Daniel Gabriel Fahrenheit

Físico alemão

Biografia de Daniel Gabriel Fahrenheit

Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do "termômetro por dilatação do mercúrio" e da "Escala Fahrenheit". A técnica que adotou para criar o termômetro de mercúrio é a mesma usada até hoje. A criação do termômetro é atribuída a Galileu, porém muitos outros foram criados, mas o primeiro a superar todas as dificuldades de precisão foi a invenção de Fahrenheit.

Daniel Gabriel Fahrenheit nasceu na cidade alemã de Danzig, hoje Gdansk na Polônia, no dia 24 de maio de 1686. Filho do mercador Daniel Fahrenheit e de Concórdia Fahrenheit, foi o mais novo dos cinco filhos do casal.

Fahrenheit foi educado para trabalhar no comércio e viajou pela Grã-Bretanha e depois pela Holanda, onde passou quase toda a vida.

Fahrenheit estudou e trabalhou em Amsterdã, onde despertou seu interesse pela física. Conheceu o físico holandês Willem Jacob's Gravesande e sob sua orientação abandonou o comércio e dedicou-se à física experimental, em especial a fabricação de termômetros, barômetros, higrômetros e areômetros, aperfeiçoando as técnicas de fabricação para obter leituras mais precisas.

Fahrenheit aplicou-se então ao estudo das causas dos resultados discordantes que eles apresentavam. Entre os aperfeiçoamentos que introduziu, destaca-se o emprego do mercúrio no lugar do álcool na confecção dos aparelhos.

Escala de Fahrenheit

O que consagrou Fahrenheit foi a criação da escala termométrica, cujo ponto mínimo (0º F) determinou utilizando uma mistura de água, gelo pilado, sal e amônia. O ponto máximo é a ebulição da água, 212º F, e a temperatura de fusão do gelo, à pressão de uma atmosfera, corresponde a 32º F.

Fahrenheit era considerado um cientista notável e em 1724, tornou-se Membro da Royal Society.

Daniel Gabriel Fahrenheit faleceu em Haia, Países Baixos, no dia 16 de setembro de 1736, por intoxicação com o mercúrio.

Veja também as biografias de:
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Max Planck (1858-1947) foi um físico alemão. Considerado o criador da teoria...
  • Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o n...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Alessandro Volta (1745-1827) foi um físico italiano, o inventor da pilha volt...
  • César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro. Descobriu junto com outros...

Última atualização: 22/04/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.