Pero Lopes de Sousa

Navegador português

Biografia de Pero Lopes de Sousa

Pero Lopes de Sousa (1497-1539) foi navegador português. Responsável pelo Diário de Navegação da expedição colonizadora de seu irmão Martim Afonso de Sousa, que veio para o Brasil em 1530. Teve grande participação na luta contra os franceses.

Pero Lopes de Sousa (1497-1539) nasceu em Lisboa, Portugal. De família nobre, irmão de Martim Afonso de Sousa, veio para o Brasil junto com o irmão, a bordo da nau capitânia, no dia 3 de dezembro de 1530. Foi o autor do Diário de Navegação da primeira expedição colonizadora do Brasil.

No dia 1 de fevereiro de 1531, quando a expedição se aproxima da costa pernambucana, na altura do cabo de Santo Agostinho, logo encontram os franceses, que contrabandeavam pau-brasil. Entram em combate, tomam-lhes o navio e o incorpora a esquadra portuguesa.

Prosseguindo pela costa brasileira, em direção ao rio da Prata, chegam as terras hoje pertencentes à Argentina. Na volta, Martim fica em São Vicente e Pero Lopes segue viagem de volta ao Reino. Navegando pela costa chega na ilha de Itamaracá, onde resolve passar alguns dias antes de iniciar sua viagem de volta.

Na ilha, encontra a feitoria destruída. O Francês Jean Duperret havia atacado a feitoria e se apoderado da região. Manda para a França a nau La Pererine, repleta de mercadoria. Nas proximidades de Gibraltar a nau foi aprisionada pelos portugueses. Em Itamaracá, Pero Lopes encontra cerca de 70 franceses, chefiados por De La Motte. Os franceses sofrem o ataque dos homens de Pero Lopes, não reagem e pedem como condição, a permissão para voltar para Europa.

Vítima de um atentado, Pero Lopes exigiu que indicassem os autores. Não sendo atendido, começou a enforcar um a um, inclusive o chefe francês. Dominada a situação, passou o comando da feitoria a Francisco Braga e retornou à Europa, onde ficaria a serviço do rei, desempenhando tarefas no mediterrâneo e no Oriente. Mas, em viagem pelo oceano Índico, na costa de Moçambique, comandando uma esquadra com cinco embarcações, foi atingido por uma tempestade e naufragou.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 19/09/2012