Daniel Gabriel Fahrenheit

Físico alemão

Biografia de Daniel Gabriel Fahrenheit

Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do "termômetro por dilatação do mercúrio" e da "Escala Fahrenheit". A técnica que adotou para criar o termômetro de mercúrio é a mesma usada até hoje. A criação do termômetro é atribuída a Galileu, porém muitos outros foram criados mas o primeiro a superar todas as dificuldades de precisão foi a invenção de Fahrenheit.

Daniel Gabriel Fahrenheit 1686-1736) nasceu na cidade alemã de Danzig, hoje Gdansk na Polônia, no dia 24 de maio de 1686. Filho do mercador Daniel Fahrenheit e de Concórdia Fahrenheit, foi o mais novo dos cinco filhos do casal. Foi educado para trabalhar no comércio e viajou pela Grã-Bretanha e pelos Países Baixos.

Estudou e trabalhou em Amsterdã, onde despertou seu interesse pela química. Conheceu o físico holandês Willen Jacob's Gravesande e sob sua orientação abandonou o comércio e dedicou-se à física experimental, em especial a fabricação de termômetros, barômetros, higrômetros e aerômetros aperfeiçoando as técnicas de fabricação para obter leituras mais precisas.

Fahrenheit inventou o termômetro a álcool em 1709, e em 1714 criou o termômetro de mercúrio Em 1724 criou a escala Fahrenheit, cujo símbolo é ºF. Nessa nova escala uniforme de leitura de temperatura o ponto de fusão da água é de 32 ºF e o ponto de ebulição é de 212 ºF. Uma diferença de 1,8 graus Fahrenheit equivale a de 1ºC. Fahrenheit tornou-se um cientista notável e em 1724 ingressou como Membro da Royal Society.

Daniel Gabriel Fahrenheit faleceu em Haia, Países Baixos, no dia 16 de setembro de 1736, por intoxicação de mércúrio.

Última atualização: 12/05/2017