21 pessoas mais inteligentes do mundo

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

Listar as pessoas mais inteligentes do mundo não é tarefa fácil. Muitos homens e mulheres contribuíram com seus estudos e descobertas científicas, deixando legados importantes para a humanidade.

Entretanto, algumas pessoas se destacaram na história e outras atualmente também são notáveis por suas mentes brilhantes. 

As personalidades exibidas aqui não estão listadas por ordem de "maior inteligência" ou QI, até porque isso é relativo.

1. Albert Einstein (1879-1955)

retrato em preto e branco de Albert Einstein

Albert Einstein é muitas vezes lembrado como o homem mais inteligente do mundo. Nascido na Alemanha, o matemático e físico se tornou um ícone e referência de genialidade, sendo o criador da Teoria da Relatividade.

Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 e deixou uma enorme contribuição para humanidade.

2. Leonardo da Vinci (1452-1519)

imagem de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um dos homens mais talentosos que já passou pela Terra e viveu no século XV durante a Renascença. Com uma inteligência acima do comum, Da Vinci é considerado um gênio das artes e responsável pelo famoso quadro Mona Lisa. 

Entretanto, o italiano não se dedicou apenas à pintura. Ele era o que se chama polímata, alguém com interesses e conhecimentos múltiplos, dentre eles: pintura, escultura, arquitetura, matemática, anatomia, engenharia, física, geologia e astronomia.

Para saber mais sobre sua biografia leia o artigo Leonardo da Vinci.

3. Isaac Newton (1643-1727)

Imagem de Isaac Newton

O inglês Isaac Newton foi um físico e matemático de enorme relevância para a ciência. Sua inteligência excepcional lhe permitiu descobertas importantes sobre o movimento e a gravidade terrestre, além da composição da luz.

Newton atuou também na Casa da Moeda e ajudou a reerguer a economia inglesa no início do século XIX, recebendo honrarias da nobreza por suas contribuições.

Saiba mais sobre o cientista em Isaac Newton.

4. Stephen Hawking (1942-2018)

Retrato de Stephen Hawking

Um caso extraordinário de genialidade no século XX é o do físico, astrônomo e matemático Stephen Hawking. 

Apesar da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que o prejudicou, o britânico deixou em grande legado para a ciência. 

Seus estudos eram direcionados principalmente ao cosmos, colaborando com importantes descobertas sobre buracos negros.

Teve o QI (quoeficiente de inteligência) avaliado em 160. Números acima de 120 já são considerados como inteligência superior.

Para ler a biografia completa do cientista, acesse: Stephen Hawking.

5. Marie Curie (1867-1934)

retrato de Marie Curie

A primeira mulher a ser reconhecida pela sua notável inteligência foi a cientista Marie Curie. Ela nasceu na Polônia e se concentrou em estudar os elementos químicos como o rádio e o polônio.

Foi figura decisiva nas descobertas sobre radioatividade e todas as invenções que decorreram dela, como o raio x e a radioterapia, por exemplo. Recebeu duas vezes o Prêmio Nobel e foi também a primeira mulher a ocupar um cargo como professora na Universidade de Paris.

Leia também: Biografia de Marie Curie.

6. William Shakespeare (1564-1616)

retrato de Shakespeare

O autor de grandes obras da literatura inglesa, William Shakespeare, é dono de uma mente brilhante, com um QI de aproximadamente 210.

O escritor produziu diversos sonetos, poemas e peças de teatro, sendo as obras mais famosas Romeu e Julieta, Hamlet, Othelo e Macbeth.

7. Galileu Galilei (1564-1642)

retrato de Gallileo Galilei

O renomado astrônomo Galileu Galilei foi uma das figuras mais inteligentes da cultura ocidental.

Viveu no século XVI na Itália no período renascentista e desenvolveu importantes estudos sobre o movimento dos corpos celestes, como satélites e planetas, dando continuidade às pesquisas de Copérnico.

8. Hipátia (360 d.C - 415 d.C.)

retrato de Hipatia

Hipátia foi uma matemática e filósofa da Grécia Antiga. Nascida em Alexandria no século IV, seu pai, Theon, também era um estudioso. 

Hipátia estudou e lecionou na Academia de Alexandria em uma época e lugar onde as mulheres não tinham muitas oportunidades. Por isso é considerada uma mulher forte, sendo reconhecida como a primeira matemática do mundo ocidental.

Veja também: Biografia de Hipátia.

9. Nicolau Copérnico (1473-1543)

retrato de Copérnico

Nicolau Copérnico é uma das personalidades de enorme relevância para o avanço da ciência, principalmente para o estudo do universo.

