Anthony Giddens

Sociólogo britânico

Biografia de Anthony Giddens

Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, reconhecido por sua Teoria da Estruturação e por sua visão holística das sociedades modernas. Foi um dos pioneiros do conceito de Terceira Via.

Anthony Giddens nasceu em Edmonton, em Londres, Inglaterra, no dia 18 de janeiro de 1938. Em 1959 graduou-se na Universidade de Hull, na Inglaterra. Em 1961 começou a lecionar Psicologia Social na Universidade de Leicester. Nessa época, começou a desenvolver suas próprias teorias e foi considerado um dos precursores da sociologia britânica.

Em 1969, trabalhou na Universidad de Cambridge, quando ajudou a criar o Comitê de Ciências Políticas e Sociais, associado à Faculdade de Economia. Mais tarde, obteve o mestrado na London School of Economics and Polítical Science. Em 1974 concluiu o doutorado na Universidade de Cambridge. Em 1985, Giddens foi o co-fundador da Polity Press, uma editora de livros científicos. Em 1987 foi promovido a professor titular da Universidade de Cambridge. Entre os anos de 1997 e 2003, Anthony Giddens dirigiu a London School of Economics and Political Science e foi membro do Conselho Acadêmico do Institute of Public Policy Research. Foi também assessor do primeiro ministro britânico Tony Blair.

Anthony Giddens é considerado um dos maiores colaboradores modernos no campo da Sociologia. É reconhecido por sua Teoria da Estruturação, por sua visão holística das sociedades modernas, como também por sua intenção de renovar a social democracia através da Terceira Via. Realizou palestras sobre Sociologia e Teoria Social como professor visitante de importantes Universidades do mundo, entre elas, a de Harvard, Stanford, Sorbonne e Roma.

Anthony Giddens é autor de mais de trinta livros que contribuem para os mais diversos compôs da Ciência Social, e caracterizam três fases de sua vida acadêmica. A primeira, ele redefine a nova visão sociológica apontando uma abordagem teórica e metodológica baseada em uma interpretação crítica dos clássicos da sociologia, entre eles, Marx, Weber e Durkheim. São dessa fase: “O Capitalismo e a Moderna Teoria Social” (1971) e “As Novas Regras do Método Sociológico” (1976).

Na segunda fase, Giddens desenvolveu a “Teoria da Especulação” que definiu como a forma da dependência mútua entre o “agente humano” (capacidade de realizar coisas) e a estrutura social, que está intimamente implicada na produção da ação. Seus trabalhos desse período são: “Problemas Centrais da Teoria Social” (1979) e “Contribuição da Sociedade” (1984), obra que o tornou mundialmente conhecido.

A terceira fase compreende os trabalhos mais recentes, em que destaca a modernidade, a globalização e a política, principalmente o impacto da modernidade sobre o social e a vida pessoal dos indivíduos. Define os postulados da Terceira Via entre o Capitalismo Liberal e o Socialismo, com o objetivo de estabelecer os melhores aspectos dos dois sistemas. Entre as obras destacam-se: “Consequências da Modernidade” (1990), “Modernidade e Identidade” (1991), “A Terceira Via: A Revolução da Social Democracia” (1998).

Em 2002, Anthony Giddens recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Ciência Sociais. Nesse mesmo ano, publicou “Mundo em Descontrole”, onde fez uma análise das mudanças pelas quais passam as culturas tradicionais, do choque entre a busca de integração e o fundamentalismo, as intolerâncias religiosas e as identidades étnicas e nacionais e as incertezas criadas pelo processo de unificação global. Em 2004 recebeu o título de Baron Guiddens de Southgate em the London Borough of Enfield and sites in the House of Lords for Labour.

Veja também as biografias de:
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Arthur Conan Doyle (1859-1903) foi um escritor e médico britânico, autor das...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...
  • George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hi...
  • Ringo Starr (1940) é um músico britânico, cantor, compositor, ator e diretor,...
  • Mick Jagger (1943) é um cantor, compositor, ator e produtor britânico. É o vo...

Última atualização: 01/04/2016

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.