Jane Austen

Escritora inglesa
Por Dilva Frazão

Biografia de Jane Austen

Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesas do século XIX, autora de clássicos como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".

Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, na zona rural da Inglaterra, no dia 16 de dezembro de 1775. Filha de George Austen, um reverendo anglicano, e de Cassandra Austen, era a segunda menina entre sete irmãos.

Cresceu em meio a um pequeno grupo social formado por uma classe abastada e religiosa. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno em companhia de sua irmã Cassandra, que se tornou sua melhor amiga por toda a vida.

Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio interno.

Com 17 anos escreveu sua primeira obra “Lady Susan”, uma novela onde expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo.

Em 1797, Jane Austen já havia escrito mais dois romances, “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados.

Em 1801 a família mudou-se para Bath ponto de encontro da aristocracia britânica. Em 1805, após a morte do pai, Jane, sua irmã e sua mãe se mudaram para a vila inglesa de Chawton, onde um de seus irmãos lhes cedeu uma propriedade.

Suas obras anteriormente recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”.

Orgulho e Preconceito

O livro “Orgulho e Preconceito”, sua obra mais conhecida, se tornou um clássico da literatura inglesa.

Na obra Orgulho e Preconceito, Austen mostra como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, da diferença social entre eles e do escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.

Na obra, predomina o diálogo refletindo a criatividade e a capacidade de captação psicológica da escritora.

Segunda etapa da obra de Jane Austen

A segunda etapa da produção literária de Jane Austen teve início com a publicação de “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1816). Com um texto carregado de ironia sutil, os romances buscavam retratar a sociedade provinciana da época e a busca das mulheres por um casamento como a única forma de ascender socialmente.

Com seu poder de observação do cotidiano, reuniu material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras com uma aguda percepção psicológica e uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.

No ano seguinte a sua morte foi publicado “Persuasão”. Seu primeiro livro, “Lady Susan” só foi publicado em 1871. As obras “Os Watsons” e “Sanditons” que foram deixadas inacabadas foram completadas e publicadas, posteriormente, por um sobrinho da escritora, ainda em 1871.

Jane Austen faleceu em Winchester, Inglaterra, no dia 18 de julho de 1817.

A casa onde Jane, sua irmã e sua mãe moraram, hoje abriga uma casa-museu. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por sua irmã Cassandra, que se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.

Filmes

Diversas obras de Jane Austen foram adaptadas para o cinema e para a televisão, entre elas: Orgulho e Preconceito, Emma, Razão e Sensibilidade, Persuasão, Amor e Amizade e Palácio das Ilusões.

Frases de Jane Austen

  • Sou metade agonia, metade esperança. 
  • Metade do mundo não consegue compreender os prazeres da outra metade.
  • O negócio pode trazer dinheiro, mas a amizade raramente o faz.
  • Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Por que então não agarrá-la toda de uma vez?
  • A imaginação de uma senhora é muito rápida; pula da admiração para o amor, e do amor para o matrimônio em um segundo.
Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. Hercule Poirot é um de...
  • Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa, autora do romance Franken...
  • Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora e editora inglesa. Uma das princ...
  • Doris Lessing (1919-2013) foi uma escritora inglesa, autora da obra-prima O C...
  • Princesa Diana (1961-1997) foi Princesa de Gales. Casada com o príncipe Charl...
  • Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou...
  • Kate Middleton (1982) princesa inglesa, esposa do príncipe William da Inglate...
  • Adele (1988) é uma cantora e compositora inglesa. Seu estilo é a soul-music,...
  • Julie Andrews (1935-) é uma atriz inglesa. Brilhou no cinema no filme A Noviç...
  • Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70...