Empédocles

Filósofo grego
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Empédocles

Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Afirmava que todas as coisas eram terra, ar, água e fogo, misturados ou isolados. Visto na antiguidade como profeta e mago, foi também político, orador e poeta.

Empédocles de Agrigento nasceu em Agrigento, na Sicília, na época, colônia grega, no ano de 495 a.C. De família rica e ilustre era um sábio extremamente versátil. Foi ao mesmo tempo filósofo, físico, astrônomo, e médico. Foi também legislador e poeta.

Sua filosofia estava voltada para a explicação natural do universo, em que afirmava que todas as coisas da natureza eram formadas de quatro substâncias: terra, ar, água e fogo, misturados ou isolados. De acordo com as diferentes proporções em que essas substâncias são combinadas umas com as outras resulta na diferença da estrutura.

Empédocles acreditava em dois poderes divinos, “amor” e “ódio”, que atuavam como forças que podiam unir ou separar as diferentes formas de matéria e explicar a sua variação e harmonia. O amor é responsável pela atração das diferentes formas de matéria, e o ódio era responsável por sua separação. Como são forças atrativas e repulsivas explicam a sua variação e harmonia.

Empédocles dedicou grande parte de seus estudos na observação da natureza (botânica, zoologia e fisiologia), e formulou originais concepções sobre a evolução dos seres vivos, sobre a circulação do sangue e sobre o pensamento e o coração.

Orador brilhante e conhecedor da natureza ele era visto como um mago e profeta, autor de milagres e revelador de verdades ocultas e mistérios escondidos. Possuidor de poderes, incluindo a cura de doenças, previsão de epidemias e controlador de tempestades. Sua fama como científico e médico operador de milagres, unida a sua posição, lhe permitiu ocupar importantes cargos na sua vida pública.

Escreveu suas obras em forma de poemas e de seus escritos se conservam, entre eles, “Purificações” no qual prometia poderes miraculosos, entre eles, a destruição do mal, a cura da velhice e o controle sobre a chuva e o vento.

Um tratado “Sobre a Natureza”, com aproximadamente 450 versos, no qual explica não apenas a Natureza, mas também sua teoria dos 4 elementos, suas teorias da causa, da percepção e do pensamento, além de explicar sobre os fenômenos terrestres e os processos biológicos. Escreveu também um tratado “Sobre a Medicina” e a obra “Políticos”.

Empédocles passou o final de sua vida em Peloponeso. Sobre sua morte surgiram várias versões, a mais conhecida é a que teria se jogado no vulcão Etna, para ser venerado como um deus por seus concidadãos. Faleceu em Etna, Itália, em 430 a.C. Apesar da lenda, supõe-se que tenha morrido no Peloponeso, Grécia, por volta de 430 a.C.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego, um dos pensadores...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga. “Conhece-te a ti me...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Demócrito (460-370 a.C.) foi um filósofo grego do período pré-socrático e agr...
  • Anaxímenes (585 a.C-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático...
  • Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro...
  • Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acred...
  • Anaxágoras (500 a.C.-428 a.C.) foi um filósofo do período pré-socrático da Ás...