12 Melhores frases de Aristóteles comentadas

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

Aristóteles foi um importante estudioso grego que nasceu em torno de 348 a.C. no norte da Grécia. O pensador foi o que chamamos de polímata, aquele que possui conhecimentos em diversas áreas do saber.

Assim, seus escritos abordam a filosofia, política, ética, biologia, física, lógica e outros temas. Entretanto, se tornou mais conhecido como filósofo, sendo um discípulo de Platão.

Considerado o primeiro cientista da história ocidental, Aristóteles deixou um grande legado que influenciou o pensamento e a ciência de gerações posteriores, se tornando um dos maiores nomes do Ocidente.

Por isso, reunimos 12 frases de Aristóteles sobre a vida, educação, política, trabalho, felicidade e amor para trazer inspiração.

Aristóteles

1. "O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra."

Um trabalho sai muito melhor quando há prazer no processo. Ao fazer as coisas com má vontade, mesmo que sejamos responsáveis, a probabilidade de um resultado mal feito se torna bem maior.

Por isso, o ideal é tentar encontrar satisfação nas ações que realizamos, mesmo as obrigatórias.

2. "Você nunca fará nada neste mundo sem coragem. É a melhor qualidade da mente ao lado da honra."

A coragem é uma força interior essencial para conseguirmos percorrer os caminhos tortuosos da vida. O pensador sabia disso e afirma ser ela uma das qualidades mais importantes no ser humano.

A citação traça um paralelo com uma frase do escritor brasileiro Guimarães Rosa no livro O Grande Sertão: veredas, em que afirma:

A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.

3. "Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura."

As grandes ideias normalmente surgem de mentes inquietas e excêntricas. Aristóteles reconhecia isso e parece valorizar certa "veia de loucura", um traço de originalidade e criatividade que impulsiona boas criações.

4. "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete."

O grande filósofo Sócrates afirmou "Só sei que nada sei". Aristóteles parte desse pressuposto para dizer que a sabedoria vem da capacidade de questionamento. Já a pessoa sensata reflete sobre as ideias antes de afirmá-las com paixão, pois tal atitude seria ignorância.

5. "Ter muitos amigos é não ter nenhum."

É assim, quando se tem muitos amigos, mas a pessoa não consegue desenvolver relações de intimidade e confiança com eles, é como se ela estivesse sozinha, na realidade.

É preferível ter poucos e bons amigos do que um excesso de relações superficiais.

6. "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."

Diferente de seu mestre Platão, Aristóteles acreditava que a experimentação era mais importante que a teoria. Assim, nessa frase podemos observar de forma objetiva esse pensamento.

Aqui, ele diz que o aprendizado se faz no processo. É possível dessa forma, encontrar uma antiga ideia que pode trazer calma e diminuir a ansiedade muitas vezes presente em nossas ações.

7. "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."

Ao afirmar que a educação tem raízes amargas, Aristóteles diz que nem sempre o processo de aprendizado se dá de maneira confortável. 

Muitas vezes há dificuldade no processo, entretanto, por mais árduo que seja, colhemos ótimos resultados, levando uma sabedoria para o resto de nossas vidas.

8. "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas sempre pensa tudo o que diz."

Mesmo que não digamos tudo o que pensamos e sentimos, é necessário que tenhamos coerência com as palavras que dizemos.

Nem sempre podemos ser totalmente transparentes, mas a honestidade e sabedoria consiste em ter uma comunicação verdadeira e sincera.

9. "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência então não é um modo de agir, mas um hábito."

Novamente Aristóteles traz a prática como centro da ideia.

Aqui ele afirma que a repetição traz a "perfeição" eque devemos incluir na rotina as ações que devem ser aperfeiçoadas, se tornando parte de um hábito.

10. "Valor final da vida depende mais da consciência e do poder de contemplação, que da mera sobrevivência."

Contemplar aqui significa admirar o nosso entorno sem esquecer de analisá-lo, observando com consciência e olhar atento as situações e acontecimentos que se apresentam.

Para Aristóteles, esse espírito investigativo e contemplativo seria mais valioso do que a simples sobrevivência no mundo.

11. "Nosso caráter é o resultado da nossa conduta."

O caráter se constrói a partir de nossos atos. O filósofo diz que são as atitudes  que determinam a grandeza e integridade da pessoas.

12. "As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã."

Já diz o ditado: "Nem tanto ao céu, nem tanto à terra". Ou seja, é preciso encontrarmos um equilíbrio em tudo na vida. Nessa citação, Aristóteles fala sobre o uso do dinheiro, trazendo uma reflexão sobre a importância de se ter saberdoria ao gastá-lo.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.