Joseph John Thomson

Físico britânico
Por Dilva Frazão

Biografia de Joseph John Thomson

Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron. Recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1906. Foi Diretor do Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge.

Joseph John Thomson nasceu em Cheetham Hill, perto de Manchester, Inglaterra, no dia 18 de dezembro de 1856. Seu pai comerciava livros raros e antigos. Joseph era leitor ávido e bom estudante.

Com apenas 14 anos de idade foi enviado para o Owens College de Manchester, hoje Vitoria University of Manchester, onde ingressou no curso de Engenharia.

Com 19 anos, completou seus estudos de engenharia e com uma bolsa de estudos foi para o Trinity College, na Universidade de Cambridge, no qual colou grau em matemática em 1880.

Nesse mesmo ano assumiu o cargo de pesquisador no laboratório Cavendish, onde empreendeu as primeiras pesquisas sobre eletro-magnetismo.

Em 1881 escreveu um artigo científico que foi o precursor da teoria de Einstein. Nele mostrava que massa e energia se equivalem. Tinha então 24 anos.

A qualidade de seu trabalho valeu-lhe a eleição para membro da Royal Society em 1884 e o acesso à cátedra de física no laboratório Cavendish.

Em 1890 casa-se com Rose Paget, aluna de seus cursos avançados. Em 1892 nasceu seu filho George Paget Thomson, que posteriormente recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Descoberta do Elétron

Em 1897, Thomson descobriu um corpo menor do que o átomo do hidrogênio que denominou corpúsculos, depois conhecida como "elétron", assim estabelecendo a teoria da natureza elétrica da matéria.

Em suas experiências com o raio catódico, descoberto pelo físico Crookes, Thomson verificou que além de serem desviados por um imã, também eram desviados por um campo elétrico, o que dentro das leis da eletrodinâmica, confirmava que os raios catódicos eram correntes de partículas dotadas de carga elétrica.

Thomson empreendeu então a tarefa de medir a massa relativa da partícula de carga elétrica negativa que hoje conhecemos por elétron. Descobriu que a massa de cada uma, era cerca de 2000 avos de um átomo de hidrogênio. Ao mesmo tempo calculou a velocidade do elétron e achou que era de cerca de 256 000 km por segundo.

Em 1897 houve alguma relutância em aceitar a ideia dessas partículas, por isso Thomson sugeriu que elas fossem fotografadas. O professor Thomson encarregou seu aluno Charles T. R. Wilson, de solucionar esse problema.

Wilson construiu um dispositivo em que podia produzir rapidamente a umidade e também as partículas atômicas. Trabalhou durante anos e finalmente aperfeiçoou sua "câmera de nuvem".

O trabalho estava completo. A partícula negativa que Thomson descobrira fora pesada, sua velocidade fora medida e de certo modo seu retrato estava tirado.

Sua principal obra é “Condução de Eletricidade através dos Gases” (1903).

Prêmio e honrarias

Em 1906, Thomson ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas sobre condução de eletricidade.

Em 1908 foi sagrado cavaleiro da coroa britânica. Passou a integrar o corpo docente do Trinity College em 1918.

Joseph John Thomson faleceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 30 de agosto de 1940.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Arthur Conan Doyle (1859-1903) foi um escritor e médico britânico, autor das...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...
  • Ringo Starr (1940) é um músico britânico, cantor, compositor, ator e diretor,...
  • George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hi...
  • Mick Jagger (1943) é um cantor, compositor, ator e produtor britânico. É o vo...