5 frases famosas de Sócrates para entender o pensamento do filósofo

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

Sócrates (469 a.C - 399 a.C) foi um dos grandes filósofos do mundo Ocidental. Nascido em Atenas, na Grécia, é considerado o pai da filosofia, pois revolucionou o pensamento grego, influenciando os que vieram depois.

Mesmo sem ter deixado nenhum texto escrito, conseguiu fazer com que seus ensinamentos ganhassem o mundo, difundidos em grande parte por seu discípulo Platão.

Assim, muitas frases filosóficas são atribuídas ao pensador, que tinha enorme curiosidade pela vida e instigava os jovens a pensar sobre ética, política, amor, educação, propósito, justiça e tantas outras áreas importantes da existência humana.

1. "Só sei que nada sei".

Essa é uma das frases mais famosas de Sócrates. O filósofo, ao reconhecer que não tem conhecimento sobre a vida, abre um caminho para buscar respostas. 

É a partir dessa máxima que surge o Método Socrático, no qual o pensador instiga as pessoas a se darem conta de sua própria ignorância, e a partir de então ir ao encontro da sabedoria.

2. "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses".

Com essa frase, Sócrates deixa clara a ideia de que, para conhecer além, é necessário fazer um mergulho interior em busca de respostas sobre nós mesmos. 

Cada ser humano já é por si só um universo vasto e é preciso se investigar para começar a buscar a compreensão também sobre o que está fora do nosso controle.

3. "A vida irrefletida não vale a pena ser vivida".

Segundo consta, essa frase foi dita pelo pensador durante o julgamento que o condenou à morte.

Por ser muito contestador e instigar questionamentos de difícil resposta, Sócrates foi visto como um homem aproveitador e que colocava em dúvida a crença na religião vigente na Grécia, baseada na figura dos deuses.

Assim, foi decidido em tribunal que, se ele quisesse viver, teria que encerrar sua participação em debates públicos e deixar de influenciar os jovens.

O filósofo então se recusou, pois para ele não fazia sentido uma vida em que não pudesse refletir sobre a existência e conversar com a juventude sobre todas essas questões, instigando-os a pensar por si próprios.

4. "Já é hora de irmos. Eu para a morte, vocês para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo? Isso é segredo. Exceto para Deus".

Essa é outra frase que o mestre teria dito poucos antes de ser executado.

Sócrates teria deixado essa mensagem e último questionamento para seus discípulos como uma forma de despedida e também de, mais uma vez, reiterar sua ignorância perante os grandes mistérios do mundo.

5. "Ninguém faz o mal voluntariamente".

Sócrates acreditava que as pessoas não buscam fazer o mal. Ele entendia que para construir uma trajetória com virtudes, as pessoas deveriam tentar fazer o que é certo, e que não necessariamente o certo seria o que é moralmente ético.

Para isso, era preciso analisar cada situação com consciência.

Se ainda está curioso ou curiosa para saber mais sobre esse grande filósofo, leia a Biografia de Sócrates.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.