Isaac Newton

Cientista inglês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Isaac Newton

Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levaram à lei da gravitação universal. A composição da luz branca conduziu à moderna física óptica. Na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.

Infância e formação

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Com dois anos, quando sua mãe voltou a casar, Isaac foi morar com sua avó.

Desde cedo, Newton manifestava interesse por atividades manuais. Ainda criança, fez um moinho de vento que funcionava e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres.

Com 14 anos, foi levado de volta para a casa de sua mãe, cujo marido acabara de falecer, para ajudar no trabalho da lavoura. Em vez de se dedicar aos seus afazeres, passava o tempo imerso na leitura.

Com 18 anos foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge, onde encontrou um ambiente de efervescência no campo científico, a partir das obras de Nicolau Copérnico, Kepler e Descartes. Passou quatro anos em Cambridge e recebeu seu grau de Bacharel em Humanidades em 1665.

Tornou-se amigo do Professor Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas aptidões matemáticas, tornando-o seu assistente.Entre 1665 e 1667, durante o tempo em que a universidade ficou fechada, em consequência de uma epidemia de peste bubônica que assolou a Inglaterra, e matou um décimo da população, Isaac Newton teve que voltar para a casa da sua mãe.

Descobertas de Isaac Newton

Durante o longo período de ociosidade forçada, Newton fez as descobertas mais importantes para a ciência: descobriu a lei fundamental da gravitação, imaginou as leis básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, além de estabelecer os alicerces de suas grandes descobertas ópticas.

Embora só tenham se tornado conhecidas anos depois, as descobertas dessa fase inauguraram uma nova era, a da ciência moderna. Ao formular, o princípio da gravitação universal, Newton eliminou a dependência da ação divina e influiu decisivamente em todo o pensamento filosófico do século XVIII, além de fundamentar a mecânica clássica.

Lei da Gravitação Universal – a maior descoberta de Newton

Em 1666, Newton foi o único a perceber a lei que seria básica para a compreensão de vários fenômenos – antes inexplicáveis – que ocorriam no universo.

Ao cair da árvore, a mais célebre maçã da história da ciência motivou em Newton a ideia de gravitação universal. “Por que caiu a maçã?” partindo dessa pergunta, chegou à descoberta de uma das mais importantes leis científicas.

Isaac Newton elaborou, então, uma das mais fundamentais de todas as leis, a “lei da gravitação universal”. Nela, sustentou e provou que cada partícula de matéria atrai outra partícula.

Não é só a Terra que puxa para seu centro a maçã da árvore, mas também a maçã puxa a Terra, essa lei aplica-se a todos os planetas. O Sol atrai a Terra, esta atrai a Lua e a Lua atrai a Terra.

Newton mostrou que a força entre os corpos depende de sua massa, como da proximidade deles. E ensinou como calcular essas forças.

As Três Leis de Newton

Isaac Newton estabeleceu três “leis do movimento”, ou “Leis de Newton”:

  • Primeira Lei de Newton

“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

  • Segunda Lei de Newton

“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

  • Terceira Lei de Newton

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Princípios Matemáticos da Filosofia Natural

Entre 1686 e 1687, Newton dedicou-se a escrever “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, no qual explica a mecânica de Galileu. Mais do que o principal trabalho de Newton, essa é a obra fundamental de toda a ciência moderna.

Os movimentos dos planetas, dos cometas e das marés são examinados à luz de princípios matemáticos. As exposições são precedidas de considerações filosóficas sobre as regras do raciocínio, dos fenômenos e das proposições. A obra teve imediata repercussão internacional.

Cargos e honraria

Em 1667 quando a universidade reabriu, Newton voltou para sua atividade secundária de ensino, mas logo progrediu e, com 26 anos, tornou-se professor de Matemática, sucedendo seu próprio mestre e protetor, Isaac Barrow.

Em 1672, Newton foi eleito para a Royal Society. Representou a universidade de Cambridge no Parlamento por duas vezes, de 1689 a 1690 e em 1701.

Foi diretor da Casa da Moeda em 1699, época em que fortaleceu a moeda e reergueu e crédito nacional.  Em 1703 foi nomeado presidente da Sociedade Real. Em 1705, foi eleito cavaleiro (Sir) pela rainha Ana. Foi o primeiro cientista a receber tal honraria.

Últimos anos

Isaac Newton Passou o resto de sua vida científica ampliando suas descobertas. Dedicou-se à pesquisa dos raios luminosos. Chegou à conclusão que a luz é o resultado do veloz movimento de uma infinidade de minúsculas partículas emitidas por um corpo luminoso.

Ao mesmo tempo, descobriu que a luz branca resulta da mistura das sete cores básicas. Inventou um novo sistema matemático de cálculo infinitesimal, aperfeiçoou a fabricação de espelhos e lentes e fabricou o primeiro telescópio refletor.

Descobriu as leis que regem os fenômenos das marés, numa época em que as atividades econômicas dependiam da navegação marítima. Isaac Newton fez previsões para o fim do mundo baseadas nas escrituras bíblicas, especialmente, no livro de Daniel, e que o acontecimento seria em 2060 do calendário gregoriano.

Isaac Newton viveu seus últimos anos como verdadeira glória nacional da Inglaterra e passou a se dedicar sobretudo a estudos filosóficos e históricos.

Isaac Newton faleceu em Londres, no dia 20 de março de 1727. Seu funeral foi grandioso. Seis nobres membros do Parlamento inglês carregaram seu ataúde até a Abadia de Westminster, onde repousam até hoje seus restos mortais.

Em sua homenagem foi erguida em Cambridge, uma estátua com os dizeres: "Ultrapassou os humanos pelo poder de seu pensamento".

Obras de Isaac Newton

  • Métodos das Fluxões, 1671
  • Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, 1687
  • Óptica, 1704
  • Aritmética Universal, 1707

Achamos que você também pode querer ler:

Isaac Newton: 10 momentos e obras marcantes da vida do cientista

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
  • Robert Hooke (1635-1703) foi um pesquisador e inventor inglês de fundamental...
  • Irène Joliot-Curie foi uma cientista francesa responsável pela descoberta da...
  • Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os el...
  • Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês...
  • Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase "Na na...
  • Guilherme Marconi (1874-1937) foi cientista italiano. Inventou o telégrafo se...
  • Benjamin Franklin (1706-1790) foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo e...
  • Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
  • Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...