Mary Shelley

Escritora inglesa
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Mary Shelley

Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa, autora do romance "Frankenstein", considerada a primeira obra de ficção científica da literatura mundial.

Mary Wollstonecraft Godwin, conhecida como Mary Shelley, nasceu em Somers Town, em Londres, no dia 30 de agosto de 1797. Era filha do filósofo e escritor político William Godwin e da feminista e escritora Mary Wollstonecraft, autora da obra “A Reivindicação dos Direitos da Mulher” (1792).

Infância e adolescência

Mary ficou órfã de mãe logo após seu nascimento. Seu pai ficou encarregado de cuidar de Mary e de Fanny, primeira filha de sua mãe, fruto de um caso que teve com um soldado.

Em 1801, seu pai casou-se com Mary Jane Clairmont, que já tinha dois filhos. Da união nasceu mais um filho. Mary nunca se deu bem com a madrasta. Apesar de não ter recebido uma educação formal, estava sempre lendo os livros da biblioteca de seu pai.

Casamento

Em 1814, quando estava com 17 anos, Mary conheceu o poeta romântico e filósofo Percy Bysshe Shelley e logo se apaixonaram. Apesar de ser casado, em junho do mesmo ano, os dois fugiram para morar juntos. O casal estava acompanhado de Jane, meia irmã de Mary.

Mary e Percy viajaram pela Europa. Em 1815, Mary deu à luz uma menina que não sobreviveu. Em 1816, a primeira esposa de Percy foi encontrada morta em um lago. Depois da morte misteriosa de Harriet, que nunca foi esclarecida, Percy e Mary se casaram.

Frankenstein

Ainda em 1816, Mary e Percy passam um feriado em Genebra, na Suíça. Estavam hospedados no mesmo hotel onde se encontrava o poeta inglês Lorde Byron e o médico e escritor John Polidori - o primeiro a escrever uma história de vampiros, que influenciaria depois na criação de Drácula.

O grupo se divertia lendo livros de histórias de fantasmas. Após discutirem sobre teorias a respeito do sobrenatural, Lord Byron sugeriu que todos tentassem escrever sua própria história de terror.

Foi nessa época, com 19 anos, que Mary começou a escrever a história que se tornaria seu romance mais famoso, “Frankenstein”, ou “O Prometeu Moderno”. De volta à Inglaterra, Mary completou a história.

Mary Shelley
A criatura

A obra Frankenstein conta a história de um jovem cientista chamado Victor Frankenstein, que construiu uma criatura horrenda, em seu laboratório. Ao despertar para o mundo, o monstro encontrou dificuldades para viver com os humanos, pois era rejeitado por todos.

Numa fuga, ela mata o irmão de seu criador e incrimina Justine, a empregada da família. A criatura, sentindo-se abandonada, exige que Victor crie uma criatura do sexo feminino para acompanhá-lo, caso contrário, provocaria acontecimentos desastrosos.

Victor tentou, mas desistiu de criar mais um monstro. A criatura se vingou mais uma vez e matou o melhor amigo e a noiva do cientista. Achando que não vale mais a pena viver, o monstro se mata em uma fogueira.

A primeira edição da obra foi publicada anonimamente em 1818. Os críticos não receberem muito bem a obra. A história fez sucesso com o público, especialmente depois que foi adaptado para o teatro. A montagem mais antiga de Frankenstein data de 1823, em Londres. O romance foi considerado um clássico do estilo gótico romântico, que influenciou muitos escritores do século XX.

Adaptação para o cinema

A história de Frankenstein foi consagrada em filme no ano de 1931, dirigido por James Whale e protagonizado por Boris Karloff no papel da criatura, em uma interpretação memorável.

Em 1994, Kenneth Branagh dirigiu uma adaptação do romance de Shelley, quando estrelou Robert De Niro no papel do monstro. Seu romance também inspirou algumas paródias como Young Frankenstein, estrelado por Gene Wilder.

A criatura de Shelley também vive em thrillers modernos como Eu, Frankenstein (2013).

Tragédias e morte

A vida de Mary foi cercada de sofrimentos com a morte de mais dois filhos. Nascido em 1819, seu filho Percy foi o único a viver até a vida adulta. Em 1822, seu marido se afogou quando estava navegando com um amigo no Golfo de Spezia, na Itália.

Viúva aos 24 anos, Mary Shelley trabalhou duro para sustentar a si e ao filho. Ela escreveu vários outros romances e contos de ficção científica. Publicou também as poesias do marido.

Mary Shelley faleceu em Chester Square, Londres, no dia 1 de fevereiro de 1851, vítima de um tumor cerebral. Foi sepultada na Igreja de São Pedro em Bournemouth.

Outras obras

  • Matilda (1819)
  • Valperga (1823)
  • The Last Man (1926)
  • The Fortunes of Perkin Warbeck (1830)
  • The Last Man (1826)
  • Lodore” (1835) Falkner (1837)
  • The Mortal Immortal” (1833).
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. Hercule Poirot é um de...
  • Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiore...
  • Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora e editora inglesa. Uma das princ...
  • Doris Lessing (1919-2013) foi uma escritora inglesa, autora da obra-prima O C...
  • Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou...
  • Princesa Diana (1961-1997) foi Princesa de Gales. Casada com o príncipe Charl...
  • Adele (1988) é uma cantora e compositora inglesa. Foi revelação em 2008 pela...
  • Kate Middleton (1982) princesa inglesa, esposa do príncipe William da Inglate...
  • Julie Andrews (1935-) é uma atriz inglesa. Brilhou no cinema no filme A Noviç...
  • Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70...