O polonês foi o criador da teoria heliocêntrica, que defendia que o Sol ficava no centro do sistema solar e a Terra girava ao seu redor. Até então, acreditava-se no geocentrismo, no qual a Terra era o centro.

10. Michelangelo (1475-1564)

retrato de Michelangelo

Outro grande estudioso e artista da renascença foi Michelangelo, considerado um dos maiores nomes do período. O italiano era escultor, pintor e arquiteto.

Suas obras de destaque são Pietà, David e as pinturas na Capela Sistina. 

11. Cleópatra (69 a.C - 30 a.C)

retrato de Cleópatra

Cleópatra foi uma governante poderosa no Egito Antigo. Reconhecida como símbolo de poder e inteligência feminina, a rainha de fato possuía um intelecto invejável, falava seis idiomas e governava o Egito de forma admirável entre os anos 51-30 aC.

12. Johann Goethe (1749-1832)

retrato de Goethe

Com um QI de aproximadamente 225, Johann Goethe foi um dos homens mais brilhantes do romantismo. O escritor nasceu na Alemanha no século XVIII e, além da literatura, se dedicou também à filosofia e à ciência.

Sua obra literária mais conhecida é o clássico Fausto, publicado em 1790.

13. Nikola Tesla (1856-1943)

retrato de Tesla

O inventor Nikola Tesla, nascido na atual Croácia, é um dos nomes de destaque na engenharia e deixou enorme contribuição para o mundo.

Responsável por importantes estudos, entre eles a eletricidade, radar, robótica e computação, Tesla tinha um Qi aproximado de 195.

14. Srinivasa Ramanujan (1887-1920)

retrato de Srinivasa Ramanujan

Srinivasa Ramanujan foi um matemático nascido na Índia que teve grande contribuição em diversos ramos das ciências exatas, como a teoria dos números e séries infinitas. 

Dono de uma inteligência impressionante, Srinivasa não teve formação acadêmica e, como era adepto do hinduísmo, afirmava que parte de seu talento tinha origem divina.

15. Philip Emeagwali (1954-)

retrato de Philip Emeagwali

Uma das pessoas mais inteligentes na matemática é o nigeriano Philip Emeagwali.

Ele precisou sair da escola na adolescência para servir ao Exército e terminou os estudos sozinho. Suas pesquisas matemáticas ajudaram na exploração de petróleo e ele se tornou uma personalidade de destaque no desenvolvimento da ciência da computação.

16. Judit Polgar (1976 -)

retrato de Judit Polgar

Atualmente, Judit Polgar é um grande nome do xadrez. Nascida em Budapeste, na Hungria, Judit começou a jogar xadrez muito cedo e aos 15 anos conquistou o título de Grande Mestre Internacional do esporte.

Sua trajetória inclui vitórias importantes contra Garry Kasparov e outros nomes notáveis do xadrez.

17. Garry Kasparov (1963-)

retrato de Garry Kasparov

Garry Kasparov é outra personalidade importante do xadrez. O russo é uma referência no esporte, visto como o maior enxadrista da história.

Kasparov se dedica também à militância política e à escrita, atuando como presidente da Fundação de Direitos Humanos.

18. Terence Tao (1975-)

retrato de Terence Tao

Uma das mentes mais brilhantes atualmente é a do australiano Terence Tao. De origem chinesa, Terence apresenta um QI impressionante de 230.

Seu campo de atuação é na matemática e ele fez importantes pesquisas em parceria com Ben J. Green, outro matemático, elaborando juntos o Teorema Green-Tao.

19. Marilyn vos Savant (1946-)

retrato de Marilyn vos Savant

Marilyn vos Savant é uma autoridade na ciência avançada. Escritora da revista Parade estadunidense, ela tem uma coluna em que responde perguntas de seus leitores.

Seu QI é estimado em 228 e ela já foi citada no Livro Guinness dos Recordes como a mulher mais inteligente do mundo.

20. Laura Büchele (2011-)

Em 2020, a brasileira Laura Büchele, com então 9 anos, entrou para a Sociedade de Pessoas com Alta Inteligência do Mundo (Mensa).

A menina realizou um teste de QI e obteve a pontuação 139, 9 pontos a mais do que o necessário para fazer parte da associação.

21. Fabiano de Abreu (1981-)

Outro brasileiro com capacidade intelectual impressionante é Fabiano de Abreu. Ele também integra a Associação de Pessoas com Alta Inteligência do Mundo.

Fabiano atua na área da neurologia e tem QI de aproximadamente 180.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.