Isabel Allende

Escritora chilena

Biografia de Isabel Allende

Isabel Allende (1942) é uma escritora e jornalista chilena. Seu livro A Casa dos Espíritos foi levado para o cinema em 1993.

Isabel Allende nasceu em Lima, no Peru, no dia 2 de agosto de 1942. De ascendência chilena, mudou-se para o Chile ainda muito cedo onde viveu sua infância e juventude, por isso muitos a consideram uma chilena. É filha de Tomás Allende, um diplomático chileno, e de Francisca Liona. Estudou jornalismo e durante esse período escreveu obras para o teatro e contos infantis. Trabalhou como redatora e colunista para jornais e para a televisão.

Em 1960, Isabel Allende fez parte da FAO, organização das Nações Unidas que se ocupa da melhoria de vida da população carente. Em 1962 casou-se com Miguel Frias, com quem teve dois filhos. Em 1973 após o golpe militar chileno encabeçado pelo general Augusto Pinochet, em que morreu seu tio o presidente Salvador Allende, Isabel e sua família abandonam seu país e se mudam para Caracas, na Venezuela, onde inicia sua produção literária.

Sua primeira obra “A Casa dos Espíritos” (1982) foi baseada nas lembranças de sua infância e juventude passadas no velho casarão familiar, onde vivia seus avós e seus tios, rodeada de uma atmosfera liberal e intelectual que despertou seu interesse pela literatura. A fantasia da escritora vai se desdobrando em meio aos principais acontecimentos políticos da história recente do Chile como a sangrenta ditadura militar. A obra foi logo convertida em um best-seller em diversos países da América do Sul e da Europa.

Dois anos depois da publicação de A Casa dos Espíritos, Isabel Allende publica “De Amor e de Sombra”, concretado em uma história de amor enriquecida com os assassinatos e os desaparecidos durante a ditadura de Pinochet. A obra recebeu elogios dos leitores e da crítica o que veio selar o êxito internacional da escritora.

Em 1987, Isabel se divorcia do marido. Nesse mesmo ano publica “Eva Luna” (1987) e em seguida “O Plano Infinito” (1991). Em 1993, A Casa dos Espíritos foi adaptada para o cinema pelo sueco Bille August, que contou com a colaboração da escritora e com a participação de atores consagrados como: Meryl Streep, Jeremy Irons, Glen Close, Antônio Banderas, Vanessa Redgrave e Winona Ryder.

Outra publicação de grande sucesso foi a obra “Paula” (1994) que teve início quando sua filha morreu depois do longo período em que esteve em coma, vítima de uma grave doença neurológica. O luto e a depressão levou a escritora a escrever os fatos ocorridos durante a grave doença. Muitos críticos consideram essa a melhor obra da escritora.

Após a morte de sua filha Paula e a publicação da obra, a escritora passou por um forte bloqueio criativo e aceitou o convite de uma amiga para conhecer a Índia na tentativa de superar o luto. Na Índia, Isabel viveu um momento que mudaria sua vida: ao ter seu carro quebrado na estrada ela avistou uma velha acácia e se dirigiu para o local. Debaixo da árvore havia algumas mulheres com suas crianças. Sem falar o idioma, elas se comunicavam com gestos. Isabel deu um bracelete de prata para uma das mulheres, que retribuiu com uma criança recém-nascida. O bebê foi oferecido porque o nascimento de uma menina não era bem aceito. Depois da experiência, a escritora decidiu abrir a Fundação Isabel Allende.

Veja também as biografias de:
  • Gabriela Mistral (1889-1957) foi uma poetisa, educadora e diplomata chilena,...
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...
  • Lygia Fagundes Telles (1923) é uma escritora brasileira. Romancista e contist...
  • Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora brasileira. A primeira mulher...
  • Ana Maria Machado (1941) é escritora e jornalista brasileira. Autora de livro...
  • J. K. Rowling (1965) é uma escritora britânica, autora da série Harry Potter,...
  • Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara B...
  • Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. Hercule Poirot é um de...
  • Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiore...
  • Tatiana Belinky (1919-2013) foi uma escritora de literatura infanto-juvenil,...

Última atualização: 01/08/2017

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.