Enrico Fermi

Físico italiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Enrico Fermi

Enrico Fermi (1901-1954) foi físico italiano. Desenvolveu o primeiro reator nuclear. Recebeu o prêmio Nobel de Física pela identificação de novos elementos radioativos e pela descoberta das reações nucleares efetuadas pelos nêutrons lentos.

Enrico Fermi nasceu em Roma, Itália, no dia 29 de setembro de 1901. Seu pai era diretor de divisão da ferrovia da Itália e sua mãe era professora primária.

Quando tinha 14, foi abalado pela morte prematura do irmão mais velho, seu amigo inseparável. Passavam bom tempo fazendo modelos elétricos e aviões.

Enrico dedicou-se aos estudos e, junto com seu colega de turma Enrico Persico, transformou o estudo científico em divertimento. Determinaram o campo magnético terrestre local, e desenvolveram a teoria do giroscópio.

Formação

Em 1918, Fermi entrou para a Universidade de Pisa, período em que escreveu um artigo sobre cordas vibrantes, que lhe valeu uma bolsa de estudos para continuar seus estudos.

Em 1922 conquistou o grau de doutor em Física com um trabalho experimental sobre os raios X.

Continuou seus estudos na Universidade de Göettingen, Alemanha, com Max Born, famoso pelas pesquisas sobre física quântica e fenômenos atômicos, graças a uma bolsa de estudos do Ministério da Instrução Pública da Itália.

Descobertas

Em 1926, de volta a Roma, criou com Paul Dirac a teoria estatística, que permite descrever e determinar com precisão o comportamento dos sistemas de elétrons sujeitos ao princípio da exclusão de Wolfgang Pauli.

Fermi já havia publicado cerca de 30 artigos sobre moléculas, átomos, elétrons, radiação e comportamento dos gases. Foi eleito para a Academia Real. Em 1928 casou-se com a judia Laura Capon.

Em 1930, passou a lecionar na Universidade de Michigan, e em 1934 fez uma série de palestras no Brasil e na Argentina.

Em 1938 o fascismo tomava conta da Itália, porém, Fermi, sua esposa e filhos, receberam autorização e seguiram para a Suécia, onde Fermi foi receber o Prêmio Nobel de Física.

Em seguida, a família deixou a Itália fascista e foi direto para Nova Iorque, onde Fermi tornou-se professor de física na Universidade de Colúmbia.

Ainda em 1938, em meio a suas pesquisas, Fermi bombardeou o urânio com nêutrons. O núcleo do átomo de urânio capturou o nêutron, alterou-se então o núcleo do átomo, o urânio não era mais urânio, mas um novo elemento o netúnio.

Manhattan Project

Em 1942, a convite do Departamento de Defesa americano, Fermi colaborou no Project Manhattan, que produziu a primeira bomba atômica.

Foi a primeira vez que se produziu uma reação nuclear em cadeia, que controlou por meio da absorção em blocos de carvão empilhados (pilha atômica), era 2 de dezembro de 1942.

Em 1944 Enrico Fermi tornou-se cidadão americano. Em novembro de 1954, recebeu o prêmio de 25 000 dólares da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos, em reconhecimento por sua contribuição ao desenvolvimento da pilha atômica.

Enrico Fermi faleceu de câncer no estômago, em Chicago, no dia 28 de novembro de 1954.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano, o inventor da pilha volt...
  • Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Entre suas contri...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A "Espi...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...
  • César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro. Descobriu junto com outros...