Péricles

Político ateniense
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Péricles

Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. O "Partenon", sobre a colina de Acrópole, foi construído durante sua administração. A época de maior desenvolvimento econômico, político, intelectual e artístico que Atenas alcançou foi no período conhecido como “Século de Péricles”, governante que consolidou o sistema democrático ateniense.

Péricles nasceu em Atenas, Grécia, por volta do ano 490 a. C. Filho de rica e aristocrática família ateniense, seu pai, Xantipo, foi um dos líderes gregos que derrotou os persas em Micale. Sua mãe, Agarista, era sobrinha de Clístenes, um dos mais importantes legisladores de Atenas.

Péricles estudou com vários mestres importantes. Educou-se no meio da elite da facção democrática, aprendeu música com Dánom, estudou filosofia com Zenão de Eléia e conviveu com Anaxágoras.

Ainda jovem, reunia-se com amigos nas casas das hetairas mais conhecidas, para debater e aprender. As hetairas eram mulheres livres que viviam dos donativos de seus administradores e mantinham salões literários.

Péricles só se deixava retratar de capacete, porque tinha o crânio alongado para o alto. Sabia apresentar-se bem em público e tornou-se um notável orador e argumentador. Escolheu a carreira das armas, quando demonstrou grande bravura.

Em 479 a.C., quando a Grécia saiu vitoriosa nas batalhas de Maratona, Salamina e Micale, contra os persas, impediram a submissão da Grécia aos orientais. Para se resguardar de outros ataques, cerca de 200 cidades gregas uniram-se em 478 a.C., e criaram a confederação ou Liga de Delos.

O governo de Péricles

Péricles passou a se destacar por volta de 463 a.C., ascendendo no "Partido Democrático" e fascinando a cidade com sua oratória. Ingressou na vida política como auxiliar de Efialtes, chefe dos democratas em Atenas.

Com a morte deste, assassinado em 462 a. C., Péricles conquistou a maioria dos votos do Bulé ou conselho de 500 membros, encarregados de eleger os dez “estrategos”, ou generais, para chefiar a cidade grega, que além de lhe atribuir o comando das forças de terra e mar, permitia-lhe influir no controle das finanças públicas e na política interna e externa do estado.

Ao ocupar o cargo máximo da hierarquia política de Atenas, Péricles começou as reformas. Como a economia ateniense era baseada no comércio pelo porto de Pireu, Péricles manteve alianças com outras cidades, para assegurar a expansão de Atenas. Para tanto, Atenas foi transformada em uma cidade armada, para garantir sua privilegiada posição geográfica.

Péricles deixou bem clara sua intenção em um de seus discursos: “A cidade provida de todos os meios de defesa que a guerra exige, deve empregar suas riquezas em obras que, uma vez realizadas, lhe assegurarão glória imortal”.

Péricles promoveu a participação efetiva dos cidadãos atenienses no processo do desenvolvimento político e social, embora os cidadãos de Atenas do século V a. C. constituíssem uma minoria de menos de 10% da população, sendo os demais habitantes ou estrangeiros ou escravos.

Deve-se a Péricles a iniciativa da lei que que excluía dos direitos políticos todo aquele que não tivesse nascido do matrimônio legítimo de pais cidadãos atenienses.

Reconstrução de Atenas

Entre 450 e 449 a. C., Péricles conseguiu obter da Assembleia a aprovação de um decreto que autorizava Atenas a empregar o tesouro da Liga de Delos para reconstrução dos templos e edifícios públicos, destruídos durante a guerra com a Pérsia.

O dinheiro que antes servia pra cuidar da defesa passou a ser usado no enriquecimento urbanístico de Atenas. Para tornar Atenas a mais bela cidade do mundo, Péricles contratou os maiores arquitetos e artistas, que vieram de várias partes da Grécia.

Reconstruiu o porto e as muralhas. Sobre a coluna da Acrópole, mandou erguer o Partenon, templo dedicado à deusa Atena, a defensora da cidade. No seu interior foi colocada uma estátua da deusa, com 26 metros de altura, feita em mármore e as vestes em ouro.

partenon

Péricles confiou o planejamento do famoso templo aos arquitetos Ictino e Calícrates. A direção dos trabalhos foi entregue ao escultor Fídias. Péricles participou de todos os trabalhos de construção, discutiu o projeto, escolheu os materiais e controlou todas as despesas da obra.

Desenvolvimento intelectual e artístico de Atenas

A rápida expansão econômica e a evolução política de Atenas, no século de Péricles, influenciou o desenvolvimento intelectual e artístico: Na filosofia destacaram-se Sócrates e Demócrito, no teatro brilharam Ésquilo, Aristófanes e Sófocles, na medicina destacaram-se Hipócrates, Anaxágoras e Empédocles.

Nessa época, viveram em Atenas famosos historiadores como Heródoto, considerado o fundador da historiografia, e Trucídides, que introduziu a documentação no estudo da história.

Reeleito anualmente durante mais de trinta anos, de 462 a 429 a. C., Péricles tornou-se o maior dirigente da democracia ateniense.

Últimos anos e morte

Péricles promoveu a participação efetiva dos cidadãos atenienses no processo do desenvolvimento político e social, embora os cidadãos de Atenas do século V a. C. constituíssem uma minoria de menos de 10% da população, sendo os demais habitantes ou estrangeiros ou escravos.

Durante os últimos anos de seu governo, Péricles teve grandes dificuldades, pois Atenas dominava todas as cidades gregas, mas nem todas aceitavam a sua supremacia, política, econômica e cultural.

Em 431 a. C., Esparta liderou uma revolta, que ficou conhecida como A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a. C.). Atenas foi derrotada, Péricles morreu durante esse período de conflito, acometido de uma epidemia, que assolou a região.

Péricles morreu em Atenas, Grécia no ano 429 a. C. Só em 412, o ateniense Alcebíades elege-se general e restabelece a supremacia ateniense no mar Egeu.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Demóstenes (384-322 a.C.) foi um orador e político ateniense, considerado o m...
  • Boris Johnson (1964) é um político britânico, foi Primeiro-ministro do Reino...
  • Emmanuel Macron (1977) é o presidente da França desde 2017. Eleito com apenas...
  • Olaf Scholz Olaf Scholz é um político alemão que atualmente ocupa do cargo de Chanceler d...
  • Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro...
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Enéas Carneiro (1938-2007) foi um médico cardiologista, físico, matemático, p...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...