atenas.

Reconstrução de Atenas

Entre 450 e 449 a. C., Péricles conseguiu obter da Assembleia a aprovação de um decreto que autorizava Atenas a empregar o tesouro da Liga de Delos (união de 200 cidades gregas que recolhiam impostos), para reconstrução dos templos e edifícios públicos, destruídos durante a guerra com a Pérsia.

O dinheiro que antes servia pra cuidar da defesa passou a ser usado no enriquecimento urbanístico de Atenas. Para tornar Atenas a mais bela cidade do mundo, Péricles contratou os maiores arquitetos e artistas, que vieram de várias partes da Grécia.

Reconstruiu o porto e as muralhas. Sobre a coluna da Acrópole, mandou erguer o Partenon, templo dedicado à deusa Palas Atena, a defensora da cidade. No seu interior foi colocada uma estátua da deusa, com 26 metros de altura, feita em mármore e as vestes em ouro.

Péricles confiou o planejamento do famoso templo aos arquitetos Ictino e Calícrates. A direção dos trabalhos foi entregue ao escultor Fídias. Péricles participou de todos os trabalhos de construção, discutiu o projeto, escolheu os materiais e controlou todas as despesas da obra.

A rápida expansão econômica e a evolução política no século de Péricles influenciou o pensamento grego. Desenvolveram-se várias tendências no campo da filosofia, procurando sistematizar e tornar lógica as explicações para o mundo.

A origem da vida teve as mais diversas explicações: para Tales de Mileto era a água, para Anaxímenes era o ar, para Demócrito era o átomo, para Heráclito o movimento e para Platão as ideias.

Reeleito anualmente durante mais de trinta anos, de 462 a 429 a. C., Péricles tornou-se o maior dirigente da democracia ateniense.

Péricles promoveu a participação efetiva dos cidadãos atenienses no processo do desenvolvimento político e social, embora os cidadãos de Atenas do século V a, C. constituíssem uma minoria de menos de 10% da população, sendo os demais habitantes ou estrangeiros ou escravos.

Durante os últimos anos de seu governo, Péricles teve grandes dificuldades, pois Atenas dominava todas as cidades gregas, mas nem todas aceitavam a sua supremacia, política, econômica e cultural.

Em 431 a. C., Esparta liderou uma revolta, que ficou conhecida como A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a. C.). Atenas foi derrotada, Péricles morreu durante esse período de conflito, acometido de uma epidemia, que assolou a região.

Péricles morreu em Atenas, Grécia no ano 429 a. C.

Veja também as biografias de:
  • Nelson Mandela (1918-2013) foi presidente da Africa do Sul. Foi líder do movi...
  • Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi um político brasileiro. Eleito presidente do B...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Lenin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
  • Stalin (1878-1953) foi um político soviético, o líder da União das Repúlicas...

Última atualização: 19/08/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.